REVISTA FERMENTARIO - v. 2, n. 7 (2013) LA FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN ENTRE EL CUIDADO DE SÍ Y EL OLVIDO DEL CUIDADO DE SÍ

Conforme anunciado na edição anterior, a partir desse número Fermentario passa a ser publicada duas vezes ao ano, como resultado da parceria entre Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad de la República (Uruguay) e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Esperamos que tal parceria dê ainda muitos frutos, mostrando a força da cooperação internacional no Cone Sul no campo da Filosofia da Educação.

Este número traz a continuidade do dossiê “A Filosofia da Educação entre o cuidado de si e o esquecimento do cuidado de si”, como produção dos grupos de pesquisa da Unicamp e da Udelar através do projeto de cooperação internacional financiado pela CAPES que está centrado no estudo da produção do chamado “último Foucault” e na busca das ressonâncias desse pensamento para problematizar a Filosofia da Educação tal como a conhecemos em nossos países. Este tema amplo foi pensado por pesquisadores brasileiros e uruguaios desde diferentes pontos de vista e com distintas interlocuções. Pensamos assim fazer avançar as provocações lançadas por Foucault, fazendo da Filosofia da Educação um campo vivo, dinâmico, vibrante, pensando as questões do tempo presente, em interlocução com as múltiplas tradições filosóficas.

Compõem ainda esse número, na seção “Misceláneos”, alguns textos escolhidos que foram apresentados no II Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, organizado pela ALFE e sediado na Udelar, bem como artigos de demanda livre, submetidos por seus autores.

E, de forma especial, publicamos a tradução ao espanhol da conferência proferida por Umberto Eco em agosto de 2013 em Atenas, durante do 23º Congresso Mundial de Filosofia. É de se destacar que se trata de primeira publicação deste texto após sua apresentação pública, visto que as atas do Congresso, nas quais o texto deve aparecer em inglês, ainda não foram publicadas.

Dr. Silvio Gallo

http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/issue/view/9