Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 03/04/2024 - 18:12 Agenda

Escolas em diálogo: construindo alternativas emancipatórias

Pré-evento IV Seminário do LOED
Tipo:
Roda de conversa
Data:
16/04/2024 - 19:00 a 16/04/2024 - 21:00
Local:
Google Meet
Mediadores:
  • Profa. Dra. Adriana Varani (FE/Unicamp)
  • Me. Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos (UFSCar)
  • Me. Carollina Martins de Paiva Ribeiro (FE/Unicamp)
  • Profa. Elena Cier Palomino (Universidad Nacional Mayor de San Marcos)
  • Me. Luciane Vieira Palma (FE/Unicamp)
  • Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (FE/Unicamp)
  • Me. Rosangela de Souza Bittencourt Lara (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Em defesa da educação pública com qualidade social, estamos propondo uma série de rodas de conversa virtuais para discutir o tema da qualidade social da educação a partir de experiências de escolas urbanas, rurais e comunitárias que buscam construir e desenvolver o seu projeto político-pedagógico em uma perspectiva emancipatória. Quando adotamos o conceito de "Perspectiva Emancipatória", fundamentamo-nos nos argumentos apresentados por Paulo Freire em "Pedagogia do Oprimido" (2005). Freire defende a substituição da educação desvinculada do contexto social por uma abordagem emancipatória, na qual a conscientização e a ação na estrutura social são elementos essenciais para superar a opressão e a subordinação. A Educação Emancipadora possibilita que o indivíduo tome consciência de sua realidade, sendo um pilar fundamental para a busca da emancipação humana. Quando discutimos a qualidade social da educação, partimos do pressuposto de que a educação é um direito de todos os cidadãos, fundamental para a justiça, a igualdade e para a democracia, em contraposição à perspectiva da qualidade total que considera a educação como campo lucrativo. Estamos construindo uma perspectiva que enfatiza os aspectos sociais, culturais e ambientais da educação, valorizando não apenas o conhecimento simbólico, mas também a formação política, sensível e técnica, com vistas à formação integral dos sujeitos que ensinam e aprendem na escola. Consideramos ainda que a qualidade social da educação é atravessada por fatores externos e internos à escola (SILVA, 2009) que, se de um lado representam desafios, são também elementos motivadores de movimento e de reinvenção no interior das escolas. Ao convidar os participantes de experiências escolares reconhecidas por meio de prêmios, estudos acadêmicos, documentários e artigos de mídia impressa para compartilharem seus projetos autênticos e autorais, propomos um espaço onde as pessoas possam se encontrar e realizar reflexões a partir da realidade concreta de suas experiências, incluindo suas tensões e suas formas de organização coletiva e resistência. Consideramos que a qualidade social da educação não é algo pronto, mas que se constitui neste movimento de reinvenção, de reflexão sobre os fazeres e sobre a história, possibilitando novas formas de organização da própria escola com seus diferentes atores. Nesse sentido, nosso objetivo é refletir sobre maneiras de organizar e vivenciar a escola de forma comprometida com a qualidade social. Nossa reflexão se concentrará sobre as experiências de gestão democrática, escola e seu entorno social, projetos pedagógicos autênticos e comprometidos com a escuta e atuação da comunidade escolar, bem como, na formação humana em múltiplas dimensões, incluindo aspectos históricos, sociais, políticos, éticos, estéticos, e, afetivos, corporais, cognitivos.
Público alvo:
Profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores/as.
Período de inscrição:

Online e gratuito

Para participar, é necessário se inscrever em cada atividade. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento online.

27/02/24 (terça-feira) - Roda de conversa virtual I

19h00 às 21h15 - Cotidianos de escolas periféricas entre Brasil e Peru: práticas e saberes na relação escola-comunidade

• Profa. Dra. Adriana Varani (Brasil)
  • Profa. Elena Cier Palomino (Peru)

Escolas convidadas: EMEF/EJA Maria Pavanatti Fávaro, EMEF/EJA Silvia Simões Magro, Escola Municipal Professor Waldir Garcia (Brasil - AM) e Ecoescuela Simataucca N° 50920 (Peru)

26/03/24 (terça-feira) - Roda de conversa virtual II

19h00 às 21h00 - Educação do Campo: qualidade social e luta coletiva para o desenvolvimento da vida do campo

Escolas convidadas: EMEF/EJA Padre Leão Vallerié, EMEF João Alves dos Santos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Hermínio Pagotto e o assentamento Bela Vista do Chibarro (Brasil - SP) e Proyecto Educativo Institucional – Escuela Rural Hueque (Chile).

02/04/2024 (terça-feira) - Roda de conversa virtual III

19h00 às 21h00 - Educação, escolas e as margens de utopia: o que as experiências escolares comunitárias nos contam dos percursos e rotas de municipalização

Escolas convidadas: EMEF/EJA Professora Clotilde Barraquet Von Zuben, EMEFEI Padre Francisco Silva, Escola comunitária Luiza Manhin (Brasil - BA) e Escuela Emilia Lascar (Chile).

16/04/24 (terça-feira) - Roda de conversa virtual IV

19h00 às 21h00 - Desafios e lutas de escolas latino-americanas para a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da qualidade social da educação

• Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (FE/Unicamp)

Realização:
  • LOED - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos