
Evento online e gratuito.
Para participar, é necessário se inscrever. Os certificados serão emitidos mediante preenchimento de lista de presença virtual.
Objetivo do evento
O observatório tem por objetivo se constituir como um espaço permanente e aberto no sentido de fortalecer a integração entre a universidade, os sistemas educativos, sindicatos e associações profissionais, em torno dos debates sobre as relações de trabalho docente. Será um espaço voltado ao debate, à troca de experiências, de formação política, socialização e disseminação de informação.
Público-alvo
Professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação, Estudantes de Pós-graduação e representante de entidades sindicais.
Programação
7o. Encontro do Observatório do Trabalho Docente
Tema: Gerencialismo, responsabilização e assédio moral nas organizações educativas.
Data: 30 de outubro de 2025
Horário: 19h às 22h
Inscrições: 20/10 até 30/10
Ementa:
O encontro abordará como o gerencialismo, a responsabilização e a meritocracia, consolidados nas reformas empresariais da educação, têm intensificado o controle sobre o trabalho docente e produzido abalo das relações de confiança e cooperação entre professores, gestores e estudantes. O Observatório do Trabalho Docente vem acompanhando os efeitos deletérios desse modelo de gestão, inspirado na lógica de mercado, e tem apontado que essa responsabilização, afirmada por meio de relações verticais e horizontais, mostra-se cada vez mais autoritária e punitiva. Entre as expressões mais evidentes desse fenômeno estão os novos mecanismos e dispositivos burocráticos de controle sobre o trabalho docente e a plataformização desenfreada do ensino. A estratégia de avaliação em larga escala, estruturada em torno do mecanismo de accountability – que mobiliza metas e processos de ranqueamento –, tem produzido impactos diretos nas relações interpessoais e sociais no campo educacional, além de intensificar casos de assédio moral e processos de adoecimento entre os profissionais da educação.
Convidado:
- Prof. Dr. José Roberto Heloani
Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP. É doutor em Psicologia pela PUC-SP, com pós-doutorado em Comunicação pela USP e Livre-Docente em Teoria das Organizações pela UNICAMP. Graduado em Direito (USP) e Psicologia (PUC-SP), possui mestrado em Administração pela FGV-SP. É coordenador e Fundador do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade _ NETSS/ UNICAMP. Desenvolve pesquisas sobre assédio moral, sexual, discriminação e ética no trabalho. Com Margarida Barreto, fundou o primeiro site brasileiro sobre assédio moral e a Rede Latino-Americana de Combate ao Assédio Laboral e Outras Manifestações de Violência no Trabalho.
6o. Encontro do Observatório do Trabalho Docente
Tema: A Educação a distância em todos os níveis de ensino e suas implicações no trabalho docente, na formação de professores e dos estudantes.
Data: 25 de setembro de 2025
Horário: 19h às 22h
Inscrições: 18/09 até 25/09
Ementa: No próximo encontro, iremos examinar a legislação educacional referente ao período de 1996 a 2025 voltada para o Ensino a Distância (EaD), com especial atenção para o Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025. A partir dessa análise, buscaremos compreender de que maneira esse conjunto
normativo impulsionou transformações significativas na organização da educação e favoreceu a expansão da modalidade no ensino superior privado, sobretudo nos cursos de licenciatura, gerando impactos significativos no trabalho docente e na formação de professores. Pretendemos ainda, discutir as
formas de eadização dos cursos superiores e da educação básica. No caso da educação básica o fenômeno da eadização aparece nas formas flexíveis para o cumprimento da carga horária do novo ensino médio e da EJA e/ou acopladas ao ensino plataformizado. Esperamos debater as formas de precarização do trabalho e de desqualificação do trabalho docente, bem como, os efeitos na
formação dos estudantes do ensino superior e da educação básica.
5o. Encontro do Observatório do Trabalho Docente 
Tema:  A ação jurídica na defesa e conquista de direitos dos trabalhadores da educação. 
Data: 28 de agosto de 2025 – Quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Inscrições: 18/08 até 28/08
Ementa: Nos primeiros encontros do Observatório debatemos as condições de trabalho, a precarização, as formas de controle gerencial e a plataformização. Analisamos os efeitos deletérios, para os professores, desse processo de trabalho marcado por estas condições. No IV encontro debatemos as formas de luta, estratégias de enfrentamento e de resistência, de construção de unidade e de fortalecimento da organização coletiva, diante da agenda neoliberal e conservadora na educação. Nesse V encontro o observatório dará continuidade ao tema, enfatizando a ação jurídica na defesa do direito dos trabalhadores da educação e sua efetividade para a organização dos trabalhadores, a resistência coletiva e a luta.
Convidados
Alexandre Tortonella Mandi
Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, na área de Economia Social e do Trabalho (2014). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Especialista em Economia em Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo CESIT/IE da Unicamp (2009). Atua como assessor jurídico de servidores públicos municipais, particularmente quanto à
educação. É assessor jurídico do movimento “Somos Todas Professoras”, em defesa da educação infantil e a luta pelo correto enquadramento das servidoras enquanto carreira do Magistério. É assessor jurídico do Movimento das Fábricas Ocupadas, acompanhando o caso emblemático da Flaskô.
