Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 15/04/2024 - 14:07 Agenda

III Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação & III Seminário Luso-brasileiro de Autorregulação da Aprendizagem

Tipo:
Seminário
Data:
18/04/2024 - 09:00 a 19/04/2024 - 17:00
Local:
Faculdade de Educação da Unicamp
Objetivo do evento:
A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam, monitoram e se responsabilizam pela sua própria aprendizagem. Requer a integração de aspectos cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no aprender. Sua importância é reconhecida entre pesquisadores, já que existem evidências de que os processos autorregulatórios podem ser ensinados durante a escolarização formal.
A relevância de aprofundar estudos, de avançar cientificamente na construção de conhecimentos sólidos e estimular discussões a respeito da aprendizagem autorregulada em nosso meio, bem como de pensá-la numa perspectiva transcultural, aliadas à necessidade de promover oportunidades para pesquisas interinstitucionais e em redes de colaboração com experts na temática e ao imenso interesse despertado do I Seminário realizado em 2016 e no II Seminário em 2020, bem como seus importantes desdobramentos e parcerias com renomados pesquisadores nacionais e internacionais, motivaram a realização do III Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo (III SIAAM), dessa vez, em conjunto com e o III Seminário Luso-Brasileiro de Autorregulação da Aprendizagem (III SLBAA).
Acredita-se que o III SIAAM e o III SLBAA são importantes iniciativas, de caráter internacional, envolvendo pesquisadores experts na temática da autorregulação da aprendizagem de países como Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Iniciativas essas que contribuirão fortemente para melhorar as necessidades existentes. Ademais, a realização dos dois Seminários conjuntamente proporcionará um contexto importante para aprendizagem e produção do conhecimento, bem como para a reflexão acerca das lacunas e dificuldades inerentes aos métodos de pesquisa e a construção do conhecimento em autorregulação no contexto educativo. Mais precisamente, esses Seminários têm como objetivos principais:
• promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem;
• oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema e,
• gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem.
Os III Seminários SIAAM e SBLAA tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Visam também incentivar a publicação de resumos de trabalhos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, considerando os seguintes eixos temáticos:
• Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização;
• Autorregulação da Motivação e das Emoções;
• Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;
• Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores, e
• Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem.
Público alvo:
Pesquisadores, Professores Universitários, Professores da Rede pública, Estudantes de Pós-graduação e graduação, Educadores, Psicólogos, Psicopedagogos
Período de inscrição:
a

Inscrições encerradas!


Evento híbrido e pago.

É necessário se inscrever para participar do evento. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento.

 

Os participantes inscritos no formato online receberão os respectivos links de acesso pelo e-mail informado na inscrição do evento.


    PROGRAMAÇÃO

     

    18 de abril (quinta-feira)

    9h00 às 9h30 – Abertura 
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

    • Prof. Dr. René J. Trentim Silveira (Diretor da FE/Unicamp)
    • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
    • Profa Dra. Ana Margarida Veiga Simão (Universidade de Lisboa)
    • Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (APeAA – Assessoria Pedagógica em Autorregulação da Aprendizagem)

    9h30 às 10h30 – Homenagem Póstuma à Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (in memoriam)
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

    • Profa. Dra. Maria Helena Mena Abrahão (UFPel)

    10h30 às 11h00 – Coffee-break- Intervalo

    11h00 às 12h00  Conferência 1 - Promovendo a autorregulação da aprendizagem: um modelo para apoiar a formação de professores e desenvolvê-la nos estudantes
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

    • Profa. Dra. Ana Margarida da Veiga Simão (Universidade de Lisboa, Lisboa)
      Coordenação: Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (APeAA – Assessoria Pedagógica em Autorregulação da Aprendizagem)

    12h00 às 14h00 – Intervalo de Almoço

    14h00 às 15h15 – Conferência 2 –  Easy-to-implement interventions in the classroom for fostering motivation and self-regulation | Intervenções fáceis de serem implementadas na sala de aula para promover a motivação e a autorregulação
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Prof. Dr Taylor W. Acee (Texas State University, San Marcus)
        Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

      15h15 às 15h30 – Coffee-break- Intervalo

      15h30 às 17h00 – Oficinas - Como promover a autorregulação da aprendizagem em contextos específicos? Projetos ancorados na Autorregulação da Aprendizagem

      Oficina 1 Projetos que promovem a autorregulação da motivação e das emoções na Formação de Professores
      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Profa. Dra. Natália Moraes Góes (UEL)
      • Doutoranda Sofia Pellisson (FE-Unicamp)
        Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

      Oficina 2 – Projetos que promovem a Autorregulação no Ensino Fundamental em disciplinas específicas
      Local: Sala de Reuniões do Bloco B, 2º Piso da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Doutorando Gustavo Ricciardi Fábregas De Aguiar (PUC-Campinas)
      • Doutoranda Ana Luiza Santinato Faria (FE - Unicamp)
        Coordenação: Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (APeAA – Assessoria Pedagógica em Autorregulação da Aprendizagem)

      Oficina 3 – Projetos que promovem a autorregulação no Ensino Médio e Superior: Plataforma AprendiZagem e Projetos de vida
      Local: Sala LL01, térreo da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Profa. Dra. Amanda Pranke (UFPel)
      • Profa. Dra. Célia Artemisa Gomes Miranda (UFPel)
      • Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Schwarz (UFPel)
        Coordenação: Profas. Dras. Camila Alves Fior e Soely Aparecida Jorge Polydoro (FE-Unicamp)

