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Seminário

III Seminário LOED – Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos: horizontes em construção

segunda 21 fev
22:00
sexta 25 fev
00:00
    Youtube
    III Seminário LOED – Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos: horizontes em construção

    Inscrições gratuitas.

    Inscrições esgotadas. 

    Carga horária:
    18h

     

    Com uma trajetória trilhada ao longo de mais de 30 anos de existência, marcada pelo compromisso com o debate sobre a escola, o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed/ FE/ Unicamp), agora filiado também a outras universidades públicas (LOED-UFSCar, LOED-UNESP e LOED-UFU) propõe a realização do III Seminário LOED, com temática voltada ao debate sobre a qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos.

    Em 2016, o Laboratório realizou seu primeiro seminário, com o tema: “Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social”. O segundo seminário Loed, ocorrido em 2019, intitulou-se “Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios”. Dando continuidade a esse movimento, o III Seminário se propõe como um espaço de congregação de profissionais e interessados no debate sobre a escola, com foco na discussão sobre qualidade social. A intenção é fortalecer a análise crítica e propositiva, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos produzidos pelas pesquisas e experiências vivenciadas no contexto escolar.

    Em face do cenário pandêmico, incerto e delicado, o III Seminário, diferentemente dos anteriores, será realizado na modalidade virtual, contando com uma conferência de abertura, a ser transmitida via YouTube. Nos dias subsequentes, o seminário oferecerá Minicursos e duas Mesas Redondas, além das comunicações orais, momentos de troca de práticas, pesquisas e experiências pedagógicas. Por fim, será realizado um painel de encerramento.

     

    Programação

    21 de fevereiro

    19h00 –  Abertura e atividade acadêmico-cultural

    • Abertura

    Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira (Diretor da FE/Unicamp) e Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi (Coordenadora do LOED/Unicamp)

    • Atividade acadêmico-cultural

    Lançamento do E-book “Qualidade da escola pública: desafios e perspectivas” – Organizadores: Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi, Prof. Dr. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen e Prof. Dr. Marcos Henrique Almeida dos Santos

     

    19h30 – Conferência – Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos

    • Prof. Dr. Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Universidade do Minho)
    • Mediação: Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi (LOED/Unicamp)

     

    22 de fevereiro

    14h00 – Minicursos 1 a 5 

    19h00 – Mesa redonda I – Desafios da educação pública na dialética da desumanização-humanização

    • Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (FE/USP)
    • Prof. Dr. Miguel González Arroyo (FaE/UFMG)
    • Mediação: Profa. Dra. Luana Almeida (Coordenadora do LOED/UFSCAR)
    • Monitoria: Prof. Rodrigo Capparelli Fonseca e Prof. Ms. Mateus Henrique do Amaral

     

    23 de fevereiro

    09h00 – Salas de Diálogo 1  a 5

    16h00 – Salas de Diálogo 6 a 10

    19h00 – Mesa redonda II – Qualidade social da escola pública, políticas de formação docente e cotidiano (escola)

    • Prof. Dr. José Luiz Pastre (OP SME Campinas)
    • Profa. Dra. Lucilia Augusta Lino de Paula (DEIC/EDU/UERJ)
    • Mediação: Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira (Coordenadora do LOED/UFU)    

    Monitoria: Profa. Mayara Duarte Pelegrini e Profa. Silvani Aparecida Ribeiro de Paiva

     

    24 de fevereiro

    08h00 – Minicursos 6 a 10

    16h00 – Círculos de Cultura

    19h00 – A rede colaborativa do LOED: sentidos da expansão

     

    • Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi (LOED/Unicamp)
    • Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna (LOED/Unesp-Rio Claro)
    • Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira (LOED/UFU)
    • Profa. Dra. Luana Almeida (LOED/UFSCAR)

    19h30 – Palestra – Horizontes em Construção

    • Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas (FE/Unicamp)
    • Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna (Coordenadora do LOED/Unesp-Rio Claro)

    Monitoria: Profa. Dra. Liliane Ribeiro de Mello, Profa. Dra. Fabiana Alvarenga Filipe e Profa. Dra. Claudia Pereira de Paula Sabia

     

    Círculos de Cultura

    1. Qualidade social da escola pública e as/nas relações escola-família 

    • Harian Pires Braga (Coletivo de Educadoras e Educadores de Campinas)
    • Renato Nucci (Coletivo de mães e pais)
    • Coletivo Somos Todas Professoras
    • Núcleo de Educação do Assentamento Marielle Vive

    Coordenador: Antônio Carlos Rodrigues de Moraes (SME-Campinas)
    Monitora: Jaqueline de Meira Bisse

    Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados à participação e à auto-organização de diferentes atores da educação pública – mães, pais, educadores e público participante – reconhecendo a potência da ação coletiva na proposição de políticas de enfrentamento à pandemia e  para a garantia do direito à educação com qualidade socialmente referenciada.

