Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 14/04/2023 - 09:57 Agenda

Arpilleras e formação política: resistência e luta das mulheres sem terra

Tipo:
Mesa-redonda
Data:
24/04/2023 - 19:30 a 24/04/2023 - 22:00
Local:
Salão Nobre
Convidados:
  • Tassi Barreto (Setor de Gênero do MST)
  • Marília Del Passo (Pedagogia da FE/Unicamp)
  • Arpilleristas do Acampamento Marielle Vive
Mediadores:
  • Profa. Dra. Fabiana Rodrigues (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Promover e fomentar diálogos sobre a resistência e a luta das mulheres sem terra sob o viés da arte de arpilleras como instrumento de formação política.
Público alvo:
Comunidade da Faculdade de Educação, demais comunidades universitárias e público externo
Período de inscrição:

Evento presencial e gratuito.

É necessário se inscrever no evento para participar presencialmente. Será emitido certificado de participação, mediante credenciamento presencial.

Este evento será concomitante com a exposição Arpilleras: tecendo liberdade, da Rede de Combate à Violência Doméstica do MST de São Paulo, que ocorre na Biblioteca Prof. Joel Martins da Faculdade de Educação da Unicamp e em seguida, em Maio estará na Biblioteca Octavio Ianni no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Contará com um evento de diálogo no dia 24 de Abril, segunda-feira às 19h30 no Salão Nobre da FE/Unicamp.

“Arpillera é uma técnica de costura popular chilena, usada por mulheres da periferia de Santiago de Chile a partir dos anos 70, para denunciar os abusos de direitos humanos sofridos por elas e seus familiares durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). A arte do bordado, da costura, subalterno, popular, a partir do contexto político faz uma transgressão estética, conceitual, narrativa, temática, funcional, artística e usa-se essa arte como uma forma de luta política, trama e resistência, em um contexto em que nada podia ser feito.” - Esther Vital, arpillerista.

Venha prestigiar!

O capital e o agronegócio lucram com a fome e a violência
Por terra e democracia, mulheres em resistência!
Viva as mulheres Sem Terra!

Realização:
  • Biblioteca Prof. Joel Martins (FE/Unicamp)
  • Acampamento Marielle Vive
  • Setor de Gênero do MST