Apresentação Pública de Pesquisa de Pós-Doutorado | Caminhos político-pedagógicos das Instituições Escolares Rurais Multisseriadas do Município de Concórdia – SC: necessidade ou opção pedagógica?
TÍTULO:
Caminhos político-pedagógicos das Instituições Escolares Rurais Multisseriadas do Município de Concórdia – SC: necessidade ou opção pedagógica?
OBJETIVO:
Investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas, no contexto do desenvolvimento socioeconômico-político do Município de Concórdia (1934-2019), com ênfase na análise dos caminhos político-pedagógicos que percorreram, tendo em vista as políticas educacionais, locais/estaduais/nacionais que orientaram este modelo de escola.
RESUMO:
A pesquisa objetivou investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas, no contexto do desenvolvimento socioeconômico-político do Município de Concórdia (1934-2019), com ênfase na análise dos caminhos políticopedagógicos que percorreram, tendo em vista as políticas educacionais, locais/estaduais/nacionais que orientaram este modelo de escola. Assim, buscamos identificar as características e transformações que ocorreram com estas escolas ao longo do desenvolvimento do município, a fim de analisar em que medida as escolas multisseriadas foram uma solução para a necessidade de escolarização da população rural (apenas transpondo o modelo seriado para um modelo multisseriado) e/ou foram uma alternativa/opção político-pedagógica relacionada aos tempos e espaços característicos da realidade rural. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com professores que atuaram ao longo nas escolas multisseriadas ao longo do período estudado, tendo o materialismo histórico dialético como referencial teórico metodológico da proposta.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/apres-publica-de-pos-dout–caminhos-politico-pedagogicos-das-instituicoes-escolares-rurais__725423
Período de Inscrição
21/11/2019
até 28/11/2019
Convidados
- Solange Aparecida Zotti (Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia)
Realização
- HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas "História
- Sociedade e Educação no Brasil"
- DEFHE – Departamento de Filosofia e História da Educação
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
- PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação
Responsáveis
- Prof. Dr. José Luis Sanfelice (FE/Unicamp)