Objetivos e Histórico

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas está sediado na Faculdade de Educação, que sedia também o Curso de Pedagogia, o curso de Licenciatura Integrada em Física e Química, além de oferecer disciplinas para os demais 13 cursos de licenciatura da universidade.

O Programa de Pós-Graduação em Educação objetiva formar, em nível de mestrado e doutorado, pesquisadores, docentes e gestores para desempenhar-se em relação direta ou indireta com todos os níveis e modalidades do sistema educacional do país e de países latino-americanos. Para o cumprimento deste objetivo, o programa tem oferecido também cursos de pós-graduação lato sensu, modalidade especialização, nas diversas áreas do campo educacional, além de receber pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realizarem seus estágios de pós-doutorado, com a supervisão de docentes do programa e em contato direto com nossos grupos de pesquisa.

O PPGE/FE possui significativa relevância no cenário nacional e internacional, tanto pela militância política e teórico-científica de seu corpo de pesquisadores, bem como pela sua produção acadêmica e reconhecida liderança na comunidade educacional brasileira e latino-americana. Tem uma forte política de internacionalização, sendo referência para interfaces, convênios, intercâmbios e projetos conjuntos de investigação com grupos, laboratórios e instituições brasileiras, da América Latina, da Europa, da África e da América do Norte, expressando a sua excelência enquanto Programa de Pós-graduação em Educação.

 

Histórico

A Faculdade de Educação da UNICAMP foi instalada em agosto de 1972, começando com a oferta das disciplinas de caráter pedagógico que compõem o Currículo de Licenciatura. Em 1974 teve início o Curso de Pedagogia, com a finalidade de formar professores para as séries iniciais do ensino fundamental e de habilitar profissionais para a Administração Escolar, a Supervisão Escolar, a Orientação Educacional e o magistério na Pré-escola e em Educação Especial. Em Agosto de 1975 começou a implantação da Pós-graduação stricto sensu em Educação, inicialmente, com a progressiva criação do Curso de Mestrado em Educação nas cinco Áreas de Concentração existentes na época, que correspondiam aos cinco departamentos - Filosofia e História da Educação, Administração e Supervisão Educacional, Psicologia Educacional, Ciências Sociais Aplicadas à Educação e Metodologia de Ensino -; e posteriormente, em 1980, com a implantação do Curso de Doutorado em cada uma dessas Áreas. Em 1994, foi criada uma nova Área interdepartamental em Educação Matemática, nos níveis de Mestrado e Doutorado. 

O Programa de Pós-graduação em Educação, que inclui os Cursos de Mestrado e Doutorado, foi reconhecido pelo Ministério da Educação, Portaria MEC 1461/95 de 29 de novembro de 1995, tendo sido recomendado pela CAPES em todas as suas avaliações. 

Em junho de 1998 a Congregação da Faculdade de Educação aprovou uma proposta de reformulação que incluía a transformação de Áreas de Concentração departamentais em Áreas de Concentração temáticas de natureza interdisciplinar e definidoras de diferentes campos de investigação que reúnem vários Grupos de Pesquisa com interesses afins. Foram então criadas 8 áreas temáticas. Em 2005 nova reformulação transformou as 8 áreas temáticas em 6 áreas de concentração, novamente equivalentes aos departamentos que compõem a Faculdade de Educação. A partir de 2013, com a reestruturação do PPGE em 10 linhas de pesquisa, essas passaram a ser os eixos organizadores dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGE/Unicamp, sendo oferecidas disciplinas específicas a cada linha e disciplinas gerais de fundamentação teórica, epistemológica e metodológica da pesquisa relativa ao campo educacional que perpassam os temas e abordagens das linhas de pesquisa: 

Linha 1: Currículo, Avaliação e Docência 
Linha 2: Educação e Ciências Sociais 
Linha 3: Educação e História Cultural
Linha 4: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação
Linha 6: Filosofia e História da Educação
Linha 7: Formação de Professores e Trabalho Docente
Linha 8: Linguagem e Arte em Educação
Linha 9: Psicologia e Educação
Linha 10: Trabalho e Educação

A demanda pelo ingresso no Programa de Pós-Graduação da FE/Unicamp vem se ampliando de maneira significativa. Também o número de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, que vem crescendo ano a ano, atesta a efetiva expansão do Programa. Além dos Cursos de Mestrado e Doutorado (Pós-graduação stricto sensu), Cursos de Especialização (Pós-graduação lato sensu) têm sido oferecidos para diferentes profissionais, em particular para professores e gestores das redes públicas de ensino.