Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

Greve Geral de 1917: O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth

quarta 28 jun
12:30-20:30
    Salão Nobre
    Greve Geral de 1917: O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth

    Apresentação

    Com objetivo de reflexão sobre o significado da primeira Greve Geral do Brasil, em 1917, e a importância da organização e luta dos trabalhadores na consolidação dos direitos do trabalho no Brasil, o Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH/Unicamp realizará dia 28 de junho o seminário “Greve Geral de 1917 – O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth”.

    A escolha em homenagear a data com um robusto espaço de reflexão não é ao acaso. A realização do seminário no Arquivo Edgard Leuenroth assume importância no atual cenário de ataque aos direitos trabalhistas, uma vez que o acervo histórico sobre a Greve de 1917 encontra-se majoritariamente depositado no AEL, muito em razão da atividade militante de nosso patrono, Edgard Leuenroth, o único ativista brasileiro a responder criminalmente, a época, pelos acontecimentos da grande greve. A data escolhida para o evento relaciona o período da Greve Geral de 1917, que os historiadores localizam entre junho e julho, com o aniversário de 43 anos da instituição.

    Esse evento, idealizado pelo Arquivo, foi abraçado por diferentes parceiros, dentro e fora da Unicamp, que entendem a importância de olhar ao passado para caminharmos firmes na defesa de nosso futuro.

    Transmissão ao vivo

    Link de Inscrição
    https://www.ael.ifch.unicamp.br/noticias/greve-geral-de-1917-o-centen%C3%A1rio-da-greve-geral-e-o-arquivo-edgard-leuenroth

    Realização

    • Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp)

    Apoio

    • Faculdade de Educação da Unicamp
    • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp
    • Central Única dos Trabalhadores (CUT)
    • Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS)
    • Sindicato dos Trabalhos da Unicamp (STU)
    • Associação dos Docentes da Unicamp (ADUnicamp)

    Responsáveis

    • Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp)
    Ir para o topo