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Lançamento de Livro

Das escolas ocupadas à Reforma do Ensino Médio: diálogo entre a pesquisa e a luta da educação

terça 02 maio
21:00
quarta 03 maio
01:00
    Salão Nobre
    Das escolas ocupadas à Reforma do Ensino Médio: diálogo entre a pesquisa e a luta da educação

    Evento presencial e gratuito.

    É necessário se inscrever para participar do evento. Poderá ser emitido ser certificado de participação, mediante credenciamento presencial no local.


    Resumo

    Os Livros “Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública” e “O mundo público e a autogestão em Rosa Luxemburgo: uma análise das ocupações dos secundaristas no estado de São Paulo” são frutos das pesquisas realizadas por Tiago Barreiros de Freitas e Ana Maria Stabelini, respectivamente. Os trabalhos abordam questões centrais da política educacional, notadamente, no que diz respeito ao processo de privatização da educação pública.

    Nos últimos anos, assistimos a intensas e aceleradas transformações da educação básica brasileira. Fundações, institutos, organizações etc. empresariais vêm tomando de assalto, com apetite e furor crescentes, o controle das determinações das políticas educacionais. Talvez, mais do que nunca, os rumos da escola pública são controlados diretamente por agentes da capital. A privatização da educação, no sentido amplo, avança, portanto, em larga escala.

    A Reforma do Ensino Médio — imposta, na forma de medida provisória, em 2016, e depois convertida na Lei n. 13.415/2017 — representa um novo capítulo desse processo. Observar a sua gênese e sua estrutura revela não só sua vinculação umbilical aos grupos empresariais, mas também sua atadura a um movimento ininterrupto, que perpassa todos os governos, desde a década de 1990, de busca pela formação de um novo tipo de trabalhador,mais “adequado” a um neoliberalismo da periferia.

    A despolitização como parte do projeto político neoliberal encontrou um contraponto momentâneo nas ocupações dos jovens secundaristas no estado de São Paulo (2015/2016). Evidenciando um caráter político de suas ações, as ocupações derrubaram uma das primeiras medidas para a implementação da reforma do ensino médio, qual seja: a reorganização escolar no estado de São Paulo, promovida pelo governo de Geraldo Alckmin (2014-2018). A ação obteve sucesso e o que podemos absorver dela está relacionado a uma perspectiva para pensarmos sobre a importância da educação política e seu significado para a democratização da escola pública. Entretanto, a implementação da Reforma do Ensino Médio parece apontar para o outro mundo sem qualquer perspectiva de remissão.


    Objetivo do evento
    Divulgar a produção acadêmica, resultante das pesquisas realizadas e promover um debate junto ao GEPECS (Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social) com a comunidade sobre o tema dos livros.

    Público Alvo
    Estudantes, profissionais da educação e demais interessados

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/das-escolas-ocupadas-a-reforma-do-ensino-medio-dialogo-entre-a-pesquisa-e-a-luta-da-educacao__1926607

    Período de Inscrição
    04/04/2023
    até 02/05/2023

    Convidados

    • Profa. Dra. Carolina de Riog Catini (FE/Unicamp)
    • Prof. Dr. Lalo Watanabe Minto (FE/Unicamp)
    • Me. Tiago Barreiros de Freitas (Unicamp)
    • Profa. Dra. Ana Maria Stabelini (FE/Unicamp)

    Realização

    • GEPECS – Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social

    Apoio

    • Faculdade de Educação/Unicamp

    Responsáveis

    • Profa. Dra. Carolina de Riog Catini (FE/Unicamp)
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