
PODCAST DA FE, #EP3, OUÇA AGORA NO CANAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, clique aqui!
………………………………………………
Você já ouviu falar em intercâmbio certo?
Muitas pessoas têm o sonho de fazer intercâmbio, conhecer outro país, outras culturas, aprender um novo idioma, estudar fora do Brasil…e por falar em intercâmbio, você conhece os programas de mobilidade internacional para estudantes da DERI/UNICAMP?
Hoje vamos falar sobre isso!
Entrevistei a estudante Maria Júlia Buck Rossetto, que foi selecionada para participar de intercâmbio, por meio do Edital DERI 62/2024 – Programa DERI/SANTANDER para mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação.
Sobre o Edital:
No ano de 2023 a diretoria executiva de relações internacionais (DERI), abriu inscrições para o programa DERI/SANTANDER para mobilidade internacional, para estudantes regulares de pós-graduação.
O processo seletivo, conforme edital, estabeleceu selecionar até 18 (dezoito) estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação (nível mestrado e doutorado) da UNICAMP, para realizar mobilidade de curta duração no exterior, em universidades e centros de pesquisa estrangeiros.
Das vagas destinadas ao intercâmbio, 9 (nove) foram reservadas e destinadas para mulheres, pretos, pardos e indígenas e/ou egressos de escola pública.
Ainda de acordo com os critérios estabelecidos no edital do programa a mobilidade deverá ter a duração mínima de 1 (um) mês e máxima de até 3 (três) meses, devendo ser realizada no período de 01 de fevereiro de 2025 a 31 de agosto de 2025.
Os selecionados receberão auxílio financeiro no valor de R$16.000,00 (dezesseis mil reais), que serão custeados com recursos da parceria entre a UNICAMP e o banco Santander, que servirá para o custeio parcial das despesas com o intercâmbio.
Um requisito fundamental para a candidatura era estar regularmente matriculado em um programa de pós-graduação da UNICAMP, além de possuir apenas conceito A ou B nas disciplinas cursadas na UNICAMP, dentre outros destacados no edital do programa de mobilidade o estudante já contemplado por editais da DERI/UNICAMP não poderá concorrer a novos editais de mobilidade internacional geridos pela DERI/UNICAMP ao longo do curso atual em que está matriculado na UNICAMP.
As inscrições foram realizadas na na plataforma on-line Santander Open Academy, no período entre 05 de setembro de 2024 e 05 de outubro de 2024.
Além disso os candidatos precisaram encaminhar documentos às respectivas secretarias de pós graduação onde estudam, tais como: plano de estudos ou plano de atividades proposto conjuntamente com o orientador na UNICAMP, carta de aceite da universidade de destino, carta de motivação, currículo lattes atualizado, além de outros documentos descritos no edital do programa.
A publicação do resultado final aconteceu no dia 30 de outubro de 2024, no site da DERI/UNICAMP.
………………………………………………………………………………..
ENTREVISTA:
Maria Júlia Buck Rossetto, estudante de doutorado da FE/UNICAMP, selecionada para participar de intercâmbio, por meio do Edital DERI 62/2024 – Programa DERI/SANTANDER para mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação.
Acerca da graduação, onde você cursou, em qual período, qual foi o curso?
Fiz minha primeira graduação em Geografia pela UNICAMP, no período de 2013 a 2017. Além disso, atualmente curso Pedagogia na mesma instituição, ingressei no ano de 2021, finalizarei em 2025.
Em relação à especialização e pós-graduação, poderia falar um pouco sobre?
Fiz meu mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) entre os anos de 2018 e 2022.
Com o título “(No) me gustas cuando callas: a contradição da manutenção socioespacial da violência contra a mulher em Campinas-SP”, minha pesquisa discutiu as problemáticas da violência de gênero no município, debatendo a urbanização através de um viés feminista, tensionando silenciamentos e narrativas hegemônicas sobre o processo.
Na Faculdade de Educação da UNICAMP, você está cursando doutorado. Poderia falar um pouco mais a respeito?
No doutorado que estou cursando na FE/UNICAMP faço parte da Linha 5 – Estado, Políticas Públicas e Educação, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.
Qual o motivo de ter escolhido essa instituição para o edital de mobilidade internacional da DERI/UNICAMP?
A escolha dessa universidade se deu inicialmente por conta da parceria estabelecida com a Profa. Ma. Ana Laura Fernandez e o Prof. Dr. Luis Beccaria, docentes e pesquisadores da instituição. Além disso, a UNGS é uma instituição nova, fundada em 1992, e que possui como características centrais a criação, construção, ensino e comunicação do conhecimento de forma crítica e democrática a partir de suas atividades principais: formação, pesquisa, promoção do desenvolvimento tecnológico e social e a promoção da cultura em todas as suas manifestações, propósitos que vão ao encontro do que a UNICAMP e a Faculdade de Educação possuem em seus horizontes político-formativos.
