Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

Dia Nacional da Matemática

segunda 06 maio
21:30
terça 07 maio
01:00
    Salão Nobre
    Dia Nacional da Matemática

    V Malbatemática

    Malbatemática é o nome da exposição que homenageia o professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan. Ele é um precursor da Educação Matemática brasileira e, em sua homenagem, o dia 6 de maio, data de seu nascimento, foi institucionalizado como Dia Nacional da Matemática, pela Lei nº 12835/13. Suas ideias e propostas visavam tornar o ensino da Matemática compreensível, curioso, pitoresco e divertido para os alunos.

    A primeira edição da Malbatemática aconteceu em julho de 2015, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com o tema “Homenagem à vida e à obra de Malba Tahan” e trouxe à mostra objetos, fotos, cartas, manuscritos e publicações de seu acervo.

    A segunda edição aconteceu em maio de 2016 e teve como tema “As várias facetas de um precursor da educação matemática”, com o objetivo de mostrar os diferentes campos de atuação de Julio Cesar de Melo e Souza. 

    A terceira edição, que aconteceu em 2017, trouxe o tema “O legado educacional do mestre Malba Tahan”, com o objetivo de mostrar a atualidade das lições do mestre a licenciandos, professores, pesquisadores e demais interessados em Educação Matemática.

    Na quarta edição, em 2018, o tema da exposição foi: “Malba Tahan e a Didática da Matemática: um precursor do ensino”, com foco em suas obras, especialmente a “Didática da Matemática” (v. 1 e 2), bem como nos seus cadernos de anotações, nas publicações em jornais e revistas da época, de forma a revelar ao público visitante as várias facetas do professor Julio Cesar de Mello e Souza, especialmente suas contribuições para a melhoria do ensino da Matemática.

    Em 2019, a quinta edição da Malbatemática traz como tema “Malba Tahan e o Ensino da Matemática no Brasil: legado de um precursor”, com o objetivo de apresentar os registros, percepções e estratégias de ensino praticadas por Malba Tahan na sua época e suas relações com o ensino atual da matemática.

    A Malbatemática é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI), com o apoio do Centro de Memória da Educação (CME), curador do acervo de Malba Tahan, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), e da Editora Record.

    06 de maio – DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

    No dia 5 de maio de 2004, um dia antes da data de nascimento de Malba Tahan, foi apresentado à Câmara Federal, pela professora e deputada Raquel Teixeira, o Projeto de Lei 3482/2004, propondo a criação do Dia Nacional da Matemática. No entanto, o projeto só foi aprovado nove anos depois, em 05 de junho de 2013 (Lei nº 12835/13).  

    Raquel Teixeira acolheu o pedido de muitos professores, inspirando-se certamente nos projetos aprovados criando o Dia da Matemática, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo (ambos em 1995), e no texto do professor Sergio Lorenzato publicado na Revista da Sociedade de Educação Matemática – SBEM-SP na época dirigida pela professora Estela Kauffman, antiga aluna de Malba Tahan.

    Desde 1995, ano do centenário de nascimento do professor Mello e Souza (1895-1974), muitos esforços foram empreendidos por professores de Matemática para a criação da data comemorativa. Em 2012, um ano antes da promulgação final do projeto de lei, o professor Antonio José Lopes apresentou em Boletim Especial da SBEM-SP, argumentos em defesa do Dia Nacional da Matemática, reforçando ainda mais a expectativa de todos. O dia 6 de maio homenageia o nascimento do matemático, educador e escritorbrasileiro Julio Cesar de Mello e Souza – Malba Tahan.

    PROGRAMAÇÃO

    18h30 – 19h00: Abertura Oficial

    19h00 – 20h15: Palestra “Matemática recreativa é matemática?”

    • Prof. Dr. Antônio José Lopes BIGODE

    20h15 – 21h30: Mesa redonda “Constituindo aprendizagens e saberes em um contexto formativo para o desenvolvimento profissional do professor”

    • Prof. Dr. Carlos Miguel Ribeiro (FE-UNICAMP)
    • Prof. Dr. Paulo César da Penha (Rede Municipal de Itatiba)
    • Prof. Ms. Rodrigo Donizete Serra (GEPEMAI/FE-UNICAMP)

    21h30 – 22h00: Encerramento 

    Link de Inscrição
    https://gepemai10anos.wixsite.com/gepemai/inscricao

    Período de Inscrição
    01/04/2019
    até 03/05/2019

    Convidados

    • Prof. Dr. Antônio José Lopes Bigode (Centro de Educação Matemática)
    • Prof. Dr. Carlos Miguel Ribeiro (Faculdade de Educação/UNICAMP)
    • Prof. Paulo César da Penha (Rede Municipal de Itatiba)
    • Prof. Ms. Rodrigo Donizete Serra (Membro do GEPEMAI/FE/UNICAMP)

    Programação (Link)
    https://gepemai10anos.wixsite.com/gepemai/programacao

    Realização

    • Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI)

    Apoio

    • Centro de Memória da Educação (CME)
    • Faculdade de Educação/UNICAMP
    • Editora Record
    • SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)

    Responsáveis

    • Prof. Dr. Sergio Apparecido Lorenzato, Prof. Ms. Rodrigo Donizete Serra
    Ir para o topo