Pro-Posições - v. 20, n. 3 (2009) Dossiê A Educação pelas imagens e suas geografias

A revista Pro-Posições está completando 20 anos de existência! Para comemorar esta data, apresentamos neste número o artigo “Entre capas e letras, embates e crenças - 20 anos de Pro-Posições, de Agueda Bernardete Bittencourt e Elizabeth Mercuri, no qual as autoras buscam compreender, ou imaginar, a história de uma revista que se encontra, na atualidade, entre as publicações brasileiras mais importantes da área da educação. Como alertam as autoras, “enfrentar o risco de inovar, de acolher textos e temas estranhos, pode ser um antídoto contra a massificação da cultura acadêmica” e, por isso, continuamos sempre afirmando e reafirmando, em nossa política editorial, o desejo de correr esse risco.

Apresentamos nesta edição o dossiê A educação pelas imagens e suas geografias, organizado por Wenceslao Machado de Oliveira Jr contando com a participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, bem como do exterior. Os artigos que o compõem conduzem-nos a viagens por tempos e espaços da vida social em que as imagens se mesclam, fundem-se, disseminando outros modos de elaboração e apropriação do pensamento geográfico; suscitam diálogos entre diferentes linguagens, como a da cartografia, da aerofotogrametria, da imagem por satélite, da pintura e do cinema, criando um potente caleidoscópio; levam-nos, enfim, a instigantes territórios cujasgeografias precisamos aprender a conhecer e a experimentar. O convite está feito: é só arrumar as malas, desarrumar as certezas e partir.

Destaco, ainda, que na seção Diverso e Prosa, inaugurando a categoria “entrevista”, estamos trazendo uma entrevista com Marlyse Meyer, realizada por Vilma Arêas e Luci Banks-Leite. Marlyse é uma pesquisadora que realizou estudos pioneiros em muitas áreas e muito nos honra tela conosco nesta prosa.

A todos, uma boa leitura e que as reflexões aqui desenvolvidas possam servir de inspiração para tantas outras.

Eliana Ayoub