ETD - v. 20, n. 4 (2018) Aberturas e desmoronamentos na Educação

"Somos uma publicação multidisciplinar, cujo escopo têm em seu cerne a educação em suas múltiplas dimensões e potencialidades. Nossa missão reside em dar vazão a escritos que versam sobre temáticas, metodologias e abordagens as mais variadas. Publicamos artigos originais, mas também comunicações, pesquisas, relatos de experiência, resenhas e dossiês. Entendemos essa pluralidade como expressão do mundo em que vivemos e no qual a escola está inserida. Não há uma escola assim como não há educação pensada a priori.  Em tempos de ataques cotidianos ao ensino público como espaço de formação, mas também de criação, liberdade e inventividade, nossa intenção primordial diz respeito a subverter cenários que relegam (ou reduzem) a educação e a escola a lógicas instrumentais, estéreis e unificadoras.

O leitor e a leitora encontrarão neste número que fecha o volume 20 de nossa publicação em 2018 quatorze artigos inéditos e uma revisão de literatura. Autores e autoras ligados e ligadas a diferentes instituições e sob diferentes epistemologias apresentam suas respectivas contribuições, como feixes de luz a atravessar espelhos e fragmentos de vidro em um caleidoscópio metafórico. Caberá a cada um e a cada uma visualizar as imagens produzidas, com seus formatos e cores, sempre em constante mutação”.