Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 21/06/2023 - 09:18 Agenda

I Simpósio sobre a Inteligência Artificial na Educação

Tipo:
Simpósio
Data:
20/06/2023 - 09:00 a 21/06/2023 - 17:30
Local:
Youtube da FE
Objetivo do evento:
Partindo-se da perspectiva que as inovações educacionais baseadas pela Inteligência Artificial podem melhorar os resultados de aprendizagem contribuindo na equidade no acesso e aproveitamento da educação, o LANTEC da Faculdade de Educação da UNICAMP, juntamente com a International Association of Artificial Intelligence - A2AI, promovem o I Simpósio sobre a Inteligência Artificial na Educação, com o tema central “ IA na Educação o que está por vir”.
O Simpósio vai procurar explorar os fundamentos da Inteligência Artificial, proporcionando uma reflexão e discussão das suas potencialidades, utilizações na Educação e seus padrões éticos. Também serão apresentados alguns trabalhos fundamentados em pesquisas de IA na Educação, selecionados pelo Comitê Científico.
Público alvo:
pesquisadores, professores e público em geral interessado no desenvolvimento e aplicações da Inteligência Artificial na Educação
Período de inscrição:
a

Evento online e gratuito. Transmissão via Youtube.

Para ter direito ao certificado de participação, é necessário se inscrever no evento e atestar frequência pelo formulário enviado por e-mail. Mínimo de 75% de frequência.

Inscreva-se no site do evento


Submissão de trabalhos

Cronograma:

  • Envio dos trabalhos – até dia 04 de Junho de 2023
  • Publicação dos trabalhos selecionados na internet – 09 de Junho de 2023
  • Apresentação oral dos trabalhos selecionados – 21 de Junho de 2023 das 13h00 até 17h00 pela plataforma do Google Meet (link de acesso será enviado por e-mail).

Enviar o trabalho pelo e-mail <lantec@unicamp.br>, colocando como assunto no e-mail: Trabalho Simpósio IA na Educação 2023  Nome Autor.

Norma de submissão:

Modelo de Formatação do texto a ser enviado para Comissão Científica do I Simpósio sobre IA na Educação

Formato Centralizado: Inserir aqui no o Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só a letra inicial e nomes próprios em caixa alta), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras); na primeira página.

Formato a direita: Inserir aqui o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);

Inserir aqui também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.

Inserir aqui o link de acesso ao Lattes, Times New Roman, em corpo 12, redondo

 

Resumo

Inserir aqui o resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 300 e máximo de 800 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

 

Palavras-chave
Inserir aqui as palavras-chave, em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

 

Corpo do trabalho

Inserir aqui o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas com o máximo de 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. Informar (VIEIRA, 2005, p.79).

__________________

1. Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

 

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 12 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho. Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via internet.

Referências bibliográficas

Inserir aqui as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

 


Programação

20 de junho de 2023 (terça-feira)

9h00 às 09h50 - Abertura do I Simpósio sobre Inteligência Artificial na Educação

  • Sergio Ferreira do Amaral (LANTEC/FE/Unicamp)
  • Onédio Junior (CEO da I2AI)
  • Dr. João Marcos Travassos Romano (Pró-Reitor Pesquisa da Unicamp)

10h00 às 10h50 - Palestra "Ética e IA"

  • Profa. Dra.Mariza Ferro (UFF)

A palestra deverá abordar questões sobre:

  1. O estado da arte na discussão sobre ética na educação com IA: uma visão geral dos principais debates e questões éticas relacionadas ao uso de IA em ambientes educacionais.
  2. Implicações éticas do uso de IA na educação: uma discussão sobre as implicações éticas do uso de IA na educação, incluindo questões relacionadas à privacidade, segurança e responsabilidade.
  3. Cuidados e procedimentos no uso de IA na educação: uma exploração dos cuidados e procedimentos que os educadores devem seguir ao usar IA em suas salas de aula, incluindo a avaliação de algoritmos de IA, a transparência no uso de dados e a identificação de vieses algorítmicos.
  4. Normalização do uso ético de IA na educação: uma discussão sobre a importância de se estabelecer normas éticas para o uso de IA na educação e como essas normas podem ser desenvolvidas e implementadas.
  5. Sigilo e privacidade no uso de IA na educação: uma exploração das questões relacionadas à privacidade e sigilo no uso de IA na educação, incluindo a coleta de dados, a proteção de dados e a responsabilidade dos educadores no uso e proteção desses dados.
  6. Estudos de casos e exemplos práticos: a apresentação de exemplos práticos e estudos de casos para ilustrar como os educadores podem usar IA de maneira ética em suas salas de aula, além de mostrar como as preocupações éticas podem ser abordadas na prática.