    2. As vozes dos estudantes na construção da qualidade social da escola pública: aprendizagens necessárias

    • Prof. Carlos Eduardo Fernandes (EMEF Infante Dom Henrique/Espaço de Bitita-Rede Escolar Municipal de São Paulo)
    • Profa. Aleilda Ouverney de Souza (Escola Estadual de Ensino Fundamental XIIIde setembro/MST-Espírito Santo)
    • Profa. Gabriela Chiareli de Sousa (CEI Márcia Maria Otranto Jorge – SME/Campinas)
    • Profa. Andréia Cristina Gonçalves (EMEF Pe. Francisco Silva – SME/Campinas)
    • Profa. Marcia Corrêa Miguel (EMEF Pe. Francisco Silva – SME/Campinas)
    • Prof. David Bruno Ferreira Feitosa (EMEF Pe. Francisco Silva – SME/Campinas)

    Coordenadora: Profa. Maria Simone Ferraz Pereira Moreira (UFU)
    Monitora: Rosangela de Souza Bittencourt Lara

    Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados à participação e à auto-organização estudantil na vida da escola a partir da narrativa de diferentes atores: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e público participante.

    3. Educação pública, qualidade social e as múltiplas linguagens

    • Luiza Helena da Silva Christov (IA/Unesp – São Paulo)
    • Maria Inês F Petrucci Rosa (PIBID-RP/Unicamp)
    • Marisa Martins Lambert (PIBID-Arte/Unicamp)
    • Mário Luiz Ferrari Nunes (PIBID-Educação Física/Unicamp)
    • Caio Patuti (PIBID-Educação Física/Unicamp)
    • Renata Lanza (Programa Cinema na Escola – SME Campinas)
    • Eneida Fátima Marques (Programa Cinema na Escola – SME Campinas)

    Coordenadora: Profa. Ana Cláudia da Rocha Mucci (SME-Campinas)
    Monitor: Mateus Henrique do Amaral

    Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados às múltiplas linguagens a partir da participação e de narrativas de atores de diferentes contextos, desde a educação básica até o ensino superior.

     

    Salas de Diálogo – Apresentação de Trabalhos

    1. Sala de Diálogo 1 

    23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)

    Mediação: Regiane Helena Bertagna
    Monitoria: Rosangela de Souza Bittencourt Lara

    DESCREVER SABERES DE TODOS E CADA UM: OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS – SP

    • Wladimir Stempniak Mesko – SME/Campinas

    AFETIVIDADE E AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO: construindo possibilidades rumo a qualidade social

    • Júlia Costa de Faria – UNESP/Rio Claro
    • Regiane Helena Bertagna – UNESP/Rio Claro

    QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

    • Dilma Antunes Silva – PUC/São Paulo
    • Antônio Carlos Caruso Ronca – PUC/São Paulo

    A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    • Gislaine Franco de Moura – UEL

    IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    • Fábia Pereira Romão – UFU

    2. Sala de Diálogo 2

    23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)

    Mediação: Adriana Varani

    Monitoria: Danielly Daiany da Silva

    A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA

    • Marta Fernandes Garcia – IFSP

    “Como foi orientar o estágio na pandemia?”: sentidos da supervisão de estágio na pedagogia no contexto do ensino remoto emergencial

    • Mateus Henrique do Amaral – UNICAMP
    • Adriana Varani – UNICAMP

    UM ESTUDO DO PROJETO PEDAGÓGICO ESPECIAL DA EMEF PROFESSOR ANTÔNIO DUARTE DE ALMEIDA

    • Jussara Strege Costa – UNICAMP

    DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: a formação continuada de professores de História da rede de educação básica no estado do Maranhão

    • Lucenildo do Lago Holanda – UEM
    • Sandra Regina Rodrigues dos Santos – UEM

    TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    • Renata de Fátima Gonçalves – UNICAMP
    • Gláucia Silva Ferreira – IFMA

    3. Sala de Diálogo 3

    23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)

