Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Foto de estudante intercambista da FE com uma roda gigante ao fundo.

Sabe quando aquela oportunidade aparece e você duvida e pensa: “ah, será?”

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, Hiago Vaccaro Malandrin, não pensou duas vezes!!!

Ele se inscreveu no edital 6/2024 – Chamada interna – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior e foi o contemplado para realizar intercâmbio no exterior.

Entrevistei o Hiago, que acreditou e participou do edital e agora está em Londres, Inglaterra, no Reino Unido, estudando na  University College London (UCL).

PARABÉNS HIAGO, SUCESSO!

……………………………………………..

Sobre o edital: 

O Programa de Pós-Graduação em Educação selecionou um (1) candidato para o Edital CAPES 6/2024 –  Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior.

As inscrições foram realizadas no período de 15 a 23 de abril de 2024. 

Os candidatos precisaram encaminhar : 

  • plano de pesquisa, 
  • currículo lattes, 
  • carta do orientador, 
  • declaração do co-orientador no exterior, 
  • declaração de reconhecimento de fluência linguística,  dentre outros documentos listados no edital

O resultado final foi divulgado no dia 09 maio de 2024!

……….

ENTREVISTA:

Você já participou de editais institucionais anteriores?

Nunca participei de outros editais institucionais!

E já realizou intercâmbio no exterior? 

Esse está sendo tanto meu primeiro intercâmbio no exterior quanto minha primeira viagem internacional

Fotografias de Londres, Reino Unido -  Hiago Vaccaro Malandrin
                (Fotografias de Londres, Reino Unido – Hiago Vaccaro Malandrin)

Hiago, qual a sua formação e onde vocês estudou?

Realizei minha graduação na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP. Primeiro ingressei no curso de Licenciatura em Física, ainda em 2011. Curiosamente, minha primeira disciplina foi ministrada no prédio da Faculdade de Educação. O contato com a FE durante a licenciatura foi decisivo, e em 2014, decidi prestar o vestibular novamente, ingressando no curso de Pedagogia em 2015.

Após minha graduação, continuei na Faculdade de Educação, onde ingressei no mestrado em 2019. Sob a orientação do professor Alexandro Paixão, mantive a temática da circulação de ideias, que já havia sido abordada nas minhas iniciações científicas, porém, com um recorte mais específico. Foquei na recepção da obra do autor britânico Raymond Williams no Brasil, com especial atenção ao seu livro O Campo e a Cidade, a fim de evidenciar como a obra carrega uma temática bastante próxima do que estava sendo discutido no Brasil na época, e que foi acolhida em função desse campo favorável para a recepção do livro.

Atualmente cursa Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, na Linha 3: Educação e História Cultural, sob a orientação do professor Alexandro Henrique Paixão.

A instituição escolhida pelo estudante para realizar o doutorado sanduíche no exterior foi a University College London, no Departamento: School of European Languages, Culture and Society (SELCS), Faculty of Arts & Humanities, em Londres, Inglaterra, no Reino Unido

Qual o motivo de ter escolhido essa instituição? 

Escolhi a University College London (UCL) para realizar meu doutorado sanduíche principalmente pela singularidade da instituição em relação ao meu projeto de pesquisa. A UCL, e especialmente a professora Ana Cláudia Suriane, são reconhecidas pela tradição em estudos culturais e sociais, que se alinham diretamente com o foco da minha pesquisa atual. A universidade oferece um ambiente acadêmico completo, com os recursos necessários para o desenvolvimento do meu trabalho. Outro fator crucial foi a proximidade com a British Library, que possui um vasto acervo bibliográfico.  Ademais, menciono também a Swansea University, no País de Gales, onde passarei um período consultando o Richard Burton Archives, acervo que guarda todo o material pessoal do autor que estudo no doutorado.

Na sua opinião, quais são os benefícios e vantagens do programa?

O programa de doutorado sanduíche da CAPES oferece um suporte abrangente. Com a bolsa de fomento, consigo garantir a viabilidade financeira dessa experiência, algo que, de outra forma, seria difícil de alcançar. Além disso, o suporte da CAPES para dúvidas e orientações proporciona um ambiente de acompanhamento contínuo. Outro benefício importante que acho válido destacar é a possibilidade de imersão em um ambiente internacional, interagindo com outros estudantes, pesquisadores e professores, o que não apenas enriquece minha pesquisa, mas também complementa para um entendimento mais amplo sobre o próprio sentido de educação. 

