Pro-Posições - v. 20, n. 2 (2009) Dossiê: Educação e Política: Novas Configurações nas Práticas de Militância

A Revista Pro-Posições apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina. O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990. Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é “revisitada” a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia. A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras. Boa leitura!

Vicente Rodriguez