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Lattes - Diretório dos Grupos de Pesquisa

Disciplinas

Graduação

Pós-graduação

Licenciatura



Graduação


OBRIGATÓRIAS
EP139 Pedagogia da Educação Infantil
Ementa: Estuda as teorias e as práticas pedagógicas da educação infantil de caráter não obrigatório para crianças de 0-6 anos de idade, na primeira etapa da educação básica. Assim como sua crítica numa abordagem das diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Analisa a formação docente e as condições de produção das culturas infantis. Estuda numa perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e professoras/es no âmbito da educação pública municipal. 

EP140 Sociologia Geral
Ementa: Estudo das Teorias Sociológicas Clássicas - Durkheim, Weber e Marx. Todos esses autores trouxeram para a sociologia temas fundamentais para o entendimento da formação e transformação da sociedade moderna por intermédio da interpretação e visão de mundo diversas. 

EP142 Educação e Antropologia Cultural
Ementa: O diálogo teórico entre Antropologia, Educação e Pedagogia busca compreender as formas de construção dos modos de viver humanos e sua realidade, nas instituições básicas da vida social, entre elas: a família, a escola o trabalho e outras. Busca compreender a atividade pedagógica através da cultura do ambiente histórico, político e sociologicamente determinado. Discute a dimensão da Antropologia como ciência e alguns de seus conceitos, entre eles, Diferença, Cultura, Diversidade e Alteridade referidos aos diferentes espaços de ação e de intervenção da prática educativa e da prática científica. 

EP143 Educação Não Escolar
Pré-Req.: EP159/ AA200 
Ementa: Propõe o estudo das pedagogias e das práticas educativas formais da educação infantil de caráter não obrigatório para as crianças de 0-6 anos de idade, na primeira etapa da educação básica, assim como sua crítica numa abordagem das diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Visa também estudar numa perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e professoras no âmbito da educação na esfera pública complementar à esfera privada da família, destacando a educação oferecida pelo estado na esfera municipal. 

EP340 Sociologia da Educação I
Ementa: Interpreta as relações entre educação e sociedade e educação e sociologia. Dedica-se ao estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso dos autores clássicos das Ciências Sociais (Durkheim, Weber, Marx). 

EP445 Sociologia da Educação II
Ementa: Estudo da sociologia do conhecimento com o objetivo de,em termos teóricos, levar à compreensão da sociologia do currículo. Far-se-á o estudo das principais correntes sociológicas atuais, com destaque para discussão do currículo relacionado com os contextos socioculturais e com as novas tecnologias do setor produtivo. Serão analisadas as contribuições dessas teorias nas relações entre escola e sociedade e no conhecimento escolar. 

EP887 Educação Não Formal
Ementa: A disciplina objetiva fornecer aos alunos uma visão teórico-prática sobre modos, formas e processos educacionais existentes na sociedade que contribuem para a formação crítica do profissional da área da Educação, especialmente em campos que dizem respeito à formação para a cidadania do indivíduo e grupos socioculturais. 

ESTÁGIOS
EP912 Estágio Supervisionado III - Educação Infantil
Pré-Req.: AA430 
Ementa: Estágio em Instituições Formais de Educação da 1ª etapa da educação básica: creches e pré-escolas. Observação da (des)organização do tempo e do espaço físico, da relação criança-criança e da construção das culturas infantis e da relação adulto(professores, educadores)-criança e adulto-adulto(pais, professores e educadores). 

EP913 Estágio Supervisionado IV - Educação Infantil
Pré-Req.: AA430 
Ementa: Estágio em Instituições Formais de Educação da primeira etapa da educação básica: creches e pré-escolas. Observação da (des)organização do tempo e do espaço físico, da relação criança-criança e da construção das culturas infantis e da relação adulto(professores, educadores)-criança e adulto-adulto(pais, professores e educadores). 

EP914 Estágio Supervisionado V - Educação Não Formal
Pré-Req.: AA430 
Ementa: Fornecer conhecimento teórico-prático para diferenciar entre a educação não-formal, permitindo que: 1- percebam, que o campo de trabalho do pedagogo é mais amplo do que da escola formal; 2 - se conscientizem de que a educação não formal tem propósitos: a) reformadores, contribuindo para o funcionamento da sociedade, b) transformadores para formar uma atitude frente à realidade, buscando a transformação social, c) mesclando as duas atitudes ao realizar a educação; 3 - conhecendo propostas não formais de caráter formador. 



