Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 29/06/2021 - 15:39 Agenda

I Seminário Nacional EMpesquisa - A Reforma Neoliberal do Ensino Médio: tempos difíceis para a escola pública

Tipo:
Data:
29/06/2021 - 14:00 a 01/07/2021 - 22:30
Local:
Plataforma online
Convidados:
  • Alexandre Barbosa Pereira (Unifesp)
  • Gaudêncio Frigotto (UERJ)
  • Luís Antônio Groppo (Unifal)
  • Márcio Pochmann (IE/Unicamp)
  • Roberto Leher (UFRJ)
  • Dirce Zan (FE/Unicamp)
Mediadores:
  • Nora Krawczyk (FE/Unicamp)
  • Mônica Ribeiro (UFPR)
Objetivo do evento:
O Seminário, organizado pelo Grupo Empesquisa-SP, tem por objetivo promover o encontro de pesquisadores nacionais envolvidos em projetos de investigação sobre a Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados. O processo, que se iniciou com a Medida Provisória do governo Temer e se consolidou com a Lei 13.415/2017, tem produzido diferentes ações do poder público e das instituições escolares na adequação de seus sistemas às novas orientações. Existem tendências comuns entre os estados e outras que demarcam as especificidades locais, mas no geral são marcadas por um avanço do pensamento conservador e dos interesses do capital.
Público alvo:
estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da educação básica e do ensino superior
Período de inscrição:

Resumo:
O Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio - tempos difíceis para a escola pública” é o I Seminário Nacional da Rede EMpesquisa, criada por um grupo de pesquisadores com o propósito de formar uma rede nacional de acompanhamento do desenvolvimento da Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados do Brasil. A Rede está representada em todas as regiões do País. Participam dela professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.
O processo de reforma que teve início já em 2019 precisa ser compreendido no contexto político, social e econômico mais geral, iniciado na década de ‘90 no Brasil, e nas reformas regressivas recentes no âmbito trabalhista.
A Reforma de Ensino Médio não se deteve durante a pandemia, pelo contrário se intensificou em vários estados, sob fortes influências da mercantilização da educação.
Assim, o Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio - tempos difíceis para a escola pública” propõe um debate crítico sobre o controverso ‘novo normal’ que está sendo desenhado para o Ensino Médio e para a educação pública no Brasil.
Como esse processo tem ocorrido em cada um dos estados? Que atores têm participado? Como professores e estudantes estão avaliando os movimentos iniciais? Que impactos são possíveis de serem já percebidos na organização do trabalho pedagógico? O que esperar das reformas curriculares em curso? São estas algumas das questões que nos colocamos para esse encontro de pesquisadores.

PROGRAMAÇÂO

29 de junho - Terça-feira

14h00 – Sessão de Abertura do Evento

• Representante da direção da Faculdade de Educação
  • Antonio Carlos Amorim (Coordenador Pós- graduação em Educação/FE)
  • Monica Ribeiro da Silva (Coordenadora EMPesquisa nacional)
  • Nora Krawczyk (Coordenadora EMpesquisa estadual)

14:30 – Sessões de Comunicação dos GTs

19h00 – Conferência: Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil

• Prof. Dr. Roberto Leher

30 de junho - Quarta-feira

14h00 – Sessões de Comunicação dos GTs

19h00 – Mesa: Juventude e Escola: desafios e resistências

• Prof. Dr. Alexandre Barbosa Pereira (Unifesp);
  • Prof. Dr. Luís Antônio Groppo (Unifal);
  • Debatedora: Dirce Zan (Unicamp)

01 de julho - Quinta-feira

14h00 – Sessões de Comunicação dos GTs

19h00 – Mesa de Encerramento: Educação e Trabalho em Tempo de Desemprego Estrutural

• Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (Uerj)
  • Prof. Dr. Márcio Pochmann (IE/Unicamp;
  • Coordenação – Profa. Nora Krawczyk

Site do evento:

www.seminarionacionalempesquisa.com

Realização:
  • Grupo EMPesquisa (FE/Unicamp)
Apoio:
  • Tayná Lúcio
  • Tobias Expedito Gasparini
Responsáveis:
  • Nora Rut Krawczyk (FE/Unicamp)
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan (FE/Unicamp)