Qual será o seu tempo de permanência em Londres? 

Meu tempo de permanência será de seis meses. Começando em novembro de 2024, e finalizando em abril de 2025.

Fale um pouco sobre a bolsa:

Trata-se de uma bolsa de Doutorado Sanduíche, no valor mensal de 1200 libras esterlinas, além de benefícios adicionais como aquisição de passagem aérea e seguro-viagem.

Qual é o tema prévio da sua  pesquisa (título se tiver)? Fale sobre o que está desenvolvendo…

Por hora, o título da pesquisa em andamento segue como “A recepção de Raymond Williams no Brasil: cenários reflexivos sobre a relação cultura-educação (1950-2020)”. Isto porque, embora o pensamento de Williams tenha sido amplamente discutido no Reino Unido e em outros países, ainda existem lacunas sobre como suas obras foram recebidas no Brasil. Meu doutorado busca entender essas lacunas ao notar que, apesar da obra do autor chegar ao Brasil ainda nos anos 1960, ela só se tornou mais relevante para os leitores brasileiros a partir dos anos 1990. Para isso, a pesquisa internacional se concentrará no movimento transatlântico de suas ideias, analisando documentos presentes nos acervos da British Library e da Richard Burton Archives, especialmente em escritos pessoais de Williams e correspondências trocadas entre editoras britânicas e brasileiras.

Quais são suas expectativas com relação à participação nesse programa de doutorado sanduíche no exterior?

Minhas expectativas para este programa são muito altas, especialmente porque é minha primeira experiência internacional. Ter a oportunidade de realizar parte do meu doutorado na UCL é, sem dúvida, um marco na trajetória acadêmica de qualquer pesquisador. Estou particularmente animado para explorar os acervos da British Library e da Richard Burton Archives, que contêm documentos fundamentais para a minha pesquisa. Além disso, essa vivência acadêmica no exterior é algo que me anima bastante e que espero que amplie minha visão sobre a temática da educação e dos estudos culturais.

Fotografias de Londres, Reino Unido -  Hiago Vaccaro Malandrin
                            (Fotografias de Londres, Reino Unido – Hiago Vaccaro Malandrin)

O que significa, na sua carreira acadêmica, profissional e pessoal, poder participar desse programa?

Participar deste programa de doutorado sanduíche representa uma oportunidade única tanto para a minha carreira acadêmica quanto para o meu crescimento profissional e pessoal. Academicamente, ter acesso a instituições de renome, como a University College London, e a arquivos essenciais para a minha pesquisa, como os da British Library e da Richard Burton Archives, é algo que considero crucial para o aprofundamento da minha pesquisa sobre a recepção de Raymond Williams no Brasil. Profissionalmente, essa experiência vai me colocar em contato com uma rede muito mais ampla de pesquisadores, o que espero que abra portas para novas colaborações e oportunidades no futuro. Pessoalmente, espero que essa experiência me proporcione uma vivência internacional completa, me permitindo imergir em uma nova cultura, com outra visão de mundo.

Essa vivência será um marco na minha vida pessoal, pois proporcionará uma imersão completa em uma nova cultura, desafiando-me a sair da zona de conforto e a me adaptar a novas situações, algo que sempre vejo como uma oportunidade de crescimento. Acredito que uma das dimensões mais relevantes desse programa é a oportunidade de viver uma experiência de intercâmbio acadêmico em um contexto tão diferente do que estou acostumado no Brasil. Esse doutorado não só me permite estudar em uma instituição completamente diferente, mas também me coloca em uma posição de estar em contato com outros modos de pensar e de fazer pesquisa em educação e sobre educação.

………………………………………………….

Acompanhe nossas redes sociais:

@feunicamp 

Faculdade de Educação – Unicamp

………………………………

REFERÊNCIAS:

………………………………

Fotografias e colaboração: 

Hiago Vaccaro Malandrin, estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP

………………………………

Pesquisa, arte e redação:

Renata Seta, Comunicação Institucional – FE/Unicamp

………………………………………………………….

#UNICAMP #FE #FEUNICAMP #Faculdadedeeducacao #universidade #universidadepublica #intercambio #posgraduacao #mestrado #doutorado #Londres #London #UCL #UniversityCollegeLondon #mobilidade #chamada #CAPES #BritishLibrary #RichardBurtonArchives #RaymondWilliams #pesquisa #pesquisanoexterior #doutoradosanduiche #bolsa #bolsadedoutorado

Ir para o topo