Histedbr on-line - v. Junho/2003, n. 10 (2003)

A Revista HISTEDBR on line é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR da Faculdade de Educação/UNICAMP, que tem por objetivo publicar artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos e resenhas na área de história da educação.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/index

Artigos

LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA LOCALIZADAS NO ESTADO DO PARANÁ: O ITINERÁRIO DO HISTEDBR-PR
Jean Vincent Marie Guhur, Maria Cristina Gomes Machado, Sandino Hoff
PRIMEIROS ENSAIOS DE POLÍTICA E CONTROLE DA UNIVERSIDADE NA IDADE MÉDIA
Ana Lúcia Guidotti de Freitas Borchi
SOCIEDADE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE THOMAS HOBBES
Clóvis Lopes Júnior, Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen
ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO (A TEORIA DOS SENTIMENTOS MORAIS NA OBRA DE ADAM SMITH)
Maria Estela Gozzi Camillo, Guaraciaba Aparecida Tullio
A ESCOLA DA VIDA E A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO VISCONDE DE MAUÁ
Marli Maria Silva Quintanilha, Celina Midori Murasse
A CONTRIBUIÇÃO DE BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELOS (1795-1850) PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ademir Quintilio Lazarini, Celina Midori Murasse, Silvia Mara da Silva
PAULINO DE SOUZA: A INSTRUÇÃO PÚBLICA COMO ELEMENTO MORALIZADOR
Lourdes Margareth Calvi, Maria Cristina Gomes Machado
MOACYR PRIMITIVO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA: IMPÉRIO E REPÚBLICA
Lourdes Margareth Calvi, Analete Regina Schelbauer
SOCIEDADE, ESTADO E SINDICATO NO BRASIL: QUEM ESTÁ EDUCANDO O TRABALHADOR?
Leonir Borges, Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen
MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL NO PARANÁ
Marlene Lucia Siebert Sapelli, Amélia Kimiko Noma
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR
Michel Marcelino Rodrigues, Amélia Kimiko Noma
INSTITUCIONALIDADE DA NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ: O PLANO ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR
Ana Lucia Tomaz Cardoso, Amélia Kimiko Noma
QUALIDADE E PERTINÊNCIA DA PESQUISA ACADÊMICA: UMA QUESTÃO DE AJUSTE?
Jean Vincent Marie Guhur
EDUCAÇÃO INFANTIL:  PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Zélia Leonel
A POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR NO BRASIL.
Ângela Mara de Barros Lara
APONTAMENTOS SOBRE A ESCOLA NORMAL EM MARINGÁ