Pro-Posições - v. 15, n. 3 (2004) Dossiê: Educação Superior: algumas tendências políticas européias e latino-americanas

A Revista Pro-posições, nesta sua 45ªedição, ao abrir o espaço de seu dossiê para a temática da educação Superior, vem contribuir com a necessária intensificação dos recentes debates sobre a Universidade Brasileira.

Para a organização do dossiê foram convidados os professores Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira e José Dias Sobrinho, menbros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior GEPES, da Faculdade de Educação da Unicamp.

O aprofundamento das reflexões sobre a Universidade é marcado, neste trabalho, pela opção de discussão de questões atuais desencadeadas pelos movimentos pelos quais tem passado a universidade na Europa, América latina e Brasil.

As tendências da universidade na Europa são analisadas a partir das principais características da Declaração de Bolonha e suas implicaçãoes para o desenvolvimento de um sistema de educação superior para a Comunidade Européia.

Orientações das políticas atuais de educação superior na América Latina e as tendências às quais a universidade terá que responder são descritas e analisadas a partir das características da transição de uma sociedade de base industrial para a de conhecimento e aprendizagem e de seu impacto em países como México e outros da América Latina e Caribe. Complementa o cenário da universidade na América Latina a análise do estado do campo de estudos sobre a educação superior nesta região, em particular, na Argentina.

As discussãoes da Universidade no âmbito nacional são, como não poderiam deixar de ser neste momento, fortemente permeadas pelos debates e questões oriundos das propostas de alteração do ensino superior brasileiro, ou seja, da propalada reforma universitária. As implicações do programa "Univeridade para Todos" (ProUni); as bases e as lógicas das políticas da educação superior no governo FHC e Lula; a construção da atual cultura mercantil da universidade e o legado da UDF para as reflexões da universidade ataul são alguns dos temas focalizados pelos autores.

Elizabeth Mercuri