Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Imagem de divulgação do podcast

PODCAST DA FE, #EP4, OUÇA AGORA NO CANAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, clique aqui! 

E hoje vamos falar sobre a visita que aconteceu na 26ª Festa do Livro da USP!

Também vamos falar um pouquinho  sobre o Cine Jardim, ambas iniciativas promovidas pela APG da Faculdade de Educação da UNICAMP – Associação das, dos e des Pós-Graduandes da Faculdade de Fducação da UNICAMP – nova gestão: “voltar para ficar: por uma apg popular!”

………………………………………………………………..

Sobre a Festa do Livro da USP: 

Com entrada gratuita, a 26ª Festa do Livro da USP aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro de 2024.

O evento reuniu, na cidade universitária da USP, duzentos e vinte e seis (226) editoras, que ofereceram mais de cento e cinquenta mil (150) títulos entre romances, poemas, livros infantis, histórias em quadrinhos e obras didáticas, com valores cinquenta por cento (50%) abaixo do preço de capa,  além de contar 18 editoras argentinas.

Uma novidade foi a implantação de um sistema de busca no site da festa, que integra o catálogo das editoras e facilita a procura por títulos, o sistema foi disponibilizado antes da festa, facilitando a busca por títulos antecipada. “Antes de ir até à festa do livro, os visitantes poderão saber quais livros estão disponíveis lá”, destacou Márcio Pelozio, Diretor Comercial da EDUSP – Editora da USP, para o Jornal da USP.

A primeira edição da Festa do Livro da USP, que aconteceu no ano de 1999, foi realizada no vão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e contou com a participação de 31 editoras e duração de apenas dois dias – (segundo matéria do Jornal da USP).

…………………………………………………………………………………

ENTREVISTEI OS MEMBROS DA APG QUE ORGANIZARAM A VISITA:

Ao todo participaram  quarenta e oito (48) estudantes, da graduação do curso de Pedagogia e do curso de Licenciatura Integrada de Química e Física e estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação da FE/UNICAMP. 

A visita foi financiada com recursos do programa de excelência acadêmica (PROEX) da CAPES. 

Como surgiu a ideia de promover essa visita?

A ideia veio através de uma integrante da APG, a Maria Júlia que, durante uma das nossas reuniões, apresentou a Festa do Livro da USP e levantou a possibilidade de nos organizarmos para ir, uma vez que seria um evento integrativo, além de promover o acesso a algumas literaturas importantes para nossas formações. A proposta foi aceita pelo coletivo e depois disso iniciamos um diálogo com a coordenação do PPGE a fim de viabilizar essa atividade.

Qual foi o objetivo da visita?

Acreditamos que essa atividade cumpriu com dois objetivos: o primeiro foi promover a integração das/es/os estudantes da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação; o segundo acabou sendo uma consequência do primeiro, ao promover, de certa forma, o incentivo à leitura e o acesso às obras impressas. Todas as editoras que participaram do evento eram obrigadas a oferecer no mínimo 50% de desconto nas obras, isso possibilitou aos estudantes adquirir livros no precinho.  

O que a visita pôde proporcionar aos visitantes da FE?

Foi uma visita importante tanto de âmbito acadêmico como cultural, pois muitos não conheciam a USP, ou já tinham ido em uma feira de livros. Essa visita gerou uma maior integração entre as/es/os estudantes da FE, visto que nem todes/as/os se conheciam. Além do mais, tivemos a oportunidade de comprar livros relacionados a nossas pesquisas, a literatura nacional, ou internacional a preços baratos, possibilitando um maior acesso à cultura leitora. 

A APG realizou ações (visitas) semelhantes ao longo do ano de 2024?

A APG/FE estava sem atuação desde 2022. Nossa gestão foi empossada em junho deste ano, passamos os primeiros meses deste semestre tentando entender as participações discentes para ocupar nossos lugares de representação, por isso, a visita à Festa do Livro da USP foi a primeira desta natureza. Mas temos a intenção de continuar promovendo atividades como essa.

Qual o planejamento da APG em relação ao ano de 2025?

Estamos realizando as tratativas nas reuniões em andamento neste calendário 2024. Mas podemos adiantar que as representações discentes nos departamentos, Comissão de Pós-Graduação (CPG) e Congregação estão garantidas para o próximo ano. Inclusive, na semana passada aconteceu a eleição para representação discente na Congregação e a Pós-Graduação alçou três cadeiras, duas delas com representantes da APG. 

Além disso, é importante ressaltarmos que o Cine Jardim também é um projeto que pretendemos dar continuidade para o próximo ano. Outras questões estão em discussão, mas pretendemos finalizar 2024 com o calendário e tarefas para o próximo ano.

Outra iniciativa que está sendo promovida pela APG é o Cine Jardim. Fale um pouquinho sobre essa atividade…

A idealização do Cine Jardim veio da professora Alik Wunder, que ocupou o espaço do Jardim dos Saberes Ancestrais para exibição de produções audiovisuais. Diante dessa experiência, provocou a APG a dar continuidade à proposta. Assim, com a intenção de aproximar estudantes da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Educação, a APG/FE entrou em contato com o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAP) no sentido de apoiarem o projeto.