Pós-graduação


ED 806 - Mitos, Educação e Tradições
Ementa: Mitos nas culturas greco-romanos, nas culturas orientais e nas culturas ocidentais do passado, suas transformações, permanências e/ou desaparecimentos, suas inter-relações com mitos culturais das sociedades indígenas das Américas. O papel educador do mito. Curso com visão histórica pretendendo oferecer um panorama das teorias pedagógicas no interior das culturais estudadas.

ED807 - Teorias sociais, Ideologia e Educação
Ementa: Diferentes manifestações do pensamento social (teóricos, organizações políticas, movimentos sociais) e dos projetos educacionais neles embutidos as articulações entre saber e poder e suas relações com as instituições educacionais

ED814 - Memória, Cultura e Educação
Discussão das contribuições teórico-metodológicas de diferentes disciplinas focalizando as relações entre a memória, a cultura e as iniciativas educacionais de grupos sociais em vários contextos históricos e sociais.

ED816 - Novas Tendências em Sociologia da Educação
Ementa: Análise das principais teorias e métodos que fundamentam as pesquisas sobre educação no campo da sociologia, realizadas a partir da segunda metade do século XX.

ED817 - Teorias Narrativas e Educação
Ementa: Estudos das diferentes formas de produção literária em suas relações com o processo educativo, por exemplo, a psicanálise dos contos de fadas, o moralismo nas fábulas, a educação sentimental no romance, iniciação religiosa na poesia, a literatura didática, etc.

ED827 - Relações de gênero, Trabalho e Educação
Ementa: Analisar a relação entre trabalho e educação considerando a categoria relações de gênero, comparando diferentes períodos históricos e contextos sociais.

ED829 - Atropologia e Educação, Interfaces do Ensino e da Pesquisa
Ementa: A disciplina tem por objetivo analisar as relações existentes entre Antropologia e Educação enquanto um desafio e uma necessidade de ambos os campos frente a princípios e práticas específicas destinadas a sujeitos sociais concretos que por sua vez, são também portadores de sin- gularidades e especificidades. Busca-se assim, discutir a dimensão da antropologia como ciência e de alguns de seus conceitos, entre eles, cultura, diversidade cultural e alteridade, pensados enquanto reflexão crítica da prática educativa e da prática científica.

ED831 - Educação, Cidadania e Políticas Sociais no Terceiro Setor
Ementa: A disciplina analisa o universo de organizações, associações, ONGs - Organizações não Governamentais, fundações, movimentos etc que compõem o terceiro setor do ponto de vista das políticas sociais em que atuam, destacando-se a área de educação. O objetivo central é avaliar a contribuição do Terceiro Setor para a construção da cidadania na Sociedade.

ED832 - História Oral e na Pesquisa em Educação
Ementa: A disciplina pretende discutir as bases teóricas dessa metodologia de pesquisa da área das Ciências Humanas ressaltando seus caráter de encruzilhada de saberes na construção de inúmeras possibilidades de pesquisa que, no entanto, requerem uma atitude clara e definida do pes-quisador perante o objeto a ser pesquisado. Pretende apresentar e discutir as experiências mais importantes da utilização dessa metodologia no campo educacional, baseadoem literatura nacional e internacional.

ED833 - Educação e Trabalho
Ementa: O curso visa discutir as modificações correntes no mundo do trabalho a partir da análise do novo paradigma produtivo e suas implicações para a educação. Especial atenção é dada ao processo de globalização e de reestruturação produtiva em curso nos dias atuais.

ED834 - Teoria Social e Pesquisa Educacional
Ementa: Estudo das principais teorias clássicas e contemporâneas sobre ações coletivas dos homens na sociedade. A disciplina objetiva fornecer subsídios sobre o fundamento teórico-metodológico sobre os principais métodos de abordagem da realidade social assim com suas técnicas e metodologias de análise.

ED835 - Cultura e Educação: Dominação nas Relações Educacionais
Ementa: Educação em diferentes teorias antropológicas. Estudos das principais correntes da antropologia e suas conseqüências na definição da natureza e da pesquisa em educação (enfoques a serem definidos na ocasião de oferta da disciplina).

ED837 - Metodologia de Pesquisa em Ciêcias Sociais aplicadas à Educação
Ementa: Análise das pesquisas feitas no Brasil, sobre as pectos quantitativos e qualificativos da rede escolar, situação social de alunos e professores, discriminação social via escola, aspirações educacionais, organizações de docentes e discentes, e outros.

