Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 22/11/2021 - 11:29 Agenda

Formação de Formadores: IV Seminário de Pesquisas do Mestrado Profissional em Educação & Narrativas de Formação: II Seminário com Pesquisadores Egressos do MP

Centenário Paulo Freire
Tipo:
Data:
25/11/2021 - 09:00 a 26/11/2021 - 23:00
Local:
Youtube da FE
Convidados:
  • Profa. Dra. Eunice Macedo (Universidade do Porto)
  • Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (PROFLETRAS / UFMS / CPTL)
Objetivo do evento:
Dialogar acerca da formação dos profissionais da educação básica para uma atuação transformadora dos procedimentos inscritos na prática profissional, via reflexão sobre a experiência, a prática profissional e a incorporação dos procedimentos científicos dedicados ao estudo da política, planejamento, gestão e avaliação e das práticas pedagógicas na educação Básica.
Público alvo:
Profissionais da Educação; professores, pesquisadores, estudantes, comunidade em geral.
Período de inscrição:

Inscrições gratuitas

Carga horária:
12h

É obrigatório se inscrever e atestar frequência em, pelo menos, 75% das atividades, para ter direito ao certificado de participação.

O Seminário do Mestrado Profissional em Educação, que acontece anualmente na FE da UNICAMP, é uma atividade de cunho acadêmico-curricular, inserida na dinâmica do Programa de Pós-Graduação em Educação, com finalidade político-pedagógica de propiciar aos docentes e discentes o diálogo entre suas experiências e pesquisas no campo da formação de formadores, da reflexão e da avaliação educacional e institucional. É um tempo-espaço voltado a professores, educadores, gestores que já estão inseridos no campo da educação e que se inscrevem nos programas, nas propostas e ações escolares e não escolares, na dimensão da educação pública.

25/11/2021 – Quinta-feira

Abertura

• Profa. Dra. Maria Aparecida Guedes Monção (Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar da FE/UNICAMP)
  • Profa. Dra. Sandra Fernandes Leite (Coordenadora das Linhas de Pesquisa 1 e 2 do Mestrado Profissional)
  • Profa. Dra. Miriam Cardoso Utsumi (Coordenadora das Linhas de Pesquisa 1 e 2 do Mestrado Profissional)

Apresentação artístico-cultural

• Daniel Calipo (Egresso do MP, professor da rede pública de Campinas/SP, cantor, compositor, escritor)

Conferência – Paulo Freire e a Formação de Professores

• Profa. Dra. Eunice Macedo (Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto)
    Mediação:
    Profa. Dra. Claudia Bortolato (FE/Unicamp)
    Profa. Dra. Nima Spigolon (FE/Unicamp)

19h00 às 20h30 – Mesa com Egressos da Linha 1 - Política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica

• Fernando Bitencourt Lopes
  • Luciana Vendramel
  • Vastí Ferrari Marques
    Mediação – Prof. Dr. Evaldo Piolli (FE/Unicamp)

20h30 às 22h – Mesa com Egressos da Linha 2 - Práticas Pedagógicas na Educação Básica

• Ana Karolina Miranda de Moura
  • Emily Aline Maiolino
  • Simone Pinto da Silva
    Mediação – Profa. Dra. Claudia Ometto (FE/Unicamp)

26/11/2021 – Sexta-feira

14h00 às 17h30 - Discussão dos projetos de pesquisa

Mediação - Profa. Dra. Maria Aparecida Guedes Monção (Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar da FE/UNICAMP)

• Laura Maria Rodrigues Oliveira Kretly
  • Prof. Dr. Adriano Salmar Nogueira e Taveira
    Debatedor: Prof. Dr. Rogério Adolfo De Moura

• Maria Elisa Silveira de Souza
  • Prof. Dr. Renê Jose Trentin Silveira
    Debatedora: Profa. Dra. Liana Arrais Serodio

• Michel Marcelo Monteiro dos Santos
  • Prof. Dr. André Luiz Correia Goncalves De Oliveira
    Debatedor: Prof. Dr. Renê Jose Trentin Silveira

• Giuliana Trazzi Marcellino
  • Prof. Dr. André Luiz Correia Goncalves De Oliveira
    Debatedor: Prof. Dr. Adriano Salmar Nogueira e Taveira

• Danielle Lima de Vasconcelos
  • Prof. Dr. Rogério Adolfo De Moura
    Debatedor: Prof. Dr. André Luiz Correia Goncalves De Oliveira

• Mônica Menezes Santos
  • Profa. Dra. Liana Arrais Serodio
    Debatedor: Prof. Dr. André Luiz Correia Goncalves De Oliveira

17h00-17h30 - Comentários gerais

Apresentação artístico-cultural

• Roh Vaz (Egressa do MP, professora da rede pública de Campinas/SP, artista e clown)

Encerramento

Conferência - Mestrados Profissionais em Universidades Públicas: interface entre educação, experiências e perspectivas.

• Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (Presidente da Comissão Acadêmica Local de Curso do PROFLETRAS / UFMS / CPTL)
    Mediação:
    Profa. Dra. Claudia Bortolato (FE/Unicamp)
    Profa. Dra. Nima Spigolon (FE/Unicamp)
Realização:
  • Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar (FE/Unicamp)
  • Disciplina EE 004 – Escrita da dissertação I
Apoio: