Fórum Permanente: Desafios da Educação para Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD)
Evento Externo
Sim
Gratuito.
As inscrições e os certificados deste evento serão gerenciados pelo Fóruns Permanentes da Unicamp.
Carga horária: 8 horas
Consulte a programação e inscreva-se no evento do Fóruns Permanente da Unicamp (clique aqui).
PROGRAMAÇÃO
24/08 (quarta-feira)
14h00 – Abertura
14h15 – Mesa 1 – Políticas Públicas: Altas Habilidades ou Superdotação, Público Alvo da Educação Especial.
- Profa. Dra. Maria Teresa E. Mantoan | Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença /FE /UNICAMP.
14h40 – SINAPS2E – Iniciativa de Apoio à Parentalidade em Superdotação &2e: Desafios da Vida Real.
- Jenifer Mendes | Co-fundadora do SINAPS2E – Suporte Informativo e Apoio à Parentalidade em Superdotação & 2e | COMPLEX2e / Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação Múltiplas Condições.
15h00 – Se eu não te escuto eu não te vejo: Educação Não-violenta, respeitando diferentes necessidades.
- Elisama Santos | Escritora e psicanalista. Autora dos best-sellers Educação não violenta (2019), Por que gritamos? (2020) e Conversas Corajosas (2021). Escreve e palestra sobre educação parental e sobre a construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, por meio da comunicação não violenta.
15h40 – Experiência SINAPS2E Apoio à Parentalidade em Superdotação & 2e: Desafios da Vida Real
- Jenifer Mendes | Co-fundadora do SINAPS2E – Suporte Informativo e Apoio à Parentalidade em Superdotação & 2e | COMPLEX2e – Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação Múltiplas Condições.
- Adelita Carvalho | Participante do SINAPS2E.
15h50 – Discussão
Moderadora: Profa. Dra. Patrícia Kitaka
16h00 – Mesa 2 – Neuroplasticidade: Impacto do Atendimento Educacional para pessoas Sobredotadas.
- Profa. Dra. Patrícia R. Kitaka | UNICAMP /COMPLEX2e e SINAPS2E.
16h30 – Identificação de AHSD sem criar rótulos: Não invalide um diagnóstico!.
- Dra. Mariana Espíndola | Neuropediatra especialista em Neurogenética FMUSP.
16h50 – Perguntas & Discussão
17h00 – Direitos Educacionais de pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação: Teoria & Prática
- Denner Pereira | Esp. em Direito Civil e Processual Civil (Univel). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Civil /Virada de Copérnico/UFPR/ Professor nos cursos de aperfeiçoamento em Educação Especial da UFPel.
Moderadora: Profa. Dra. Olzeni Ribeiro.
17h30 – Encerramento
25/08 (quinta-feira)
14h00 – Mesa 3 – CEDET Lavras: um exemplo de sucesso na área de Educação Especial de Dotados no Brasil.
- Dra. Zenita Cunha Guenther | PhD / Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Sul da Flórida (EUA). Há mais de quarenta anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos. Fundadora do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), em Lavras (MG).
14h40 – Altas Capacidades y Sobredotación: Atención a la Diversidad en todas sus formas.
- Dra. Alexandra Vuyk | Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, em Assunção, Paraguai. Aikumby Centro de Superdotação e Criatividade; Investigadora Nivel II – PRONII CONACYT Ph.D. y Master en Counseling Psychology por la Universidad de Kansas; Master en Ciencias de la Educación Especial en Superdotación, Talento y Creatividad por Emporia State University, Kansas; Especializada en Psicología Clínica Pediátrica en CHOC Children’s Hospital, Orange County, California
15h10 – Discussão
Moderadora: Profa. Dra. Patrícia Kitaka.
15h20 – Mesa 4 – Escola, atendimento e a importância de entender Superdotação como Desenvolvimento Assíncrono.
- Profa. Dra. Olzeni Ribeiro | COMPLEX2e / Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação Múltiplas Condições.
