Publicações

+55 19 3521-6707
Atualizado em 12/12/2024 - 08:11

Clube de Leitores

O Clube de Leitores da FE tem a missão de culturalizar, ou seja, promover e difundir a cultura, instigando, refletindo e debatendo conhecimentos através da leitura.

Através da promoção de encontros regulares entre pessoas das mais diversas vivências, o objetivo do clube é o de utilizar a literatura (ficcional ou não ficcional) como vetor para ampliar o conhecimento e a cultura, desenvolvendo a reflexão e o senso crítico através da capacidade de interpretação, promovendo e construindo o hábito e o compartilhamento de leitura, ampliando horizontes, quebrando paradigmas e resistências e evidenciando a importância de atividades culturais de extensão comunitária para o desenvolvimento de um maior diálogo entre a universidade e a sociedade.

Em um ambiente universitário, é necessário entender que a literatura vai além do conteúdo científico. Ela fomenta o crescimento do indivíduo como pessoa, ensina a sonhar, a criar, a abstrair e aumentar a visão de mundo, transformando vidas.

Um livro será escolhido como leitura indicada para o mês e no final do período, os participantes se reunirão para discutir a obra e um mediador será responsável por conduzir a sessão e terá como missão difundir, instigar, refletir e debater as experiências de leitura de forma lúdica e prazerosa, guiando os leitores e participantes a interagirem e a compartilharem suas impressões e a vivenciarem novas reflexões, visões e percepções. Cada encontro debaterá a obra lida no período e terá duração média de uma hora e meia.

As indicações poderão ser de obras clássicas ou contemporâneas, dos mais diversos gêneros literários e estilos de narrativas, que estarão preferencialmente disponíveis para empréstimos no acervo do SBU/Unicamp (https://www.sbu.unicamp.br/sbu/) e/ou na Biblioteca digital gratuita BibliOn (https://biblion.odilo.us/).

As sessões serão preferencialmente realizadas dentro dos espaços da Biblioteca da FE, como forma de proporcionar aos participantes o conceito de Biblioteca Viva, ampliando a visão de que uma Biblioteca (universitária) é mais que um conjunto de estantes onde se guardam livros ou de serviços a recorrer como suporte às atividades de lazer, trabalho, estudo ou pesquisa. Estão previstos encontros on-line nos períodos de férias e híbridos quando houver a participação de outros clubes ou comunidades convidadas.

O Clube de Leitores da FE é aberto à participação de toda comunidade interna e externa da Unicamp. É destinado tanto para leitores experientes, quanto para iniciantes ou sem o hábito de leitura. Para participar basta preencher o formulário on-line:  https://forms.gle/sTZH32Bgtn8oBeaR8. A partir do cadastro, a pessoa será adicionada ao grupo de e-mails e de WhatsApp (opcional), canais oficiais que serão usados para divulgação das obras e dos encontros e para interação.

 

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

AGENDA DOS ENCONTROS:

Nós divulgaremos aqui e por e-mail as obras trabalhadas e as datas dos encontros.

 

PRÓXIMO ENCONTRO:

  • Mês: DEZEMBRO/2024 

    Data: 16/12/2024 (segunda-feira)

    Horário: das 18:00 às 19:00 horas

    Local: o encontro será on-line (os cadastrados no clube receberão o link por e-mail)

    • Conto: "Da próxima vez" 
       
    • Livro: Espinhos e Alfinetes
       
    • Autor: João Luiz Anzanello Carrascoza
       
    • Editora Record, 2020 (112 páginas)
       
    • Disponível em:
    • Obs: discutiremos somente o conto "Da próxima vez", mas quem tiver a oportunidade de ler a obra toda, com certeza se encantará e se emocionará com os demais contos do livro.
       
    • Sobre o texto: conto curto, mas bem profundo do autor João Anzanello Carrascoza. É um texto saudosista e muito sentimental, que nos faz refletir sobre memórias, sobre afetos, sobre a finitude da vida e sobre o que acabamos priorizando face a rotina que adotamos em nossas vidas.
       

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

ACONTECEU:

  • Mês: NOVEMBRO/2024
  • Título: O céu para os bastardos
  • Autoria: Lilia Guerra
    Editora:Todavia
  • (176 páginas, 2023)
    Sinopse: A história de uma trabalhadora doméstica brasileira que, vivendo na periferia, ocupa o centro da vida social graças à sua sensibilidade, simpatia e humanidade. É um romance sobre o sentido da emoção e da inteligência na realidade mais cotidiana. Num tom de crônica sobre a periferia, trazendo muito mais do que as questões graves que assolam esse espaço social, dando lugar para a delicadeza e o registro cômico, Lilia Guerra constrói aqui um riquíssimo painel da vida brasileira.
  • Disponível on-line na BiblioOn (empréstimos gratuitos e de uso simultâneo, mediante cadastro prévio):  https://biblion.odilo.us/info/o-ceu-para-os-bastardos-01008941 

 

  • Mês: OUTUBRO/2024
  • Título: “A casa na Rua Mango
  • Autoria: Sandra Cisneros
  • Editora Dublinense (144 páginas, 2020)
  • Sinopse: Esperanza tem um nome mexicano, origens mexicanas, aparência mexicana, mas nasceu nos Estados Unidos e mora num decadente bairro de Chicago. Nesse contraste cultural, ela observa a vida dos vizinhos e das amigas para aprender a construir sua própria identidade. Em fragmentos do cotidiano, a autora de A casa na Rua Mango nos apresenta um panorama do universo de Esperanza e costura uma linha que vai da infância envergonhada da menina à tomada de consciência e início do amadurecimento. Um romance ao mesmo tempo leve e intenso, no qual as vozes latinas reverberam com a força da prosa singular da autora.
  • Disponível on-line na BiblioOn (empréstimos gratuitos e de uso simultâneo, mediante cadastro prévio):
    https://biblion.odilo.us/info/a-casa-na-rua-mango-00906350
  •  

 

 

 

 

 

 

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Da FE para o mundo!

Acompanhe as divulgações do nosso clube de leitores!

 

  • Podcast FE - Ep. 1: Clube de leitores da FE (19/11/2024)

         

          <https://youtu.be/tJZDWUpRWFc?si=hd3PKX6csImAFz1A>

 

  • Clube de Leitores da FE-Unicamp: Um Espaço de Conexão e Reflexão (11/11/2024)

         <https://www.fe.unicamp.br/noticias/clube-de-leitores-da-fe-unicamp-um-espaco-de-conexao-e-reflexao>

 

=========================================