Editora FE-Unicamp

Objetivos

O principal objetivo da Editora FE-UNICAMP é colaborar na difusão de estudos, pesquisas, ensaios e trabalhos científicos referentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão de professores, funcionários, estudantes e pesquisadores com vínculo institucional à unidade, comprometidos com a produção no campo da Educação e áreas afins. Tem ainda como objetivo subsidiar e apoiar os serviços de editoração, estruturação e diagramação dos trabalhos submetidos e aprovados para publicação.

 

 

Séries editoriais

A Editora FE-UNICAMP acolhe propostas de trabalhos de professores, funcionários e pesquisadores com vínculo institucional, em diferentes vertentes teórico-metodológicas em uma das quatro séries editoriais: i) Pesquisas; ii) Didáticas; iii) Eventos e Produções Técnicas; e iv) Outros Olhares.

As séries têm as seguintes ementas:

  1. Série Pesquisas: tem como foco a publicação de textos decorrentes de investigações (processos e resultados), relatos de experiências e estudos teóricos.
  2. Série Didáticas: tem como foco a publicação de textos — ensaios, notas, aulas magnas, livros, roteiros didáticos e relatos de experiência — que contribuam para a formação de profissionais da educação na relação com a universidade, escola e demais espaços educativos.
  3. Série Eventos e Produções Técnicas tem como foco a publicação de Atas ou Anais de eventos acadêmicos, catálogos analíticos e outras produções técnicas, promovidos, apoiados ou que estejam sob a responsabilidade de instâncias administrativas e acadêmicas, linhas e grupos de pesquisa ou docentes da FE-Unicamp
  4. Série Outros Olhares: acolhe múltiplas produções em diversas linguagens — literária (poesia, prosa, narrativa e ensaio), iconográfica e audiovisual.

Os trabalhos submetidos à publicação devem corresponder às expectativas da comunidade acadêmica quanto aos critérios de: relevância e esforço autoral; discussão teórica e reflexão didática; originalidade; organicidade; inovação para o debate; potencial de impacto no ambiente universitário e escolar, entre outros. A Editora da FE-Unicamp não publica teses e dissertações que já estejam publicadas em meio físico ou digital.