Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Encontro

Programa Intergeracional de Neurodiversidade para Inclusão

quinta 10 mar
16:00-21:00
    Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna
    Programa Intergeracional de Neurodiversidade para Inclusão

     

     

    Programa Intergeracional de Neurodiversidade para Inclusão – PINI

     

    Quando: 10/03/2022, das 13h às 18h
    Onde: Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ) 

    Endereço: CHÁCARA MEIA LUA S/N Tanquinho, Jaguariúna – SP, 13820-000

    Participantes: Professores, estudantes da graduação e pós graduação da Unicamp e adolescentes autistas que estão entrando no ensino médio que fazem acompanhamento junto ao CAJ.
    Mediadores: Equipe CAJ a ser indicada.
    Organização: Me. Guilherme de Almeida Prazeres
                            Me. Bruno de Sousa Moraes
                            Esp. Veridiana Mellilo

     

    Inscrições gratuitas. 
    Número de vagas: 20. 

    O Coletivo Autista da Unicamp em parceria com o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ) irá realizar em 10 de março de 2022 o primeiro encontro intergeracional entre autistas que estão matriculados na Unicamp e adolescentes autistas que estão entrando no ensino médio. Tal parceria vem da necessidade de encontrar formas nas quais os adolescentes possam ter um insight das possibilidades de desenvolvimento humano no âmbito educacional e social que ocorre por essas experiências partilhadas, enquanto os jovens adultos da Unicamp poderão compartilhar suas experiências, habilidades e conhecimentos adquiridos dentro do universo acadêmico com as novas gerações. Esse movimento é fundamental para a criação de uma cultura de inclusão transgeracional e maior comprometimento individual com a comunidade neurodiversa e com a sociedade como um todo.

    Trata-se de uma atividade desafiadora para as crianças e jovens visando quebrar padrões de segregação racial, pela idade, classe e habilidades físicas, emocionais e intelectuais. A fim de alcançar maior participação dos adultos na vida das crianças e, inversamente, maior participação das crianças nos problemas e tarefas da sociedade. Vamos envolver crianças, adolescentes e adultos nas mesmas atividades, pois entendemos que a integração pelas classes e culturas não é suficiente.

    Segundo os achados de Muzafer Sherif (1906 – 1988), o contato entre crianças e adultos, ou entre aqueles que são economicamente  favorecidos e desfavorecidos, não irá por si só reduzir a hostilidade recíproca, evocando afeto e respeito. O que é necessário, além disso, é um contexto nos quais adultos e crianças possam prosseguir juntos com uma meta conjunta, pois nada é mais “real e atraente para todos os interessados” do que a necessidade de uma criança ter o cuidado e a atenção dos mais velhos. A dificuldade é fornecer as  oportunidades, o contexto institucional, que tornem possíveis o reconhecimento e o exercício dessas experiências intergeracionais em uma base regular de tempo. O que propomos, não é uma instrução corretiva, mas possibilitar às crianças e seus familiares de todas as classes da sociedade um senso de dignidade, finalidade e atividades que sejam significativas.  O serviço para os muito jovens não é a única meta extraordinária à disposição das crianças de nossa sociedade. Os mais velhos também precisam de apoio no desenvolvimento humano. Na segregação deles em suas próprias habilidades sociais e, certamente, nas comunidades, privamos eles e as gerações mais jovens de uma experiência humana transgeracional essencial à inclusão.

    Objetivo do evento
    Alcançar maior participação dos adultos na vida dos jovens e, inversamente, maior participação dos adolescentes nos problemas e tarefas da sociedade.

    Público Alvo
    Professores, estudantes da graduação e pós-graduação neurodiversos da Unicamp e adolescentes da rede pública e particular de educação

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/encontro–programa-intergeracional-de-neurodiversidade-para-inclusao__1489516

    Período de Inscrição
    28/02/2022
    até 04/03/2022

    Realização

    • Coletivo Autista da Unicamp

    Apoio

    • Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna
    • Faculdade de Educação da Unicamp

    Comissão Organizadora

    • Me. Guilherme de Almeida Prazeres (Doutorando FE/Unicamp)
    • Me. Bruno de Sousa Moraes
    • Esp. Veridiana Mellilo
    Ir para o topo