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III Seminário Internacional Infâncias e Pós-Colonialismo: Pesquisas em Busca de Pedagogias Descolonizadoras
Inscrições gratuitas
Carga horária 30 horas
É necessário se inscrever para receber o acesso às atividades do evento e atestar frequência em 75% das atividades para ter direito ao certificado do evento.
Submissão de trabalhos
Período de submissão: 18 de abril a 30 de maio de 2022 (prorrogado)
1. Normas gerais
- Podem submeter resumo expandido na condição de autora(or): estudantes de graduação e pós-graduação, professoras(es) e pesquisadora(es) da Educação Básica e Ensino Superior, e integrantes de movimentos sociais;
- Serão aceitos trabalhos resultado de pesquisas, ensaios e relatos de experiências de práticas pedagógicas que dialoguem com a temática do III Seminário em busca de Pedagogias descolonizadoras, antiracistas, antifascistas, antiadultocêntricas , antimachistas, antielitistas (ver a ementa do evento);
- Cada autora(or) poderá submeter apenas um trabalho. O trabalho pode ter até três autoras(es);
- Uma/Um das(os) autoras(es) de cada trabalho deve enviar o resumo expandido pelo e-mail <3seminarioinfanciasepos@gmail.com> que então será submetido à apreciação do Comitê Científico;
- Os trabalhos poderão ser submetidos em português ou espanhol;
- O resultado da avaliação será divulgado no site da universidade: https://www.fe.unicamp.br no dia 13 de junho de 2022. Acesse a relação de trabalhos aprovados clicando aqui;
- Os trabalhos aprovados serão apresentados na Sessão de Comunicação Oral nas manhãs do dia 23/6 e 24/6 das 8h30 às 11h30 e das 11h30 às 13h30.
2. Orientações
- O arquivo contendo o resumo expandido deve ser enviado em Word (.doc; . docx), exclusivamente pelo e-mail <3seminarioinfanciasepos@gmail.com>;
- O texto deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico;
- As(os) autoras(es) deverão se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical, bem como pela adequação do resumo expandido às normas técnicas da ABNT (tamanho A4, margem superior e esquerda com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm, título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5, resumo com 3 a 5 palavras-chave e as referências);
- Serão aceitos como resumo expandido os ensaios e as pesquisas com conclusão parcial ou final e relatos de experiências, contendo: introdução, desenvolvimento, resultados e discussões, conclusão, lista de referências utilizadas em conformidade com as normas da ABNT;
- O texto do resumo expandido deverá conter entre 12.000 (mínimo) a 15.000 (máximo) caracteres com espaços, incluindo na contagem:
a) Título do trabalho,
b) Resumo até 200 palavras, seguido das Palavras-chave,
c) Texto do trabalho,
d) Notas de rodapé,
e) Referências,
f) Quadros ou tabelas.
3. Orientações para as apresentações
- As(os) autoras(es) dos trabalhos selecionados terão até 15 minutos para fazer sua apresentação oral;
- Certificados serão fornecidos apenas as autoras(es) que estiverem “ presentes” e atuantes na apresentação;
- Os links das salas virtuais serão enviados por e-mail, com 30 minutos de antecedência no dia da apresentação;
- Assim, as salas virtuais serão abertas 30 minutos antes do início de cada sessão, portanto pedimos as(os) autoras(es) para entrar com antecedência para testar microfone e câmera;
- Enviar para a(o) monitora(o) da sala a sua apresentação;
- Antes de iniciar a sessão, a(o) monitora(o) responsável pela sala virtual irá informar o e-mail para que as(os) autoras(es) enviem a apresentação.
