Pro-Posições - v. 23, n. 1 (2012) Dossiê: Educação, cidade e pobreza

Este número da Revista Pro-Posições apresenta um dossiê que desenvolve uma discussão de grande atualidade para a América Latina: compreender a pobreza tornou-se tema central para as Ciências Sociais do continente. Preferencialmente tratada como exclusão, a pobreza tem sido apresentada, geralmente, como fenômeno estrutural das economias periféricas.

Os artigos aqui oferecidos ao leitor imprimem um tratamento conceitual diferenciado para esse fenômeno: ocupam-se das práticas sociais e das políticas de contenção que caracterizam a pobreza nas sociedades latinas urbanas e globalizadas. A análise competente de uma variedade de práticas sociais em diferentes realidades geográficas torna a leitura deste dossiê instigante e necessária para aqueles que interrogam a persistente desigualdade continental. 

Faz parte deste dossiê um texto póstumo de Milton José de Almeida, que, com sua habitual erudição, nos conduz a perscrutar, através da passagem entre diferentes mundos sociais, o caráter essencial da violência nas sociedades humanas, das quais a miséria é uma expressão social. A construção do texto não esconde a repulsa do autor à violência humana. Pensamos honrar Milton José de Almeida, se destacarmos, na sua múltipla e vasta obra e na sua vida vivida, o horror à violência como um dos traços estruturantes do seu pensamento. 

A seção Diverso e Prosa homenageia o Professor Milton Almeida. Acadêmico, literato, pintor, e cineasta, sua obra é representada por meio de um ensaio de imagens. 

A Revista apresenta, ainda, em outros cinco artigos, um debate amplo de temas de vivo interesse acadêmico para nossos leitores: as parcerias público-privado na educação; a questão de gênero em teses e dissertações nos últimos 25 anos; o quantitativo e o qualitativo na pesquisa educativa. 

Com a seção Leituras e Resenhas, completa-se esta edição da nossa Revista. 

Desejamos a todos uma boa leitura! 


Vicente Rodriguez