Pré-evento IV Seminário do LOED
Online e gratuito
Para participar, é necessário se inscrever em cada atividade. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento online.
Programação
27/02/24 (terça-feira) – Roda de conversa virtual I
19h00 às 21h15 – Cotidianos de escolas periféricas entre Brasil e Peru: práticas e saberes na relação escola-comunidade
- Profa. Dra. Adriana Varani (Brasil)
- Profa. Elena Cier Palomino (Peru)
Escolas convidadas: EMEF/EJA Maria Pavanatti Fávaro, EMEF/EJA Silvia Simões Magro, Escola Municipal Professor Waldir Garcia (Brasil – AM) e Ecoescuela Simataucca N° 50920 (Peru)
26/03/24 (terça-feira) – Roda de conversa virtual II
19h00 às 21h00 – Educação do Campo: qualidade social e luta coletiva para o desenvolvimento da vida do campo
Escolas convidadas: EMEF/EJA Padre Leão Vallerié, EMEF João Alves dos Santos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Hermínio Pagotto e o assentamento Bela Vista do Chibarro (Brasil – SP) e Proyecto Educativo Institucional – Escuela Rural Hueque (Chile).
02/04/2024 (terça-feira) – Roda de conversa virtual III
19h00 às 21h00 – Educação, escolas e as margens de utopia: o que as experiências escolares comunitárias nos contam dos percursos e rotas de municipalização
Escolas convidadas: EMEF/EJA Professora Clotilde Barraquet Von Zuben, EMEFEI Padre Francisco Silva, Escola comunitária Luiza Manhin (Brasil – BA) e Escuela Emilia Lascar (Chile).
16/04/24 (terça-feira) – Roda de conversa virtual IV
19h00 às 21h00 – Desafios e lutas de escolas latino-americanas para a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da qualidade social da educação
- Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (FE/Unicamp)
Objetivo do evento
Em defesa da educação pública com qualidade social, estamos propondo uma série de rodas de conversa virtuais para discutir o tema da qualidade social da educação a partir de experiências de escolas urbanas, rurais e comunitárias que buscam construir e desenvolver o seu projeto político-pedagógico em uma perspectiva emancipatória. Quando adotamos o conceito de “Perspectiva Emancipatória”, fundamentamo-nos nos argumentos apresentados por Paulo Freire em “Pedagogia do Oprimido” (2005). Freire defende a substituição da educação desvinculada do contexto social por uma abordagem emancipatória, na qual a conscientização e a ação na estrutura social são elementos essenciais para superar a opressão e a subordinação. A Educação Emancipadora possibilita que o indivíduo tome consciência de sua realidade, sendo um pilar fundamental para a busca da emancipação humana. Quando discutimos a qualidade social da educação, partimos do pressuposto de que a educação é um direito de todos os cidadãos, fundamental para a justiça, a igualdade e para a democracia, em contraposição à perspectiva da qualidade total que considera a educação como campo lucrativo. Estamos construindo uma perspectiva que enfatiza os aspectos sociais, culturais e ambientais da educação, valorizando não apenas o conhecimento simbólico, mas também a formação política, sensível e técnica, com vistas à formação integral dos sujeitos que ensinam e aprendem na escola. Consideramos ainda que a qualidade social da educação é atravessada por fatores externos e internos à escola (SILVA, 2009) que, se de um lado representam desafios, são também elementos motivadores de movimento e de reinvenção no interior das escolas. Ao convidar os participantes de experiências escolares reconhecidas por meio de prêmios, estudos acadêmicos, documentários e artigos de mídia impressa para compartilharem seus projetos autênticos e autorais, propomos um espaço onde as pessoas possam se encontrar e realizar reflexões a partir da realidade concreta de suas experiências, incluindo suas tensões e suas formas de organização coletiva e resistência. Consideramos que a qualidade social da educação não é algo pronto, mas que se constitui neste movimento de reinvenção, de reflexão sobre os fazeres e sobre a história, possibilitando novas formas de organização da própria escola com seus diferentes atores. Nesse sentido, nosso objetivo é refletir sobre maneiras de organizar e vivenciar a escola de forma comprometida com a qualidade social. Nossa reflexão se concentrará sobre as experiências de gestão democrática, escola e seu entorno social, projetos pedagógicos autênticos e comprometidos com a escuta e atuação da comunidade escolar, bem como, na formação humana em múltiplas dimensões, incluindo aspectos históricos, sociais, políticos, éticos, estéticos, e, afetivos, corporais, cognitivos.
Público Alvo
Profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores/as.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/escolas-em-dialogo-construindo-alternativas-emancipatorias__2306947
Período de Inscrição
29/01/2024
até 26/02/2024
Mediadores
- Profa. Dra. Adriana Varani (FE/Unicamp)
- Me. Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos (UFSCar)
- Me. Carollina Martins de Paiva Ribeiro (FE/Unicamp)
- Profa. Elena Cier Palomino (Universidad Nacional Mayor de San Marcos)
- Me. Luciane Vieira Palma (FE/Unicamp)
- Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (FE/Unicamp)
- Me. Rosangela de Souza Bittencourt Lara (FE/Unicamp)
Realização
- LOED – Laboratório de Observação e Estudos Descritivos
Apoio
- Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Comissão Organizadora
- Adriana Varani
- Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos
- Carollina Martins de Paiva Ribeiro
- Claudia Pereira de Paula Sabia
- Elena Cier Palomino
- Fernando Cardoso da Silva
- Luana Costa Almeida
- Luciana Aparecida Guimarães
- Luciane Vieira Palma
- Mara Regina Lemes De Sordi
- Marcos Henrique Almeida dos Santos
- Maria Simone Ferraz Pereira
- Mateus Henrique do Amaral
- Regiane Helena Bertagna
- Renata de Fátima Gonçalves
- Rodrigo Capparelli Fonseca
- Rosangela de Souza Bittencourt Lara
Responsáveis
- Mara Regina Lemes De Sordi