ED838 - Metodologia de Pesquisa em Ciêcias Sociais aplicadas à Educação II
Ementa: Desenvolvimento e análise de instrumentos avançados em pesquisa em Ciências Sociais.

ED840 - Educação, Trabalho e Mudanças Sociais
Ementa: Estudos na relação entre Educação, Trabalho e Mudanças Sociais no mundo moderno, considerando comparações históricas e internacionais.

ED841 - Educação, Novas Configurações do Trabalho e Mudanças Sociais
Ementa: O curso visa discutir as transformações que vêm ocorrendo com o trabalho frente às mudanças produtivas da atualidade. O debate se centrará especialmente na crise do assalariamento e nas antigas formas de trabalho que vêm se expandindo de maneira renovada.

ED842 - Sociologia da Infância
Ementa: A disciplina apresenta alguns/as pensadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que vem recentemente construindo uma Sociologia da Infância que considera a criança como sujeitos de direitos, capaz de estabelecer múltiplas relações, capaz de iniciativas para construírem a própria identidade moral, social e cultural: criadora e criatura da história e da cultura. Analisa as relações adulto-criança e criança-criança (principalmente na abordagem de gênero, de classe social e idade) nos mais diferentes ambientes identificando o papel da infância na construção da realidade social nas atuais modificações da gestão do tempo cotidiano. Pretende fazer levantamento crítico dos estudos e das pesquisas, enfim, da produção nacional em Sociologia da Infância: conceitos e metodologias.

ED844 - Globalização, Reestruturação e Novas Configurações do Trabalho
Ementa: O curso visa discutir as novas formas de inserção ocupacional no contexto da globalização e reestruturação econômica em curso. Propondo-se a discutir tanto formas precárias de inserção como as relacionadas à chamada Economia Solidária, os cursos se dedicarão tanto ao aprofundamento teórico, como a análise de experiências concretas.

ED845 - Mobilidade Humana e Educação
Ementa: A disciplina objetiva estudar a mobilidade humana inter-regional e internacional. Atenta para as migrações contemporâneas como fenômenos estruturais que afetam de modo desigual e combinadas crianças, jovens, adultos e velhos; homens e mulheres; documentados e não documentados; países desenvolvidos e em desenvolvimento. Entende-se a mobilidade humana como fenômeno educativo na medida em que ela representa a contrapartida humana da regulação produtiva atual que configura novas formas de redes, sociabilidades e dinâmicas institucionais.

ED890 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado I
Ementa: Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e reelaboração dos projetos de pesquisas que constituem o assunto da dissertação dos alunos ingressantes no Mestrado em Educação.

ED891 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado II:
Ementa: Realização de tarefas didático-científicas visando à discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos de Mestrado em Educação no processo de elaboração da sua dissertação.

ED893 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado I
Ementa: Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e reelaboração dos projetos de pesquisa que constituem o assunto da tese dos alunos ingressantes no Doutorado em Educação.

ED894 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado II
Realização de tarefas didático-científicas visando à discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos de Doutorado em Educação no processo de elaboração de sua tese.



Licenciatura

EL142 Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação
Ementa: Programa a ser definido semestralmente pelo DECISE sobre tópicos especiais em Ciências Sociais e Educação. 

ELETIVAS
EP243 Antropologia da Educação
Pré-Req.: EP153/ AA200 
Ementa: Estudos de temas relacionados ao campo educacional de modo a refletir e questionar as relações entre Antropologia e Educação enquanto uma discussão teórica, histórica e política que envolve grupos que portam a marca da diferença e estão sujeitos a processos de exclusão/inclusão, buscando demonstrar que para a Antropologia há uma maneira particular de colocar problemas sobre a vida social. Tratar-se de um olhar antropológico no exame de conjunturas contemporâneas, buscando, de um lado aprofundar sua compreensão e do outro, desvendar os sentidos e práticas que lhe são subjacentes. 

EP441 Sociologia da Educação - Trabalho
Pré-Req.: EP153 EP445/ AA200 
Ementa: Análise da relação e diálogo entre a sociologia da educação e sociologia do trabalho, destacando as mudanças ocorridas no trabalho desde a Revolução Industrial e as implicações sociais, sobretudo educacionais. 

EP842 Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação
Pré-Req.: EP153/ AA200 
Ementa: Programa a ser definido semestralmente pelo DECISE sobre tópicos especiais e não incluídos em outras disciplinas.