Por fim, a palestra deve destacar a importância do desenvolvimento de um conjunto de princípios éticos para orientar o uso de IA na educação, promovendo um debate aberto e uma reflexão contínua sobre as implicações éticas da IA na educação.

11h00 às 11h50 - Palestra "Uso de modelos LLMs no processo de ensino-aprendizagem"

  • Prof. Dr. Cezar Taurion

A palestra deverá abordar questões sobre:

  1. O que é IA generativa: uma definição do que é IA generativa e como ela difere de outros tipos de IA, como a IA preditiva e a IA prescritiva.
  2. Como a IA generativa funciona: uma explicação de como a IA generativa funciona, incluindo uma discussão sobre as diferentes técnicas de modelagem de dados e aprendizado de máquina usadas para gerar textos e imagens.
  3. O exemplo do ChatGPT: uma exploração detalhada do ChatGPT como um exemplo de IA generativa, incluindo uma discussão sobre como ele foi desenvolvido e treinado, bem como uma análise dos resultados produzidos pelo ChatGPT.
  4. Questões éticas relacionadas à IA generativa: uma discussão sobre as questões éticas que surgem com o uso de IA generativa, incluindo preocupações sobre privacidade, segurança, vieses algorítmicos, uso indevido e efeitos sobre o bem-estar humano.
  5. Mitigação de riscos e boas práticas: uma discussão sobre como os desenvolvedores de IA generativa podem mitigar os riscos éticos associados à tecnologia, bem como boas práticas que podem ser seguidas pelos usuários finais.
  6. Papel dos educadores: uma reflexão sobre o papel dos educadores na formação de alunos que compreendam os riscos e desafios associados à IA generativa, bem como uma discussão sobre como os educadores podem usar o ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa de maneira ética e responsável em suas salas de aula.

Por fim, a palestra deve destacar a importância do desenvolvimento ético da IA generativa e de uma discussão aberta e contínua sobre os desafios éticos e as melhores práticas associadas ao seu uso. Isso deve incluir uma reflexão sobre a necessidade de se estabelecer princípios éticos que orientem o desenvolvimento e uso da IA generativa na educação e em outras áreas.

12h00 às 14h00 - Intervalo

14h00 às 14h50 - Palestra "A formação de profissionais em Inteligência Artificial"

  • Prof. Dr.Alexandre Del Rey

Na palestra, será abordado o crescente interesse e necessidade de formação de profissionais em IA para atender às novas demandas em diversas áreas, incluindo a educação. Serão apresentados os principais desafios enfrentados na formação desses profissionais, como a escassez de programas acadêmicos voltados para a IA, bem como a falta de profissionais qualificados para ensinar esses conteúdos.

Serão exploradas as aplicações da IA na educação, com destaque para a aprendizagem adaptativa centrada no aluno. Será discutido como a IA pode ser usada para personalizar o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo feedback e suporte individualizados aos alunos, permitindo que eles avancem no seu próprio ritmo e atendendo às suas necessidades específicas.

Serão apresentados exemplos de programas de formação em IA para educadores e profissionais da área de educação, bem como estratégias para a integração da IA no currículo escolar. Além disso, serão abordadas as questões éticas e de privacidade relacionadas ao uso da IA na educação, bem como os esforços para garantir a segurança dos dados dos alunos.

Por fim, serão discutidas as perspectivas e oportunidades para a formação de profissionais em IA, com foco nas tendências atuais e futuras da área, e na importância de se investir em programas de formação para garantir a qualidade e eficiência da aplicação da IA na educação e em outras áreas.