16h00 – Mesa Redonda: Importância da Formação de Professores: Experiência do Clube de Estudos Avançados em Sobredotação & 2e.
- Profa. Dra. Olzeni Ribeiro COMPLEX2e | Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação Múltiplas Condições.
- Profa. Dra Patrícia Regina Kitaka | UNICAMP.
- Giselle P.A. Pena | Professora / participante do Clube de Estudos Avançados em Sobredotação e mãe de superdotado.
16h40 – Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação, Atendiemento e o Impacto para Saúde Mental.
- Damião Silva | USP / USF.
17h00 – Discussão , Perguntas, Síntese do Evento e Perspectivas
Moderadora: Profa. Dra. Patrícia Kitaka
17h30 – Encerramento
MINI CURRICULOS
Adelita Carvalho, pessoa com superdotação, é advogada especialista em Direito Ambiental e do Agronegócio e pós graduanda em MBA do Agronegócio. Mãe de superdotados em fase escolar e participante do grupo SINAPS2E de suporte informativo e apoio à parentalidade em superdotação. Atua para reivindicar os direitos dos filhos e reeducação dos agentes políticos da municipalidade em que reside para melhor atendimento de pessoas com superdotação.
Dra. Alexandra Vuyk, Ph.D., é Professora de Psicologia no Departamento de Psicologia e do Departamento de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, em Assunção, Paraguai. Pesquisadora Principal em projetos de desenvolvimento de talentos na OMAPA (Organização Multidisciplinar de Apoio a Professores e Alunos). No Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai, Dr. Vuyk é classificado como Nível II Pesquisador (segundo maior) no Programa Nacional de Apoio ao Pesquisador, e na Comissão de Seleção para o referido programa. Ela ganhou o primeiro Emerging Scholar Award do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas e serve como seu Delegado para Paraguai. Ela é Editora Associada da Gifted and Talented International e do Conselho Editorial do Journal for Advanced Academics. Fundadora do Aikumby Centro de Superdotação e Criatividade e REDPAC Paraguai, a rede para profissionais que trabalham com alunos de alta habilidade. Formada pela University of Kansas (Ph.D. e M.S., Counseling Psicologia) e Emporia State University (M.S., Educação Especial em Superdotados, Talentosos e Criativo; B.S., Psicologia e Filosofia). Seus interesses de pesquisa incluem questões sociais e desenvolvimento emocional de indivíduos intelectualmente e criativamente dotados, criativos e não carreiras lineares e traços de personalidade relacionados a esses caminhos.
Damião Silva escritor, palestrante, psicólogo clínico, neuropsicólogo, especialista em psicologia escolar e educacional, especialista em Altas Habilidades/Superdotação, Educação Inclusiva, em Análise do Comportamento e Transtorno do Espectro Autista e mestrando em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco USF.
Denner Pereira Mestrando em Direito (Univel). Esp. em Direito Civil e Processual Civil (Univel). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Civil (Virada de Copérnico/UFPR). Professor nos cursos de aperfeiçoamento em Educação Especial da UFPel. Vice -presidente comissão saúde OAB/Cascavel. Assessor PGE/PR. Advogado.
Elisama Santos, Escritora e psicanalista. Autora dos best-sellers Educação não violenta (2019), Por que gritamos? (2020) e Conversas Corajosas (2021), todos publicados pela Paz & Terra. Escreve e palestra sobre educação parental e sobre a construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, por meio da comunicação não violenta. Mãe de Miguel e Helena, apresenta o programa SAC das Emoções, no canal GNT e o podcast Vai passar, exclusivo Spotify. Acredita na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social. Recentemente, palestrou no TEDx Rio com o tema Vulnerável e Reativo.
Dra. Maria Teresa E. Mantoan – Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED/UNICAMP) e atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educacional por sua contribuição à educação brasileira. Dedica-se nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.