Contato com a coordenação do evento pelo e-mail: 3seminarioinfanciasepos@gmail.com
A realização do III Seminário as infâncias e pós-colonialismo, contemplado com recursos do Edital PAEP/CAPES, ficou inviabilizada pela pandemia como tantos outros eventos, previstos para acontecer em 2020. O cenário atual, parece estar melhorando, no entanto, não queremos colocar em risco a saúde e a vida de quem porventura queira participar. Nesse sentido, propomos realizá-lo neste ano de 2022 no mês de junho, nos dias 22, 23 e 24/6 no formato webinário. Para isso, reiteramos o convite que foi feito inicialmente a cada um/a dos/as pesquisadores/as contactados/as, afim de prosseguirmos na organização do evento.
Destacamos que, realizar o III Seminário continua sendo um desejo que mobiliza o Gepedisc – Linha Culturas Infantis, grupo propositor do evento, desde sua idealização em 2019 e que vem sendo alimentado pelo cenário com o qual nos deparamos com a pandemia e tudo o que veio à tona conjuntamente, revelando e ampliando as desigualdades que atingem e afetam diretamente as crianças.
O Seminário, desde sua primeira edição em 2012, buscou dialogar com as Pedagogias descolonizadoras, dando visibilidade a estudos, práticas e ideias que desvelem os movimentos que perpassam às infâncias, apontando perspectivas de rupturas, de resistências, de outras possibilidades que caminhem na contramão das imposições hegemônicas. A realização da terceira edição, quer consolidar a experiência que foi se qualificando no decorrer das edições anteriores, de aproximar os grupos de pesquisa, reunir os/as profissionais da área, dialogar com os movimentos sociais, inserindo as infâncias e as Pedagogias descolonizadoras como questão central nas reflexões aliando a experiência construída nesse momento crítico pelo qual o mundo e o país vive. Enfim, reinventando novas formas de vida e em coro gritar NORMALIDADE NUNCA MAIS !
Assim, a terceira edição deste Seminário, objetiva construir um espaço de referência nas discussões e produções de conhecimentos que problematizem as articulações que perpassam a educação das crianças, sobretudo nesse momento de pandemia, confinamento social e retorno das crianças às creches, pré-escolas e escolas. Construindo interlocuções com as lutas e demandas das/os professoras/os de Educação Infantil , primeira etapa da Educação Básica e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das/os profissionais docentes e não docentes que atuam diretamente com as infâncias e dos movimentos sociais que atuam em defesa do direito das crianças vivenciarem suas infâncias e com temas correlatos tais como os feminismos , movimentos negros e dos povos originários, proteção ao meio ambiente …
A perspectiva é dar continuidade aos debates fundamentados no pensamento pós-colonialista, demarcando nossa opção pela ruptura com a tradição epistemológica submetida a princípios coloniais, ressignificando antropofagicamente os saberes e criando novos arcabouços teóricos que tenham, como ponto de partida e de chegada, a equidade social. E ainda, desconstruir valores hegemônicos, marcados pela herança patriarcal, machista, elitista, adultocêntrica e racista que submetem as crianças a um conjunto de sistemas que colonializa as diferenças étnico-raciais ( dos povos originários e das/os ancestrais afro) , sexuais, etárias, de classe social e de gênero, disciplinando-as por meio de diferentes práticas pedagógicas colonizadoras.
As estruturas coloniais permanecem vivas no cotidiano das infâncias e foram ressaltadas nesse momento crítico e avassalador que tomou conta da humanidade, afastando ainda mais as crianças do seu universo cultural e restringindo suas formas de expressão. A expectativa é compor um lócus próprio à discussão, construção de conhecimentos e aportes teóricos que fundamentem pesquisas e subsidiem os processos de construção de uma Pedagogia atenta às infâncias, produzindo reflexões e debates, que nos instrumentalizem para o desafio da construção, do fortalecimento, das inspirações e da ampliação dos processos de criação de Pedagogias descolonizadoras/macunaímicas, que tenham como princípio a construção coletiva das relações sociais em toda a sua multiplicidade.
Para concretização dos objetivos aqui expostos, contamos com sua participação.
