Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 15/10/2021 - 13:41 Agenda

III Seminário LOED - Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos: horizontes em construção

Tipo:
21/02/2022 - 19:00 a 24/02/2022 - 21:00
  • Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Universidade do Minho)
  • José Luiz Pastre
  • Lisete Regina Gomes Arelaro (FE/USP)
  • Luiz Carlos de Freitas (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
O evento tem por objetivo debater a educação pública brasileira em tempos de pandemia, constituindo espaço de análise crítica e criativa comprometida com a qualidade socialmente referenciada.
Público alvo:
Profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, comunidade escolar e todos interessados na construção de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada.
Período de inscrição:

Inscrições gratuitas

Carga horária:

Submissão de trabalho:

• Os trabalhos devem ser submetidos até 26/11/2021, ao e-mail loed@unicamp.br.
  • Nomear o arquivo da seguinte maneira: CO_SOBRENOME (autor principal).
  • Enviar os arquivos no formato .doc ou .docx (para ser aberto em Word).
  • Os textos aprovados serão publicados nos Anais do evento.
  • Orientações detalhadas, veja no anexo.

Com uma trajetória trilhada ao longo de mais de 30 anos de existência, marcada pelo compromisso com o debate sobre a escola, o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed/ FE/ Unicamp), agora filiado também a outras universidades públicas (LOED-UFSCar, LOED-UNESP e LOED-UFU) propõe a realização do III Seminário LOED, com temática voltada ao debate sobre a qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos.
Em 2016, o Laboratório realizou seu primeiro seminário, com o tema: “Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social”. O segundo seminário Loed, ocorrido em 2019, intitulou-se “Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios”. Dando continuidade a esse movimento, o III Seminário se propõe como um espaço de congregação de profissionais e interessados para o debate sobre a escola, com foco na discussão sobre qualidade social, com a intenção de fortalecer a análise crítica e propositiva, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos produzidos pelas pesquisas e experiências vivenciadas no contexto escolar.
Em face do cenário pandêmico, incerto e delicado, o III Seminário, diferentemente dos anteriores, será realizado na modalidade virtual, contando com uma conferência de abertura, a ser transmitida via YouTube. Nos dias subsequentes, o seminário oferecerá Minicursos e duas Mesas Redondas, além dos Grupos de Trabalho e do Círculo de Cultura, um momento de trocas de práticas e experiências pedagógicas. Por fim, será realizado um painel de encerramento.

21 de fevereiro

19h00 -  Abertura

19h30 - Conferência - Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos

• Almerindo Janela

22 de fevereiro

19h00 - Mesa redonda I - Qualidade social da escola pública, políticas, avaliação e formação humana

• Lisete Arelaro

23 de fevereiro

19h00 - Mesa redonda II - Qualidade social da escola pública, formação docente e cotidiano (escola)

• José Luiz Pastre

24 de fevereiro

19h00 - Painel de encerramento - Horizontes em Construção

• Luiz Carlos de Freitas

Minicursos (30 vagas por "sala")

Em breve mais informações.

• LOED - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Unicamp, UFSCar, Unesp-Rio Claro e UFU)
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Comissão organizadora: