Pro-Posições - v. 16, n. 2 (2005) Dossiê: A Educação do Olhar

Este número da revista Pro-Posições traz o dossiê Educação do Olhar, composto por textos que tratam de memória e linguagens, tendo como uma forte referência os estudos sobre imagens na literatura, no cinema e nas artes em geral.


Expressa um campo de estudos novos na educação, cuja exuberância e sedução já se fazem sentir. O tema tem aparecido compondo a agenda nacional e internacional de pesquisa, especialmente no campo das artes e das letras. Entretanto, para a Educação essa abordagem é muito nova e vem contribuir para o alargamento da mirada sobre o fenômeno educacional contemporâneo.


Entre os artigos de demanda estão, além das autoras brasileiras - Anamaria Santana da Silva, com seu artigo sobre O curso de pedagogia e a formação para a educação infantil e Andréa Moura de Souza Aguiar e Leila de Alvarenga Mafra tratando do Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental –, o pesquisador Mihaï Dinu Gheorghiu, que nos apresenta um estudo sociológico sobre as escolas de excelência estabelecidas na Romênia depois da abertura do regime político e o educador peruano José Rivero, discutindo a reforma educacional produzida nos anos 1990 naquele país.
Não podemos deixar de chamar a atenção do leitor para a nossa Seção "Diverso e Prosa", onde se republica, graças à gentileza da Família Tragtenberg, o artigo A contribuição de Freud para o esclarecimento do fenômeno político, escrito por Maurício Tragtenberg em 1979.