Submissões

 

Normas para produção editorial

As propostas para publicação dos trabalhos pela Editora FE-UNICAMP deverão ser enviadas por e-mail, acompanhadas do “Formulário de Submissão de Obra” devidamente preenchido e deverão atender às “Orientações Editoriais” disponíveis no site da Editora.

Após a análise do material, o Conselho Editorial poderá devolvê-lo para adequação às normas gerais de editoração ou enviá-lo para avaliação de assessores ad hoc.

Em caso de aprovação da proposta, o Setor de Publicações FE-UNICAMP irá adequar a edição aos padrões da série correspondente, cuidando da diagramação final e do layout do projeto editorial.

Essa política visa garantir que os trabalhos chancelados pela Editora FE-UNICAMP mantenham os padrões de excelência e exigência das principais editoras universitárias.

O padrão de qualidade intelectual, os conteúdos publicados (textos, imagens, iconografias, tabelas, gráficos etc.) e os custos decorrentes da produção são de inteira responsabilidade dos autores e/ou organizadores do material.

A Editora FE-UNICAMP subscreve os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

Orientações Editoriais

As propostas submetidas para avaliação devem ser encaminhadas observando os seguintes aspectos:

  1. Os originais devem estar nomeados e vinculados aos autores que serão inteiramente responsáveis, publicamente, pelo conteúdo ou por parte substantiva dele. Destaca-se que o conteúdo do material publicado, inclusive a expressão de pontos de vista, assim como a exatidão das referências e citações são de responsabilidade dos autores.
  2. As páginas iniciais ou finais dos trabalhos devem incluir os mini-currículos com informações breves de seus autores/organizadores.
  3. Os elementos pré-textuais devem incluir informações que ajudam na identificação e utilização da obra.
  4. Anais ou coletâneas devem atentar-se para o padrão de coerência e de articulação entre os textos ou capítulos que compõem a obra, buscando evitar discrepância no uso da modalidade escrita formal da língua portuguesa e na qualidade de reflexão e desigualdade de padronização.
  5. As propostas devem incluir uma introdução (texto de apresentação) que exponha a organicidade e demonstre a articulação entre os textos ou capítulos, destacando a origem da obra/coletânea e seus propósitos.
  6. Os materiais devem ser encaminhados em editor de texto Word for Windows, fonte Palatino Linotype, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, página tamanho A4 (297 x 210 mm), com 2,5 cm de margem superior e inferior; e 3 cm de margem direita e esquerda; e no formato .doc, .docx ou .rtf.
  7. As propostas devem vir prévia e devidamente revisadas por profissionais especializados quanto às normas ortográfica e gramatical e normalização ABNT.
  8. A Ficha Técnica deve conter: dados (nome, e-mail e instituição) dos responsáveis técnicos pela elaboração da ficha catalográfica, normalização ABNT, tradução, revisão e preparação de textos.
  9. As propostas de trabalho em línguas estrangeiras devem ser traduzidas antes da submissão, obedecendo ao rigor da revisão e diagramação, e apresentando a autorização da editora estrangeira responsável pelos direitos patrimoniais do autor e/ou do livro.
  10. As propostas que contiverem textos já publicados, devem apresentar as devidas autorizações dos detentores dos direitos autorais.
  11. As ilustrações, tabelas, imagens e os elementos gráficos devem ser adequadamente numerados e legendados, dando referências às fontes, quando for o caso. As notas explicativas devem ser enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.
  12. As autorizações de uso das imagens do texto (fotografias, tabelas, gráficos, gravuras, figuras etc.), devem ser enviadas separadamente, com exceção daquelas produzidas pelos próprios autores.

 

Recursos

A Editora FE-UNICAMP propõe que após os trâmites iniciais e o aval do Conselho Editorial:

  1. Os autores sejam responsáveis por apresentar os originais (digitais) devidamente revisados e diagramados conforme as normas gerais, arcando custos financeiros de revisões, traduções, ilustrações etc.
  2. A elaboração ou supervisão da ficha catalográfica seja de responsabilidade dos Bibliotecários da FE, que orientarão os proponentes quanto à solicitação do ISBN junto à Biblioteca Nacional.
  3. Os pagamentos das taxas de ISBN, DOI/livros e outros serviços necessários sejam de responsabilidade orçamentária dos proponentes.
  4. As obras da Editora FE-Unicamp serão publicadas exclusivamente no formato e-book e disponibilizadas para download em acesso livre e gratuito.

 

---------------------------

Formulários: