Pro-Posições - v. 13, n. 3 (2002) Dossie: Reflexões sobre a violencia na sociedade contemporânea

Tornou-se lugar comum a afirmação de que o tema da "violência" perpassa nossa vida quotidiana e atravessa inúmeros discursos produzidos na atualidade. Nesse sentido, o dossiê ora apresentado vem ao encontro de nossas mais prementes preocupações. 


Contudo, ao tratar das múltiplas faces da violência não só daquelas claras e explícitas, facilmente detectáveis, mas também daquelas mais sutis, que se tecem em filigrana e permanecem subjacentes às diferentes práticas, abre possibilidades de se rever velhas crenças e, por conseguinte, se lançar um novo olhar sobre um amplo leque de questõesenvolvidas nesse tema: trabalho, memória, normas, identidade e formação da subjetividade, lingua(gens) e literatura e, como não poderia deixar de ser, escola e educação. Não traz respostas prontas mas aponta caminhos para que nós, educadores, possamos refletir sobre problemas que nos movem em nossas práticas educacionais.
Além de resenhas, outros dois belos artigos completam esse número, um sobre herança e representações políticas e outro sobre ética e cidadania, tema esse de alta relevância para se pensar questões relativas à violência.


Luci Banks-Leite