Dra. Mariana Espíndola – Neuropediatra, especialista em Neurogenética pela FMUSP. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Especialista em Neurologia Infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Dra. Gisele P. A. Pena, biomédica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre e doutora em Ciências pela UFRJ. É também professora de Ensino Básico e Médio de Biologia.
Jenifer Mendes Co-fundadora do SINAPS2E – Suporte Informativo e Apoio à Parentalidade em Superdotação & 2e e COMPLEX2e. É mãe de superdotado, publicitária especialista em comunicação digital, estudante autodidata de superdotação, divulgadora e ativista da superdotação nas redes sociais Ciência AHSD. @cienciaahsd
Dra Olzeni Ribeiro, neuropsicopedagoga e consultora Unesco/MEC, especialista e pesquisadora na área de Altas Habilidades/Superdotação desde a década de 1990. É doutora em Educação, cuja tese trouxe conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento de superdotados da infância a uma vida profissional de alto desempenho (expertise) em diferentes áreas. É mãe e avó de pessoas superdotadas e co-fundadora do SINAPS2E e COMPLEX2e – Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação Múltiplas Condições.
Dra. Patrícia R. Kitaka – UNICAMP PhD em Genética e Biologia Molecular. É mãe de duas pessoas sobredotadas ou dois universos complexos dinâmicos, como prefere definir. Atua com pesquisa no CPQBA/UNICAMP, é divulgadora científica do Projeto Gifted.in.Science; Mediadora de Comunicação Não-Violenta (CNV) e uma das fundadoras das iniciativas: COMPLEX2e – Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação & Múltiplas Condições e SINAPS2E – Suporte Informativo e Apoio à Parentalidade em Superdotação & 2e.
Dra. Zenita Cunha Guenther, PhD, é doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Sul da Flórida (EUA). Há mais de quarenta anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos. É autora de 23 livros e mais de cem artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior. Em 1993, fundou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), em Lavras (MG).
Unidade/Órgãos envolvidos:
- LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (FE/Unicamp);
- CPQBA/UNICAMP;
- USP – Universidade de São Paulo e
- COMPLEX2e – Comunidade de Pesquisa e Estudos Avançados em Sobredotação e Múltiplas Condições
Objetivo do evento
O propósito do evento é tratar do assunto de forma transdisciplinar, em contraponto à lógica clássica e reducionista com ênfase no talentismo, vigente na educação de superdotados, no Brasil.
Público Alvo
professores, pais , médicos, paramédicos e alunos de graduação e pós graduação e de mais interessados
Link de Inscrição
https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/887
Período de Inscrição
14/07/2022
até 24/08/2022
Local de Transmissão
https://www.foruns.unicamp.br/
Convidados
- Profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan (LEPED/FE/Unicamp)
- Dra. Jenifer Mendes (SINAPSE2e e COMPLEX2e)
- Dra. Elisama Santos (psicanalista e escritora)
- Adelita Carvalho (SINAPSE2e)
- Profa. Dra. Patricia Kitaka (COMPLEX2e e Unicamp)
- Dra. Mariana Espíndola (Neuropediatra, especialista em Neurogenética, FM/USP)
- Denner Pereira (UFPel)
- Dra. Zenita Cunha Guenther (Universidade da Califórnia, EUA)
- Dra. Alexandra Vuyk (Universidad Nuestra Senõra de la Asunción, Paraguai)
- Profa. Dra. Olzeni Ribeiro (COMPLEX2e)
- Giselle P. A. Pena (Clube de estudos Avançados em Sobredotação)
- Damião Silva (USP e USF)
Mediadores
- Profa. Dra. Patricia Kitaka (COMPLEX2e e Unicamp)
- Profa. Dra. Olzeni Ribeiro (COMPLEX2e)
Realização
- Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp – Fóruns Permanentes.
Comissão Organizadora
- Maria Teresa Eglér Mantoan
- Patrícia Regina Kitaka
- Olzeni Ribeiro
- Jenifer Mendes