Educação a distância

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Atualizado em 21/05/2021 - 09:47

Dicas

1 - Dicas para participação de uma sessão de videoconferência:

  • Compareça na sala com antecedência mínima de 15 minutos ao início do evento;
  • Mantenha o seu dispositivo móvel no modo silencioso, ou no "modo avião" durante a aula;
  • Não consuma bebidas e alimentos nas salas. Se necessário água, utilize-se de garrafas, com cuidados para não molhar os microfones;
  • Evite rasgar papéis durante o evento;
  • Evite bater objetos nas mesas durante o evento desnecessariamente;
  • Participe com perguntas nos momentos oportunos;
  • Ative o microfone sobre a mesa para a sua fala tocando na parte mais baixa do mesmo  (conforme foto abaixo) até que o led acenda e a câmera seja direcionada a você.
  • Identifique-se antes de iniciar a sua fala;
  • Fale pausadamente e com boa entonação de voz para uma gravação satisfatória do do áudio e das imagens;
  • Seja breve e objetivo nas questões;
  • Não perca o foco do assunto em discussão;
  • Desligue o microfone da mesa após a sua fala final;
  • Evite deslocar as mesas de lugar;
  • Não fume na sala e ou no hall;
  • Mantenha uma postura correta nas cadeiras;
  • Feche as portas das salas ao entrar ou sair;
  • Não sente nas mesas;
  • Não coloque mochilas, casacos e objetos destes tipos sobre as mesas, pois eles dificultam a captação do áudio pelos microfones.

 

Professor, apresentador, debatedor e outros que ocuparão a mesa frontal ou o púlpito:

  • Compareça na sala para videoconferências com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência ao horário de início do evento, de maneira que haja tempo disponível para reprogramar as câmeras do Sistema e testar as mídias com as apresentações. Será possível assim, cumprir o horário de início do evento agendado.
  • Evite andar pela sala durante o evento. Caso haja esta necessidade, solicite a disponibilização de 01 um microfone de lapela com antecedência ao início do evento.
  • Elabore a apresentação onforme o modelo de slide padrão.
  • Evite roupas listradas e ou estampadas.

 

2 - Dicas para preparação da apresentação

Utilize o template (arquivo PPT) disponível no arquivo abaixo para a elaboração de sua apresentação para: aulas; seminários; defesas de teses e outros eventos a serem apresentados nas salas para videoconferências da Faculdade de Educação:

Este é o formato para se obter a melhor qualidade de imagens tanto na sala, quanto nos microcomputadores onde as pessoas estarão assistindo ao videostreaming do evento. 

3 - Dicas para participação de uma Webconferência - Google Meet
 

Seguem algumas sugestões para que a sessão de "webconferência" tenha o melhor êxito possível, sob os aspectos: visual (imagens dos participantes); acústico (do ambiente e do controle dos microfones); de preparação da apresentação e de conexões de redes:

  • Conexões: Conectem os equipamentos (notebook, desktop) prioritariamente por meio de redes cabeadas;
  • Ambientes: Sempre que possível, procurem ambientes nas residências e outros, onde sejam minimizados os ruídos gerados por agentes internos e ou externos, tais como aqueles produzidos por: animais; crianças; veículos; obras, e outros;
  • Posicionamento dos notebooks: Posicionem os notebooks sobre algum livro e ou outro (caixa, suporte, etc), de maneira que as câmeras fiquem a altura dos olhos dos participantes;
  • Posicionamento das câmeras: Direcionem as câmeras dos notebooks, celulares, desktops em sentido favorável à iluminação do ambiente, isso é, não direcionem as câmeras no sentido contra: janelas (abertas durante o dia); luminárias e quaisquer outras fontes de iluminação;
  • Microfones: Mantenham os microfones dos equipamentos no modo "mudo" enquanto o(s) outro(s) participante(s) está(ão) com a(s) fala(s);
  • Dispositivos móveis: Mantenham dispositivos móveis (smartphones, phablets e aparelhos celulares, tablets) distantes pelo menos 50 cm dos notebooks, pois eles poderão gerar ruídos (conhecidos como "estalos") para os demais participantes, que não são ouvidos pelo participante gerador do ruído;
  • Headphone: Se possível, utilize algum fone de ouvido com microfone ou headphone durante a comunicação.