Programação
22 de junho – Quarta-feira
19h00 às 19h30 – Cerimonial de abertura
19h30 às 20h00 – Apresentação cultural
- Mekaron: A imagem da alma – com Mawaca e grupo Kayapó (2019)
20h00 às 23h00 – Conferência de abertura
- Maria Isabel Mena Garcia (Catedrática na Uptc, Uninavarra e Distrital na Colômbia)
- Sílvio Gallo (Unicamp)
Mediação: Ana Lúcia Goulart de Faria (Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
23 de junho – Quinta-feira
08h30 às 11h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
11h30 às 13h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
14h00 às 18h00 – Roda de conversa 1: As infâncias nossas de cada dia ou para ser feliz hoje
- Amelinha Teles (Ativista Feminista – Coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de mortos e desaparecidos políticos)
- Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar)
- Megg Rayara Gomes (UFPR)
Mediação: Solange Estanislau dos Santos (Prefeitura de São Sebastião e membro do Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (UEA)
19h00 às 23h00 – Roda de conversa 2: Contornos, desvios e as mil facetas para continuar brincando
- Miriam Lange Miroca Noal (UFMS)
- Renata Cristina Dias Oliveira (Prefeitura de São Paulo e FPEI – Fórum Paulista de Educação Infantil)
- Sara York (Ativista trans, UERJ)
Mediação: Elina Elias Macedo (Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (UEA)
24 de junho – Sexta-feira
08h30 às 11h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
11h30 às 13h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
- Edna Rossetto (MST, diretora de Escola Estadual de São Paulo, mebro do Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
- Karla Bessa (Pagu/Unicamp)
- Alik Wunder (Unicamp)
Mediação: Adriana A. Silva (UDESC e membro do Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
- Carolina Tamayo-Osório (UFMG)
- Catarina Furtado Fernandes Delgado (Univ. Cabo Verde)
- Uilian Rodrigues (etnia Pataxó, professor do Colégio Estadual de Bom Jesus, Aldeia Indígena Águas Belas, município de Prado- extremo sul da BA)
Mediação: Vanderlete Pereira da Silva (UEA e membro do Gepedisc – Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
Contato: 3seminarioinfanciasepos@gmail.com
Objetivo do evento
A realização do III Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras, é uma iniciativa do GEPEDISC – Linha Culturas Infantis, que desde sua primeira edição em 2012, assume o compromisso como adultas(os) estudiosas(os), pesquisadoras(es) e militantes na área, do exercício de solidariedade e respeito com as crianças e suas infâncias, diante das condições em que as desigualdades sociais e as violências, acirradas e expostas pela pandemia e pelo pandemônio no (des)governo , vem se impondo, afetando diretamente a vida das crianças. Nesse sentido, agora em 2022, celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna e destacando as contribuições do Modernismo brasileiro e de Mario de Andrade para uma educação macunaímica o III Seminário Internacional Infância e Pós Colonialismo busca dialogar com as pedagogias descolonizadoras, dando visibilidade a estudos, práticas e ideias que desvelem os movimentos que perpassam às infâncias, apontando perspectivas de rupturas, de resistências, de outras possibilidades que caminhem na contramão das imposições hegemônicas, que produzem e mantem as violências contra as crianças.
Público Alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação, Professoras (es) e pesquisadoras(es) da Educação Básica e Ensino Superior, profissionais docentes e não docentes da educação, integrantes de movimentos sociais e demais interessados na discussão da temática.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/iii-seminario-internacional-infancias-e-pos-colonialismo__1552366
Período de Inscrição
09/05/2022
até 13/06/2022
Local de Transmissão
https://youtube.com/playlist?list=PLq0Y1lq_9Aj_kiLVNlqch6lSZEx5aCb4E
Anexo(s)
Realização
- GEPEDISC – Linha Culturas Infantis (FE/Unicamp)
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
- UEA – Universidade Estado do Amazonas
Comissão Organizadora
- Ana Lúcia Goulart de Faria
- Elina Elias de Macedo
- Solange Estanislau dos Santos
- Adriana Alves da Silva
- Vanderlete Pereira da Silva