Pro-Posições - v. 24, n. 1 (2013) Dossiê: Entre saberes e práticas docentes

A Revista Pro-Posições, em seus mais de 20 anos de existência, tem se dedicado a divulgar a produção acadêmica na área da Educação, em interface com outros campos de conhecimento. Nessa trajetória, diversos temas têm sido debatidos em profundidade e, neste número, apresentamos o dossiê intitulado “Entre saberes e práticas docentes”, organizado pelo Prof. Dr. Anderson Araújo-Oliveira, da Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue, no Canadá, cuja problemática se situa no contexto mundial mais amplo de discussão das reformas educativas que vêm ocorrendo desde meados dos anos 1990. 


Qual o papel e a importância que professores e futuros professores atribuem aos diversos saberes que constituem suas práticas docentes? Quais os saberes efetivamente ensinados e aprendidos e as finalidades subjacentes às práticas docentes realizadas? Quais as visões socioeducativas que emergem das situações de ensino-aprendizagem que professores e futuros professores planejam e realizam? Quais os dispositivos a que eles recorrem em suas classes e qual o conteúdo das reflexões de professores e futuros professores em suas intervenções? Estas são algumas das várias questões apresentadas pelo organizador do dossiê, as quais são abordadas pelos autores que o compõem, sem a pretensão de serem respondidas, mas colocando em cena diversas experiências desenvolvidas em diferentes países, como Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e França. Portanto, estamos diante de um rico material de pesquisa, desenvolvido em contextos bem diversos, abrindo a possibilidade de construção de um olhar amplo e complexo a respeito dos saberes e das práticas docentes.


Trazemos, igualmente, artigos sobre diferentes temáticas relacionadas à Educação Infantil, ao cotidiano de uma escola pública de periferia, ao ensino de Arte, à carreira docente e ao ensino de Matemática.
Na seção Diverso e prosa, este número da Pro-Posições presenteia-nos, ainda, com uma instigante entrevista realizada com a célebre pesquisadora alemã Janette Friedrich, da Universidade de Genebra, que nos convida a conhecer e admirar sua “trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo”.


Para finalizar, em Leituras e resenhas, apresentamos duas resenhas de obras de autoras brasileiras, cujas discussões julgamos muito pertinentes para pensar a educação de meninas, bem como o tema da sexualidade.
Desejamos aos nossos leitores e leitoras que desfrutem dos escritos aqui compartilhados.