Histedbr on-line - v. Dezembro/2003, n. 12 (2003)

A Revista HISTEDBR on line é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR da Faculdade de Educação/UNICAMP, que tem por objetivo publicar artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos e resenhas na área de história da educação.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/index

Artigos

A trajetória pedagógica de Euripedes Barsanulfo
Alessandro Cesar Bigheto
A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CAPITALISMO: A SEGREGAÇÃO DOS ELEMENTOS PERTURBADORES DA ORDEM BURGUESA
Alfredo Roberto de Carvalho
FORMAÇÃO E TRABALHO DOS PROFESSORES NO IMPÉRIO: O CASO DO PARANÁ E MATO GROSSO
André Paulo Castanha
A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO PARANÁ COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA “CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA DÉCADA DE 1990
Ireni Marilene Zago Figueiredo
A EDUCAÇÃO COMO VIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A ESCOLA NOVA PROPOSTA POR JOHN DEWEY
Claudemir Galiani, Maria Cristina Gomes Machado
Solicitação de objetos para o expediente escolar: Goiás (1887/1930)
Diane Valdez
UMA LEITURA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE EMILIO OU DA EDUCAÇÃO
Graziela Lucchesi Rosa da Silva, João Batista Zanardini
Reflexões sobre a reforma do Estado e o processo de rearticulação do capital
Isaura Mônica Souza Zanardini
DA LIBERDADE INDIVIDUAL À LIBERDADE POLÍTICA: UMA REFLEXÃO EM LOCKE E ROUSSEAU
João Carlos da Silva
MIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO: RETRATOS DO PRESENTE
Juliane Gorete Zanco Castanha
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENTRE MITOS E DESAFIOS FRENTE AO PROCESSO DE MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Lucyelle Cristina Pasqualotto
Desafios da formação para o trabalho: Como conciliar ensino profissionalizante com formação humanista
Manoel Isaú
A EDUCAÇÃO EM ÉMILE DURKHEIM