Nós elaboramos um cronograma de exibições para o segundo semestre de 2024 que contou com três filmes. A nossa primeira experiência foi em setembro com a exibição do documentário “Rádio Muda – A história da emissora contada por eles mesmos” que conta um pouco da história dessa rádio que resistiu por muito tempo na caixa d’água do ciclo básico, nós conseguimos contato com Marina Martinelli, atualmente doutoranda na UNICAMP e que participou ativamente da rádio. Ela pode nos trazer um pouco da sua experiência  num debate posterior à exibição do documentário. Em outubro o Cine Jardim esteve integrado às atividades da Semana de Educação e o filme transmitido foi “Tempo de Guavira” (2021) que retrata as relações dos Kaiowá e Guarani com suas terras tradicionais, tekoha, ameaçadas pelo agronegócio no sul de Mato Grosso do Sul. Também tivemos um riquíssimo debate pós exibição que contou com a presença da cineasta Michele Conzianza, pertencente ao povo Guarani Kaiowá, além de Tatiane Klein, jornalista e antropóloga que foi produtora do documentário. Em novembro tivemos a última exibição do ano que contou com o filme “Professoras” que traz um panorama sobre as transformações que o sistema educacional básico vem sofrendo no Paraná desde a pandemia, com foco nos impactos ao trabalho docente.

Acreditamos que o Cine Jardim está sendo uma ótima oportunidade de integração entre estudantes, docentes e funcionários, de graduação e pós-graduação.

Por fim…

Nosso olhar em relação ao evento realizado pela APG / FE – Gestão 2024-2025 se manifesta pelas fotografias registradas das pessoas que participaram e abraçaram a ideia de integrar todas, todes e todos da educação.

Equipe visitante da 26ª Festa do Livro da USP - APG/FE
Equipe de visitantes da 26ª Festa do Livro da USP – APG/FE
Cine Jardim, Jardim dos Saberes Ancestrais - APG/FE
Cine Jardim, Jardim dos Saberes Ancestrais – APG/FE

Membros da APG FE/UNICAMP – Organizadores da visita:

  • Adrielen Amancio da Silva (Cargo: Coordenadoria de Comunicação) – Doutorado, Linha 2: “Educação e Ciências Sociais” – Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Fonseca de Almeida;
  • Beatriz Rodrigues Torres (Cargo: Coordenadoria de Comunicação) – Mestrado, Linha 2: “Educação e Ciências Sociais” – Orientadora: Profa. Dra. Débora Mazza;
  • Guilherme Bufelli Macari (Cargo: Coordenadoria Administrativa) – Mestrado, Linha 2: “Educação e Ciências Sociais” – Orientadora: Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan;
  • Leiliane Oliveira Reimberg (Cargo: Coordenadoria do Movimento Estudantil) – Mestrado, Linha 1: Trabalho e Educação. Grupo: Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividades (Netts) – Orientador: Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani;
  • Kamila Fernanda Oliveira Anzen (Cargo: Coordenadoria Acadêmica) – Doutorado, Linha 1: Trabalho e Educação: Grupo: Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (grupo integrado ao Netss) – Orientador: Prof. Dr. Lucas Barbosa Pelissari;
  • Isaac Pimentel Fernandes Sobrinho (Cargo: Suplente de Coordenadora Administrativa) – Doutorado, Linha 5, Estado, Estado, Políticas Públicas e Educação. Grupo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). Orientadora – Profa. Dra. Selma Venco;
  • Maria Júlia Buck Rossetto (Cargo: Suplente na coordenadoria Acadêmica). Doutoranda pela Linha 5 – Estado, Políticas Públicas e Educação. Grupo de pesquisa: LaPPlanE (Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional). Orientadora: Profa. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis;
  • Pedro Coloma Medeiros. Cargo: Coordenadoria do Movimento Estudantil – Doutorado, Linha 1: Trabalho e Educação: Grupo: Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (grupo integrado ao Netss) Orientador: Prof. Dr. Lucas Barbosa Pelissari.

Ouça o PODCAST DA FE – #EP4, disponível no canal da Faculdade de Educação da UNICAMP, no YouTube, clique aqui para ouvir!

 Veja mais fotos na galeria do site da FE, clique aqui!

………………………………………………….

Acompanhe nossas redes sociais:

@feunicamp

 @apg.feunicamp

  Faculdade de Educação – Unicamp

Ícone do Youtube

https://www.youtube.com/FaculdadedeEducacaodaUnicamp

………………………………

Referências:

………………………………

Imagens:

……………………………………………….

Fotografias e colaboração: 

APG FE/UNICAMP

………………………………

Pesquisa, arte, redação e publicação:

Renata Seta, Comunicação Institucional – FE/Unicamp

………………………………………………………….

#unicamp #feunicamp #faculdadedeeducacao #faculdadedeeducação #faculdadedeeducacaounicamp #faculdadedeeducaçãounicamp  #livro #livros #leitura #festadolivro #USP #feiradolivro 

Ir para o topo