Defesa de Dissertação e Exemplar final

REQUISITOS PARA A DEFESA

Para solicitar a defesa do Mestrado Profissional o aluno deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Exame de Qualificação;
  • Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
  • Ter sido aprovado em exame de Proficiência de língua estrangeira (01 idioma para o Mestrado e 02 para Doutorado)
  • Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa; e
  • Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC.
  • Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo orientador. Acesse as orientações de preenchimento.
  • Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.

Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação através do e-mail: meprof@unicamp.br

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

A Banca Examinadora deverá ser assim composta:

A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta: pelo Orientador, um membro interno e um membro externo; ou pelo Orientador e dois membros externos.

Comissão Examinadora com mais de três membros será composta:  excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou

pelo Orientador e demais membros externos.

Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo.

Para mais informações sobre composição de banca, CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO:

1) Deverá ser anexado como documento no SIGA/DAC o mini-currículo  de todos os membros externos (titulares e suplentes) – Para  baixar o modelo do mini-currículo CLIQUE AQUI;

2) O coorientador não poderá participar como membro da Banca;

3) Membros com qualquer tipo de vínculo com a Unicamp são considerados membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado;

4) Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação do Mestrado Profissional , os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão. Vide orientação da PRPG sobre composição das bancas. Para acessar CLIQUE AQUI;

5) Recomenda-se a leitura  atenta do Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015, de 11/08/2015  – Para acessar CLIQUE AQUI.

AGENDAMENTO DA DEFESA

ATENÇÃO!!!

Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatória a submissão do arquivo da Dissertação para a verificação de similaridade textual (em atendimento à normativa CCPG 03/2021):

Resolução CPG/FE No 01/2021 – aprovada pelas instâncias da FE. Em vigor a partir de 24/04/2024.

>> A submissão do texto completo em formato pdf será realizada por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no portal da Biblioteca da FE (clique aqui para acessar o formulário), com 45 dias corridos de antecedência da data prevista para a realização da defesa (prazo para agendamento da defesa no SIGA).

>> O agendamento da defesa deve ser finalizado no SIGA/DAC, no mínimo, com 40 dias de antecedência*.

>> Recomendamos a observação de uma margem de segurança quanto ao prazo de solicitação, evitando-se prejuízos por conta de eventuais problemas no sistema.

>> Para iniciar a solicitação da defesa, CLIQUE AQUI para acessar o SIGA –  Sistema de Gestão Acadêmica no site da DAC.

>> CLIQUE AQUI para acessar o tutorial do SIGA.

>> Orientações quanto à realização de Exames de Qualificação e defesas de Dissertações e Teses, de acordo com o Artigo 40, § 7o e § 8o do Regimento Geral de Pós-Graduação:

INSTRUÇÃO NORMATIVA CPG 01/2023

DEFESAS POR VIDECONFERÊNCIA

De acordo com o Artigo 40, § 7º da Deliberação CONSU-A-10/2015, na sessão pública de defesa, além do aluno, deverá estar presente, a maioria dos membros da Comissão Examinadora, incluído o Presidente.  A critério da Comissão de Pós-Graduação – CPG, os demais membros, poderão participar por videoconferência.

O agendamento das salas de videoconferência da FE, é de total responsabilidade do aluno e seu orientador e deve ser realizado com, no mínimo,  30 dias úteis antes da data da defesa.

Vide orientações específicas do setor de Educação à Distância da FE:

/ead/solicitacao

EXEMPLAR FINAL

PRAZO

O exemplar deve ser inserido no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da DAC,  até 60 dias após a Defesa.

FORMATAÇÃO

A formatação do exemplar final da dissertação deve seguir as orientações abaixo:

INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 002/2021

Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:

Modelo – Páginas iniciais obrigatórias

FICHA CATALOGRÁFICA

O exemplar final deve, também,  conter a ficha catalográfica, que deverá ser solicitada à Biblioteca da FE, através do website da Biblioteca Central.

A Biblioteca da FE enviará a ficha em até 48 horas úteis.

(Obs.: A área de concentração deve ser IDÊNTICA ao histórico escolar. Confira a seu histórico escolar antes de solicitar a ficha catalográfica à biblioteca).

O exemplar deve ser inserido no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da DAC,  até 60 dias após a Defesa.

Importante: o diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.

Fluxo de envio da versão final:

Imagem do Fluxo de Envio da Versão Final

IMPRESSÃO DA VERSÃO FINAL (opcional)

Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:

Após a homologação da dissertação ou tese, solicitar a impressão dos exemplares através do e-mail para educacao@unicamp.br c/ Assunto – Solicitação de Serviços Gráficos. Informar no e-mail: Número de cópias, quantidade de páginas totais da tese/dissertação, especificar quais são as páginas coloridas da tese/dissertação.

Efetuar o depósito correspondente à impressão. De acordo com a Gráfica da Unicamp, o custo em Reais (R$) de cada exemplar produzido pela gráfica será calculado pela seguinte fórmula:

Custo = (custo fixo R$3,00) + (0,07 x N° de páginas preto/branco) + (0,49 x N° de páginas coloridas). – Valores referentes à impressão frente e verso.

Efetuar depósito bancário para:

Banco do Brasil – 001

Agência – 4203-X

Conta Corrente – 44353-0

Beneficiado: UNICAMP/SERVIÇOS GRÁFICOS

O valor será conferido pela Gráfica da Unicamp. Dúvidas entrar em contato com:  orcamento.grafica@dga.unicamp.br