Gabriel Franco da Rosa
Advogado e professor universitário, com mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (2019). Tem atuação profissional destacada junto a sindicatos de trabalhadores e associações. É pesquisador no Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Comissão Organizadora:
- Cristiane Maria Oliveira Mendonça
- Lucilene Schunck Pisaneschi
- Monica Markunas
- Michelangelo Torres
- Potiguara Mateus Porto de Lima
- Gisiley Paulim Zucco Piolli
- Andréa Luciana Harada Sousa
- Iael de Sousa
- Mauro Sala
- Tania Barbosa Martins
- Flávia Teles dos Santos
- Erlando Reses
- Amanda Moreira
- Aline Duarte da Cunha
- Júlia Do Prado Souza
- Robernilson Melgueiro de Lima
- Diego Vilanova Rodrigues
- Tatiane Lima
- Prof. Dr. Iraci José Francisco
Responsáveis:
- Prof. Dr. Evaldo Piolli (Coordenação Geral)
- Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani
4º Encontro – Encontro do Observatório do Trabalho Docente 
Tema: As formas de luta e resistência coletiva diante da agenda neoliberal e conservadora na educação.

Ementa: nos três primeiros encontros do Observatório debatemos as condições de trabalho, a precarização, as formas de controle gerencial e a plataformização. Analisamos os efeitos deletérios, para os professores, desse processo de trabalho marcado por estas condições. 
A proposta deste IV encontro é discutir possíveis formas de luta, estratégias de enfrentamento e de resistência, de construção de unidade e de fortalecimento da organização coletiva. 
Qual deve ser a tarefa dos sindicatos, dos movimentos sociais e dos coletivos de trabalhadores nesse cenário? Como fortalecer e unificar a luta coletiva dos professores abalada pela fragmentação e a ideologia neoliberal presente em todos os níveis e modalidades da educação? Como construir formas de resistência coletiva unindo educadores, comunidade escolar e estudantes? Quais os limites e as possibilidades de luta coletiva postos para os profissionais que atuam nos setores público e privado em todos os níveis de ensino?
Data: 17/06/2025
Horário: 19h às 22h
Local: Google Meet
Para o aquecimento do debate, convidamos o cineasta e documentarista Carlos Pronzato, diretor do documentário “Acabou a paz, isto aqui vai virar o Chile! Escolas ocupadas em São Paulo (2015).“
Informações sobre o filme: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-256550/
3º Encontro – Encontro do Observatório do Trabalho Docente 
Tema: Plataformas do ensino e intensificação do trabalho docente
Ementa: As plataformas digitais adotadas pelos sistemas de ensino emergem como ferramentas de controle centralizadas do trabalho docente e da gestão. São plataformas de ensino, com apostilamento digital, materiais digitais, aulas prontas, ferramentas de ensino a distância entre outros mecanismos. O emprego sistemático desse aparato tecnológico tem promovido a maior intensificação, a perda da autonomia, a desqualificação do trabalho dos professores e a sua destituição, bem como, o aprofundamento da responsabilização. São mecanismos que instituem, nos sistemas de ensino e nas instituições públicas e privadas de ensino, um esquema de vigilância e punição, com efeitos deletérios sobre a identidade profissional, a organização coletiva e a saúde dos professores em todos os níveis de ensino. Somam-se a essa precariedade decorrente do processo de trabalho, as formas, também precarizadas, de contratação de professores e as formas aligeiradas e barateadas voltadas para a formação docente, com ênfase na modalidade EaD. Essas ferramentas dirigidas à gestão e ao ensino, também são mercadorias que abrem novas oportunidades de negócios para empresas privadas controladas pelo capital financeiro. Nesse encontro, o observatório irá discutir estratégias e formas possíveis de resistência e luta.
Data: 20/05/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
2º Encontro – Tema: Os sentidos do trabalho docente e seus desafios diante do desmonte contemporâneo
Ementa: Nesse encontro o Observatório do Trabalho Docente irá debater os efeitos da atual agenda das políticas educacionais e as medidas de gerenciamento e controle adotadas nos sistemas de ensino e escolas nas condições de trabalho. Vamos discutir as formas de precarização do trabalho e os impactos na desistência da profissão. Contudo, será fundamental debatermos formas possíveis de resistência e luta.
Data: 22/04/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
1º Encontro
Data: 18/03/2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Google Meet
Realização:
- Grupo de estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS)
Comissão Organizadora:
- Cristiane Maria Oliveira Mendonça
- Fernando Bitencourt Lopes
- Lucilene Schunck Pisaneschi
- Monica Markunas
- Michelangelo Torres
- Potiguara Mateus Porto de Lima
- Gisiley Paulim Zucco Piolli
- Andréa Luciana Harada Sousa
- Iael de Sousa
- Mauro Sala
- Tania Barbosa Martins
- Flávia Teles dos Santos
- Erlando Reses
- Amanda Moreira
Responsáveis:
- Prof. Dr. Evaldo Piolli
- Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani
- Prof. Dr. Iraci José Francisco