       

      19 de abril (sexta-feira)

      9h00 às 10h00 – Conferência 3 – Implicaciones practicas para la autorregulación en el aprendizaje, a partir de las aportaciones recientes del índice de experiencia de bienestar escolar
      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

      • Dr. Jesús de la Fuente Arias (Universidad de Navarra  - España) 
        Coordenação: Profa. Dra Jussara Cristina Barboza Tortella (APeAA – Assessoria Pedagógica em Autorregulação da Aprendizagem)

      Actividad de transferencia:  Proyectos I+D ref. PDC2022-133145-I00 y ref . PID2022-136466NB-I00. Ministerio de Innovación y Ciencia y Fondo Social Europeo. Universidad de Navarra (España). www.inetas.net

      10h00 às 10h30 - Coffee-break

      10h30 às 11h45 – Conferência 4 – Psicologia Educacional, Autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento sustentável 
      Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Prof. Dr. Leandro de Almeida (Universidade do Minho)
        • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
          Coordenação Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)

        11h45 às 14h00 – Almoço

        14h00 às 16h15 – Sessão de Dialógos Autorregulatórios – Apresentações de trabalhos

        Sala 1 - Eixo temático 1: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização

        Local: ED 07, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Profa. Dra. Bruna Casiraghi (FE/Unicamp, Centro Universitário de Volta Redonda)

        Sala 2 - Eixo temático 1: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização

        Local: ED 08, Lab. De Informática, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Dra. Neide de Brito Cunha (FATEC/Bragança Paulista)

        Sala 3 – Eixo temático 2:  Autorregulação da Motivação e das Emoções

        Local: ED 09, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Dra. Camila Alves Fior (UNICAMP)

        Sala 4 - Eixos temáticos: 2. Autorregulação da Motivação e das Emoções e 3. Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais

        Local: ED 10, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Profa. Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)

        Sala 5 - Eixo temático 4: Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores

        Local: ED 12, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadores: Prof. Dr. José Aloyseo Bzunec (UEL) e Profa. Dra. Paula Maria Zedu Alliprandini (UEL)

        Sala 6 – Eixo temático 4: Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores

        Local: ED 13, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Profa. Dra. Liz Dias (UFpel)

        Sala 7 – Eixo temático 5: Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem

        Local: ED 15, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Profa. Dra. Amanda Pranke (UEL)

        Sala 8 – Eixo temático 5: Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem

        Local: ED 16, Prédio Anexo da Faculdade de Educação da Unicamp

        • Mediadora: Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro

        16h15 às 17h00 – Encerramento, Entrega do Prêmio Lourdes Maria Bragagnolo Frison e Coffee- break de confraternização
        Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp


        Submissão de Trabalhos

        A organização das sessões de apresentação dos trabalhos será feita por afinidade temática. Em todas as sessões haverá um (a) debatedor (a) para acompanhamento e discussão dos trabalhos. Será constituída também uma comissão para a seleção do melhor trabalho, a ser analisado a partir dos resumos submetidos. Seus autores receberão um certificado de reconhecimento de mérito acadêmico-científico- O prêmio Lourdes Maria Bragagnolo Frison- e um livro relacionado às variáveis-chave da aprendizagem autorregulada.

        A submissão dos resumos será feita exclusivamente on-line, Galoá. Cada trabalho poderá ter até quatro autores, desde que todos estejam inscritos no evento. Ao enviar seus trabalhos para o III SIAAM e III SLBAA, os autores cedem automaticamente os direitos autorais para publicação do resumo. Todos os resumos aprovados para apresentação serão publicados nos Anais Eletrônicos do Evento.

        Deverão ser anexados: (i) o resumo sem identificação de autores (em documento Word 97-2003), (ii) o resumo com identificação de autores (em documento Word 97-2003) e (iii) o comprovante de pagamento de inscrição dos autores. Resumos fora das normas ou sem o comprovante de pagamento de inscrição de todos os autores serão desconsiderados.

        Leia as normas na íntegra (clique aqui)

        • Data limite de submissão online: 01 de março de 2024.
        • Prazo de submissão prorrogado: 10 de março de 2024.
        • Divulgação do resultado: 18 de março de 2024.

        Eixos temáticos

        • Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização;
        • Autorregulação da Motivação e das Emoções;
        • Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;
        • Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores, e
        • Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem.

        •  

        Realização:
        • Assessoria Pedagógica em Aprendizagem Autorregulada
        • Instituto de Psicologia da Universidade de Lisboa
        • GEPESP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (FE/Unicamp)
        Apoio:
        • CAPES PrInt – Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior
        Comissão organizadora:
        • Doutoranda Ana Luiza Santinato Faria
        • Profa. Dra. Bruna Casiraghi
        • Profa. Dra. Camila Alves Fior
        • Profa. Dra. Camilla Santos Silva
        • Doutoranda Denise Viana da Silva
        • Profa. Dra. Evely Boruchovitch
        • Doutorando Gustavo Ricciardi Fábregas De Aguiar
        • Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella
        • Profa. Dra. Maria Aparecida Mezzalira Gomes
        • Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro
        • Doutoranda Sofia Pellisson
        Responsáveis:
        • Ana Margarida da Veiga Simão (Universidade de Lisboa)
        • Evely Boruchovitch (Unicamp)
        • Jussara Cristina Barboza Tortella (APeAA – Assessoria Pedagógica em Autorregulação da Aprendizagem)