Texto elaborado pelas autoras.
É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do livro “Sentidos da Internacionalização em Educação: Impactos do Capes-PrInt no PPGE Unicamp”, uma obra organizada pela Professora Dra. Heloisa Helena Pimenta Rocha e pelos recém-doutores Rafael Limongelli e Mirele Corrêa.
O livro oferece uma rica reflexão sobre os efeitos da internacionalização no campo da educação. São sete relatos de estudantes de doutorado da Faculdade de Educação da Unicamp que, ao longo dos últimos cinco anos, participaram do programa Capes-PrInt, desenvolvendo estágios de doutorado sanduíche em países como Portugal, Espanha, França e Bélgica.
Os textos reunidos trazem à tona as experiências e impressões dos bolsistas, destacando as transformações acadêmicas e pessoais que emergem quando esses pesquisadores se deparam com novas culturas, instituições e formas de pensar. Essas vivências internacionais, longe de serem apenas deslocamentos geográficos, revelam-se como jornadas profundas de crescimento intelectual e subjetivo, onde os estudantes não apenas buscam respostas para seus problemas de pesquisa, mas também ampliam suas perguntas e questionamentos ao entrar em contato com diferentes realidades e modos de produção de conhecimento.
A obra é estruturada em torno de dois projetos investigativos de grande relevância, financiados pelo Capes-PrInt: “Práticas educativas, aprendizagens e formação de professores em diferentes contextos e linguagens”, sob a coordenação da Professora Heloísa Rocha, e “Políticas públicas de educação, Estado e sociedade: reverberações na formação humana”, coordenado pela Professora Nora Krawczyk. Esses projetos fornecem a base teórica e metodológica para que os autores possam explorar e debater questões centrais da educação contemporânea em diálogo com contextos internacionais.
Cada capítulo revela não apenas um avanço acadêmico, mas também uma narrativa marcada pelo encontro com o “outro”, com o desconhecido, que provoca deslocamentos não apenas físicos, mas também emocionais e identitários. Nesse sentido, o livro representa a internacionalização como um processo formativo integral, que vai além das fronteiras do conhecimento acadêmico e adentra o campo dos afetos, da subjetividade e da identidade dos pesquisadores.
Entre os destaques da obra, está o prefácio de Silvio Gallo, “Viajar na pesquisa”, que oferece uma reflexão filosófica sobre o ato de deslocar-se em busca de conhecimento, e o texto de Ana Godinho, “fortuitus occursus”, que encerra o livro com uma abordagem poética sobre os encontros fortuitos que marcam a experiência de internacionalização.
Este livro é um convite para que leitores de diversas áreas possam embarcar nessa jornada reflexiva e afetiva, que expande as fronteiras do saber e da formação humana. Mais do que uma obra acadêmica, “Sentidos da Internacionalização em Educação” é um testemunho das transformações que ocorrem quando nos permitimos dialogar com o novo, com o diferente, e assim expandir nossos horizontes intelectuais e pessoais.
Convidamos todos a explorar essas narrativas e a refletir sobre o papel da internacionalização na formação de pesquisadores e na construção de novas perspectivas para a educação no Brasil e no mundo. Que essa obra inspire novas viagens e diálogos, contribuindo para a construção de um conhecimento cada vez mais plural e integrado.
Vamos juntos nessa viagem por novos sentidos e territórios!
Ano: 2024
Volume: Único
Número: Único
Editora: Pedro & João editores
Organizadores: Heloísa Helena Pimenta Rocha, Mirele Corrêa, Rafael Limongelli
Apoio: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Faculdade de Educação – Unicamp
Autores: Ana Godinho, Edna Alves Chagas Rutkowski, Heloísa Helena Pimenta Rocha, Katharine Diniz, Laís Schalch, Mateus Henrique do Amaral, Mirele Corrêa, Olivia Pires Coelho, Rafael Limongelli, Silvio Gallo.
E-book: Link para download