Das escolas ocupadas à Reforma do Ensino Médio: diálogo entre a pesquisa e a luta da educação
Evento presencial e gratuito.
É necessário se inscrever para participar do evento. Poderá ser emitido ser certificado de participação, mediante credenciamento presencial no local.
Resumo
Os Livros “Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública” e “O mundo público e a autogestão em Rosa Luxemburgo: uma análise das ocupações dos secundaristas no estado de São Paulo” são frutos das pesquisas realizadas por Tiago Barreiros de Freitas e Ana Maria Stabelini, respectivamente. Os trabalhos abordam questões centrais da política educacional, notadamente, no que diz respeito ao processo de privatização da educação pública.
Nos últimos anos, assistimos a intensas e aceleradas transformações da educação básica brasileira. Fundações, institutos, organizações etc. empresariais vêm tomando de assalto, com apetite e furor crescentes, o controle das determinações das políticas educacionais. Talvez, mais do que nunca, os rumos da escola pública são controlados diretamente por agentes da capital. A privatização da educação, no sentido amplo, avança, portanto, em larga escala.
A Reforma do Ensino Médio — imposta, na forma de medida provisória, em 2016, e depois convertida na Lei n. 13.415/2017 — representa um novo capítulo desse processo. Observar a sua gênese e sua estrutura revela não só sua vinculação umbilical aos grupos empresariais, mas também sua atadura a um movimento ininterrupto, que perpassa todos os governos, desde a década de 1990, de busca pela formação de um novo tipo de trabalhador,mais “adequado” a um neoliberalismo da periferia.
A despolitização como parte do projeto político neoliberal encontrou um contraponto momentâneo nas ocupações dos jovens secundaristas no estado de São Paulo (2015/2016). Evidenciando um caráter político de suas ações, as ocupações derrubaram uma das primeiras medidas para a implementação da reforma do ensino médio, qual seja: a reorganização escolar no estado de São Paulo, promovida pelo governo de Geraldo Alckmin (2014-2018). A ação obteve sucesso e o que podemos absorver dela está relacionado a uma perspectiva para pensarmos sobre a importância da educação política e seu significado para a democratização da escola pública. Entretanto, a implementação da Reforma do Ensino Médio parece apontar para o outro mundo sem qualquer perspectiva de remissão.
Objetivo do evento
Divulgar a produção acadêmica, resultante das pesquisas realizadas e promover um debate junto ao GEPECS (Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social) com a comunidade sobre o tema dos livros.
Público Alvo
Estudantes, profissionais da educação e demais interessados
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/das-escolas-ocupadas-a-reforma-do-ensino-medio-dialogo-entre-a-pesquisa-e-a-luta-da-educacao__1926607
Período de Inscrição
04/04/2023
até 02/05/2023
Convidados
- Profa. Dra. Carolina de Riog Catini (FE/Unicamp)
- Prof. Dr. Lalo Watanabe Minto (FE/Unicamp)
- Me. Tiago Barreiros de Freitas (Unicamp)
- Profa. Dra. Ana Maria Stabelini (FE/Unicamp)
Realização
- GEPECS – Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis
- Profa. Dra. Carolina de Riog Catini (FE/Unicamp)