Apresentação Pública de Pós-Doutorado: Estratégias de Aprendizagem em cursos de Formação de Professores de Geografia: um recorte das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
- Apresentação pública dos resultados da pesquisa de Pós-Doutorado
A necessidade de que os estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel se tornem mais motivados e estratégicos, bem como a carência de pesquisas que visem o fortalecimento da capacidade de aprender desses estudantes, motivou os propósitos da pesquisa. Teve-se como objetivo intensificar os estudos sobre o uso das estratégias de aprendizagem e acerca da aprendizagem autorregulada no âmbito da formação acadêmica dos estudantes de Geografia. Visou também aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o Learning and Study Strategies Inventory (LASSI)- Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do ano de 2018 com uma amostra composta por aproximadamente 150 alunos do 2º ao 8º semestre dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Foi possível identificar áreas e pontos específicos nos quais ações e intervenções em estratégias de aprendizagem são necessárias. Em linhas gerais, os resultados apontaram a urgência de investimentos em estratégias de aprendizagem entre estudantes de Geografia que propiciem a promoção de competências para autorregular a aprendizagem no contexto universitário.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/estrategias-de-aprendizagem-em-cursos-de-formacao-de-professores-de-geografia__451410
Período de Inscrição
04/02/2019
até 21/03/2019
Convidados
- Profa. Dra. Liz Cristiane Dias (Universidade Federal de Pelotas – Pós Doutoranda da FE/Unicamp)
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
Realização
- Psicologia e Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp
Apoio
- Faculdade de Educação – Unicamp
Responsáveis
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)