Outro ponto importante é que a Argentina é um local importante no estabelecimento dos estudos comparativos desenvolvidos pelo laboratório ao qual pertenço, o LaPPlanE (Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional), além de ser um país experiente em estudos sobre a pobreza multidimensional.
Para você, quais são os benefícios/vantagens do programa de mobilidade internacional promovido pela DERI/UNICAMP?
Creio que é uma grande oportunidade de estabelecer parcerias internacionais, aprofundar os vínculos institucionais e promover a ampliação do meu processo de formação acadêmica através das experiências proporcionadas por outras Universidades.
Tempo de permanência: aproximadamente 2 meses.
Tipo/valor da bolsa:
Nesse edital foi concebido um auxílio financeiro no valor de R$16.000,00 (dezesseis mil reais), custeado com recursos da parceria entre a universidade e o Banco Santander, conforme Portaria DERI 05/2024, para custeio parcial das despesas com o intercâmbio.
Qual é o Tema prévio da pesquisa e título, breve relato:
Minha pesquisa de doutorado tem por título “Pobreza Multidimensional, Gênero e Educação: Análise Interseccional da Região Metropolitana De Campinas – SP”, nesse contexto pretendo desenvolver a minha mobilidade internacional.
Meu principal objetivo é analisar de que forma a educação se faz presente nas percepções da pobreza multidimensional das mulheres moradoras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e acredito que o tempo de permanência na UNGS será importantíssimo para o aprofundamento das discussões que estou propondo. Creio que essa é uma oportunidade única para compreender as dimensões que afetam a leitura da pobreza multidimensional, bem como para estar imersa em realidades plurais que colaboram para o entendimento dos direitos sociais e das políticas públicas através do recorte de gênero.
Além disso, meus supervisores na UNGS são figuras importantes para o desenvolvimento dos debates pioneiros sobre pobreza multidimensional realizados pelo LaPPlanE, uma vez que compõem o grupo de pesquisadores internacionais sobre o tema, e estavam presentes no encontro em que a UNICAMP passou a compor a rede de estudos internacionais sobre o tema.
Você já participou de editais institucionais anteriores?
Não, essa é minha primeira vez.
Você já realizou intercâmbio no exterior?
Nunca realizei intercâmbio, é minha primeira vez.
Quais são suas expectativas com relação à participação nesse programa de mobilidade internacional no exterior?
Compreendo que poder pesquisar na Argentina aprofunda meu compromisso social com a ciência. Abre portas para novas possibilidades, pesquisas e trabalhos a serem estruturados, reforçando o protagonismo latinoamericano na produção científica. Penso que será uma experiência muito enriquecedora, positiva para mim e para a comunidade a qual pertenço. Espero trazer novas perspectivas e discussões para nos debruçarmos futuramente.
O que significa, na sua carreira acadêmica, profissional e pessoal, poder participar desse programa?
Sendo uma mulher filha da escola pública, entendo que essa oportunidade é de grande importância, não apenas para minha carreira acadêmica e profissional, como também para o reconhecimento do resultado da somatória de forças, apoios e incentivos coletivos que tive ao longo de minha trajetória.
Poder participar dessa mobilidade internacional me proporciona levar o nome da UNICAMP, da Faculdade de Educação e de pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, bem como colegas junto ao meu para outras instituições de ensino, o que me deixa profundamente honrada e feliz.
………………………………………………….
Acompanhe nossas redes sociais:


Faculdade de Educação – Unicamp
PODCAST DA FE, #EP3, OUÇA AGORA NO CANAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, clique aqui!
………………………………
REFERÊNCIAS:
- DIRETORIA EXECUTIVA DE RELAÇÕES INTERNACIONAI DA UNICAMP – DERI: https://internationaloffice.unicamp.br/
- FE UNICAMP – PÓS-GRADUAÇÃO – Intercâmbios: https://www.fe.unicamp.br/ensino/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/intercambios
- EDITAL DERI 62/2024 – PROGRAMA DERI/SANTANDER PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: https://internationaloffice.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/26/2024/09/Edital_pos_deri_santander_2024.pdf
………………………………
Pesquisa, arte e redação:
Renata Seta, Comunicação Institucional – FE/Unicamp
………………………………………………………….
#UNICAMP #FE #FEUNICAMP #Faculdadedeeducacao #universidade #universidadepublica #intercambio #posgraduacao #mestrado #doutorado #mobilidade #chamada #Deri #deriubucamp #santander #banco #bancosantander #bolsa #bolsadeestudo