15h00 às 15h50 - Palestra:"IA na Educação: Desafios e Oportunidades para a Criatividade e Inovação"

  • Prof. Dr. André Galtieri

Nesta palestra, serão explorados os desafios e oportunidades que a IA traz para a criatividade e inovação na educação. Serão apresentados exemplos de como a IA pode ser usada para impulsionar a criatividade dos alunos, permitindo que eles explorem novas ideias e soluções de forma mais eficiente e precisa.

Serão discutidos os desafios de se utilizar a IA na educação, incluindo questões de privacidade e ética, bem como a necessidade de se desenvolver novas estratégias pedagógicas e currículos para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA.

Serão apresentadas pesquisas e projetos atuais na área, abrangendo diversas disciplinas, tais como ciência, tecnologia, engenharia, matemática, artes e humanidades. Também serão discutidas as tendências futuras da IA na educação, com um enfoque na inovação e na criatividade.

Por fim, será aberta uma discussão com a plateia, a fim de que se possa explorar como a IA pode ser utilizada para estimular a criatividade e a inovação na educação, assim como identificar quais são os desafios a serem superados e quais são as oportunidades a serem aproveitadas.

16h00 às 16h50 - Palestra "Ensinando conceitos básicos de Inteligência Artificial em 30 minutos"

  • Dr. Claudio Pinhanez (IBM Brasil)

A palestra abordará o projeto educacional desenvolvido pela IBM - Brasil realizado no Catavento objetivando a construção de uma metodologia que ensina crianças e adultos conceitos básicos sobre IA em um tempo muito curto. Também será apresentado uma discussão sobre o que consideramos essencial dirigido à população em geral conceitos fundamentais sobre a IA.

 

21 de Junho de 2023 (quarta-feira)

09h00 às 09h40 -  Palestra “BIBIANA : uma aplicação inteligente para análise de dados textuais”

  • Msc. Leandro Bertani

Palestra objetiva apresentar o case de aplicação da Inteligência Artificial na Educação

09h45 às 10h25 - Palestra Ânima

  • palestrante a confirmar (Ânima)

Palestra objetiva apresentar um case de aplicação da Inteligência Artificial na Educação

10h30 às 11h10 - Palestra "Aplicação da Plataforma de IA no Ensino Superior"

  • Prof. Dr. Adriano Mussa (Diretor Acadêmico e Pesquisa de IA da Saint Paul)

Palestra objetiva apresentar o case de aplicação da Inteligência Artificial na Saint Paul Escola de Negócios

11h15 às 12h00 - Palestra "Educacross"

  • Profa. Dra Daniela Jacobovitz
  • Prof. Dr. Reginaldo Gotardo

Palestra objetiva apresentar um case de aplicação da Inteligência Artificial na Educação

12h00 às 13h30 - Intervalo

13h30 às 17h30 - Apresentação dos trabalhos de pesquisa sobre IA na Educação selecionados pelo Comitê Científico do Simpósio

Serão selecionados até 10 trabalhos com previsão de apresentação de cerca de 20 minutos cada.

 


Comitê Científico

  • Dr. Dirceu da Silva (Unicamp)
  • Dr. Estéfano Vizconde Veraszto (UFSCar)
  • Dra. Mônica Cristina Garbin (Univesp)
  • Dr. Carlos Otávio Schocair Mendes (CEFET-RJ)
  • Dra. Karla Isabel de Souza (UMESP)
  • Dr. João Luís Almeida Machado (DNX Sistemas)
  • Dra. Barbara Coelho (UFBA)
  • Dr. Hércules A Prado (UCB)
  • Aldo Segnini (I2AI)
  • Marcelo Fonseca (I2AI)
  • Wagner Santos (I2AI)

 

Realização:
  • LANTEC - Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (FE/Unicamp)
  • I2AI - International Association of Artificial Intelligence
Apoio:
  • PRP - Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Comissão organizadora:
  • Sergio Ferreira do Amaral (FE/Unicamp)
  • Onédio Junior (I2AI)
  • Viviane Ramone (I2AI)