Encontros do observatório do trabalho docente 2025
Evento online e gratuito.
Para participar, é necessário se inscrever. Os certificados serão emitidos mediante preenchimento de lista de presença virtual.
Objetivo do evento
O observatório tem por objetivo se constituir como um espaço permanente e aberto no sentido de fortalecer a integração entre a universidade, os sistemas educativos, sindicatos e associações profissionais, em torno dos debates sobre as relações de trabalho docente. Será um espaço voltado ao debate, à troca de experiências, de formação política, socialização e disseminação de informação.
Público Alvo
Professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação, Estudantes de Pós-graduação e representante de entidades sindicais.
Link de Inscrição
Programação
1º Encontro
Data: 18/03/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
2º Encontro – Tema: Os sentidos do trabalho docente e seus desafios diante do desmonte contemporâneo
Ementa: Nesse encontro o Observatório do Trabalho Docente irá debater os efeitos da atual agenda das políticas educacionais e as medidas de gerenciamento e controle adotadas nos sistemas de ensino e escolas nas condições de trabalho. Vamos discutir as formas de precarização do trabalho e os impactos na desistência da profissão. Contudo, será fundamental debatermos formas possíveis de resistência e luta.
Data: 22/04/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
3º Encontro – Tema: Plataformas do ensino e intensificação do trabalho docente
Ementa: As plataformas digitais adotadas pelos sistemas de ensino emergem como ferramentas de controle centralizadas do trabalho docente e da gestão. São plataformas de ensino, com apostilamento digital, materiais digitais, aulas prontas, ferramentas de ensino a distância entre outros mecanismos. O emprego sistemático desse aparato tecnológico tem promovido a maior intensificação, a perda da autonomia, a desqualificação do trabalho dos professores e a sua destituição, bem como, o aprofundamento da responsabilização. São mecanismos que instituem, nos sistemas de ensino e nas instituições públicas e privadas de ensino, um esquema de vigilância e punição, com efeitos deletérios sobre a identidade profissional, a organização coletiva e a saúde dos professores em todos os níveis de ensino. Somam-se a essa precariedade decorrente do processo de trabalho, as formas, também precarizadas, de contratação de professores e as formas aligeiradas e barateadas voltadas para a formação docente, com ênfase na modalidade EaD. Essas ferramentas dirigidas à gestão e ao ensino, também são mercadorias que abrem novas oportunidades de negócios para empresas privadas controladas pelo capital financeiro. Nesse encontro, o observatório irá discutir estratégias e formas possíveis de resistência e luta.
Data: 20/05/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
Realização:
- Grupo de estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS)
Comissão organizadora:
- Cristiane Maria Oliveira Mendonça
- Fernando Bitencourt Lopes
- Lucilene Schunck Pisaneschi
- Monica Markunas
- Michelangelo Torres
- Potiguara Mateus Porto de Lima
- Gisiley Paulim Zucco Piolli
- Andréa Luciana Harada Sousa
- Iael de Sousa
- Mauro Sala
- Tania Barbosa Martins
- Flávia Teles dos Santos
-
Erlando Reses
-
Amanda Moreira
Responsáveis:
- Prof. Dr. Evaldo Piolli
- Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani
- Prof. Dr. Iraci José Francisco