BREVE HISTÓRICO
A Biblioteca foi criada em 1972 no mesmo ano de início das atividades da Faculdade de Educação.
Integra o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) que reúne a biblioteca central e as demais bibliotecas de todas as unidades de ensino, centros e núcleos de pesquisa da Universidade.
Com a missão de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação, a Biblioteca consolidou-se como uma unidade referencial de publicações e de serviços de informação em Educação.
No ano de 1994, a biblioteca recebeu o nome de "Biblioteca Prof. Joel Martins", em homenagem póstuma ao professor e pesquisador Joel Martins, por sua relevante contribuição para a constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação no território brasileiro.
Para conhecer melhor este intelectual, acesse o arquivo:
ACERVO
O acervo da BJM é composto por publicações impressas, eletrônicas e digitais, adquiridas através de compras, doações e permutas, e por produções da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação - trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos, etc.
Em 2024, o acervo impresso da FE contabiliza a soma de 75.089 títulos de publicações, perfazendo o total de 122.769 exemplares, incluindo livros, CDs, DVDs e trabalhos acadêmicos, e centenas de títulos de periódicos com seus respectivos fascículos.
A coleção impressa é de livre acesso. A organização dos livros, que é segundo a CDD (Classificação Decimal de Dewey), pode ser visualizada no arquivo abaixo:
Quanto ao acervo digital, a Biblioteca conta com periódicos, livros, trabalho acadêmicos e diversas bases de dados em Educação e áreas afins.
As temáticas do acervo contemplam formação em pedagogia, formação em licenciaturas em geral, administração escolar, ciências sociais na educação, cultura, educação de crianças, educação em geral, filosofia da educação, formação de professores, história da educação no Brasil, linguagem e arte na educação, literatura infanto-juvenil, literatura em geral, políticas educacionais, práticas de ensino, psicologia educacional, sociologia educacional, sistemas de avaliação de ensino, sistemas educacionais, entre tantos outras.
Destacamos a Coleção Especial Maurício Tragtenberg, composta por 10.000 volumes, incluindo livros, revistas especializadas e publicações diversas, documentação gráfica, além de documentos manuscritos, abrangendo diversas áreas do conhecimento com ênfase em Educação, Sociologia, Política, História e Ciências Sociais, nos idiomas português, francês, espanhol, inglês, alemão e italiano. Inclui, além disso, coleções como a Brasiliana e obras consideradas raras. Maurício Tragtenberg foi professor da Faculdade de Educação da UNICAMP, entre 1970 e 1997. Faleceu no ano de 1998, deixando um valioso conhecimento. Esta coleção está disponível no segundo piso da biblioteca, sendo disponível somente para a consulta local, em espaço reservado e monitorado por pessoal da biblioteca.
O acervo impresso da Biblioteca pode ser acessado em http://acervus.unicamp.br/ e as coleções digitais em http://www.sbu.unicamp.br/sbu/
Os arquivos a seguir se referem à Coleção Especial Maurício Tragtenberg.
|