Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 22/06/2022 - 13:57 Agenda

13/06/2022 - 18:00 a 15/06/2022 - 21:00
Local:
Convidados:
  • Min. José Antonio Dias Toffoli (STF)
  • Prof. Dr. André de Carvalho Ramos (USP)
  • Prof. Dr. Lawrence Fung (Stanford University, EUA)
  • Profª Drª Maria Teresa Égler Mantoan (Unicamp)
Mediadores:
  • Me. Guilherme de Almeida Prazeres (Caucamp)
  • Laura Cristina Gonçalves (Caucamp)
  • Giovanna da Costa Romaro (Caucamp)
  • Me. Bruno de Sousa Moraes (Caucamp)
  • Mahan Vaz Silva (Caucamp)
Objetivo do evento:
No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Orgulho Autista, data importante que reforça a necessidade de debater sobre os direitos das pessoas no espectro autista. Temos como objetivo estrutural desenvolver estratégias para que todo cidadão tenha garantido o direito à educação pública e de qualidade, rompendo as barreiras (arquitetônicas, atitudinais, sociais, no transporte e de comunicação), que impedem a concretização desse direito.

No entanto, garantir acessibilidade não é sinônimo de garantir a inclusão. Criar contextos que, ao longo do tempo, potencialize uma ação ética inclusiva e transformadora é missão de toda a sociedade, governos, universidades e comunidade acadêmica. Por esta razão, realizamos ao longo do ano letivo uma série de eventos voltados a mobilizar toda a comunidade acadêmica em ações formativas sólidas e que possam embasar a criação de uma cultura pautada na Ética da Inclusão.

Pensando em criar propostas concretas para atingir esse propósito, no ano de 2021, realizamos a I Jornada pela Inclusão no Ensino Superior, evento que reuniu professores, pesquisadores e alunos da Unicamp e outras universidades brasileiras. No ano de 2022, aumentamos o escopo do evento e trazemos alguns dos maiores expoentes da luta pela inclusão da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo. Sendo assim, rebatizamos nosso encontro que a partir desse ano passa a se chamar I Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior.
Público alvo:
Profissionais da educação, docentes, alunos da graduação e da pós-graduação e público em geral.
Período de inscrição:

Inscrições gratuitas

Carga horária: 10 horas

É necessário se inscrever para receber o link de acesso e ter direito ao certificado de participação neste evento. Frequência mínima de 75% nas atividades para a certificação.

13/06 – Segunda-feira

18h00-18h30 – Mesa de abertura
com intérpretes de Libras e audiodescrição

• Profa. Dra. Rachel Meneguello (Pró-Reitora de Pós-Graduação, representando o Magnífico Reitor da Unicamp)
  • Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho (Pró-Reitor de Extensão e Cultura/Unicamp)
  • Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira (Diretor da FE/Unicamp)
  • Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes (Secretário Executivo de Comunicação - SEC/Unicamp)
  • Juliano Henrique Davoli Finelli (Prefeito do Campus - Unicamp)
  • Profa. Dra. Sandra Fernandes Leite (Coordenadora do Curso de Pedagogia - FE/Unicamp)
  • Me. Guilherme De Almeida Prazeres (Coordenador Geral do Coletivo Autista da Unicamp - CAUCAmp)

18h30-19h00 – Mesa-redonda I – Vivência na universidade

• Estudantes neurodiversos da graduação e pós-graduação

19h00-21h00 – Seminário I – Todos Nós: um projeto pela inclusão nas universidades brasileiras

Convidada:

• Profª. Drª. Maria Teresa Mantoan (FE/Unicamp)

Mediação:

• Laura Cristina Gonçalves (CAUCamp)

14/06 – Terça-feira

18h00-19h00 – Mesa-redonda II – Vivência na universidade

• Estudantes neurodiversos da graduação e pós-graduação

19h00-21h00 – Seminário II – O direito à inclusão no sistema educacional brasileiro: da Educação Infantil ao Ensino Superior

Convidado:

• Min. Dias Toffoli (STF)

Mediação:

• Me. Bruno de Sousa Moraes (CAUCamp)

15/06 – Quarta-feira

18h00-19h00 – Seminário III – Neurodiversidade na universidade e no mundo do trabalho: pontos fortes e desafios (Neurodiversity in the University and in the world of work: strengths and challenges)
Transmissão em inglês (esta atividade não terá tradução simultânea e nem suporte de LIBRAS, porém o material gravado terá seu conteúdo traduzido posteriormente em texto a ser disponibilizado aos inscritos no evento)

Convidado:

• Prof. Dr. Lawrence Fung (Stanford University)

• Mahan Vaz (CAUCamp)

19h00-21h00 – Seminário IV: A garantia de direitos de adultos no espectro autista

Convidado:

• Prof. Dr. André de Carvalho Ramos (USP – Faculdade de Direito)

Mediação:

• Giovanna Romaro (Caucamp)

Quadrado com fundo azulado. No topo, consta escrito a data e o título do evento. No centro há fotografia dos quatro palestrantes, com legendas de seus nomes e títulos sob as fotos. Na parte inferior, constam os ícones dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (1, 4, 8, 10, 11 e 16) e os logotipos das instituições realizadoras e apoiadoras do evento. Versão em língua inglesa.
Realização:
  • CAUCamp – Coletivo Autista da Unicamp
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Apoio:
  • APG Unicamp – Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da Unicamp
  • DCE Unicamp – Diretório Central de Estudantes da Unicamp
  • INPPDH – Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos
  • LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (FE/Unicamp)
  • PNS – Projeto de Neurodiversidade de Stanford
  • ReBEDH – Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos
  • TILS - Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais da Unicamp
  • M&M Acessibilidade Cultural