    Mediação: Claudia de Pádua Sabia e Rodrigo Capparelli Fonsêca

    Desafios à qualidade educacional em um contexto de intensificação das reformas neoliberais

    • Mayara Duarte Pelegrini – UFU
    • Maria Simone Ferraz Pereira – UFU

    A “QUALIDADE NA EDUCAÇÃO” SOB A ÓTICA DA HEGEMONIA NO DISCURSO POLÍTICO SOBE EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

    • Jaqueline da Conceição Camargo – SEDUC/SP – UNICAMP

    O USO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDIGENA COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DE NOSSAS RAÍZES E DO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL DE NOSSA SOCIEDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

    • Abel Furlan Garcia – SME/Campinas
    • Carlos Vieira Junior Amâncio – SME/Campinas
    • Raquel Machado Pereira – SME/Campinas

    INFRAESTRUTURA COMO UMA DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DA ESCOLA: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES ENTRE A INFRAESTRUTURA ESCOLAR E OS RESULTADOS DAS APRENDIZAGENS 

    • Nathália Donegá Dos Anjos – UNESP/Marília
    • Claudia Pereira de Pádua Sabia – UNESP/Marília

    PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS

    • Susana Schneid Scherer – UFPEL
    • Michele Vollrath Bento – UFPEL
    • Viviane Lemos – UFPEL
    • Maria de Fátima Cóssio – UFPEL

    4. Sala de Diálogo 4

    23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)

    Mediação: Luana Costa Almeida e Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo

    A CPA NA RELAÇÃO ESCOLA- COMUNIDADE: A importância da escuta

    • Deniecy de Lima Silva – SME/Campinas
    • Juliana de Assis – SME/Campinas

    AVALIAÇÃO NO PERÍODO PANDÊMICO: APROXIMAÇÕES

    • Isabela Solovijovas Santos – UFSCAR
    • Luana Costa Almeida – UFSCAR

    Fóruns regionais como estratégia de mobilização das Comissões Próprias de Avaliação das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP

    • Luciane Vieira Palma – SME/Campinas
    • Daniela Campos De La Nuez – SME/Campinas
    • Celisa Carrara Bonamigo – SME/Campinas

    “E AGORA, TRÊS É DEMAIS” OS DESAFIOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

    • Camila Alessandra Braga – SME/Campinas
    • Deniecy de Lima Silva – SME/Campinas
    • Kelly Cristina Correia de Brito – SME/Campinas

    AFETO E QUALIDADE SOCIAL: A TRAJETÓRIA DE UMA DIRETORA DE ESCOLA

    • Adriano Caetano Rolindo – SME/Campinas

    5. Sala de Diálogo 5

    23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)

    Mediação: Liliane Ribeiro de Melo e Jaqueline de Meira Bisse

    COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DO CONTEXTO DE PANDEMIA

    • Vanessa Gabrielle Woicolesco – PUC/RS
    • Diana Leonhardt dos Santos – PUC/RS
    • Raquel Thais Soares Peixoto – PUC/RS

    TECENDO POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM TEMPOS PANDÊMICOS

    • Leticia Roberta G. M da Silva – UFF

    ENSINANDO A CIDADE EM TEMPOS PANDÊMICOS: ENTRE DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E ESPERANÇAS PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

    • Wecio Augusto Zani Moura – UFG
    • Mauricélia Cândida de Brito – UFG
    • Daniel Fernando Sanchez Navarro – UFG

    A TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2015 A 2021

    • Creuza Martins França – UEL
    • Diene Eire de Mello – UEL

    DESIGUALDADE NO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E NOUTROS TEMPOS

    • Jaime Balbino – SME/Campinas

    6. Sala de Diálogo 6

    23/02/2022 – TARDE (16h – 18h)

    Mediação: Danielly Daiany da Silva
    Monitoria: Renata de Fátima Gonçalves

    AS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

    • Carlos Henrique Caetano – SEDUC/São Paulo
    • Janice Raquel Sança Gomes – UNICAMP
    • Jaqueline da Conceição Camargo – UNICAMP

    POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO FUNDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA 

    • Silvani Aparecida Ribeiro Paiva – UFU
    • Érica Giaretta Biase – UFU

    IMPLEMENTAÇÃO DA META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PALMAS (2017-2018): MONITORAMENTO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS

    • Vanessa Viebrantz Oster – UNICID
    • Angela Maria Martins – UNICID

    REDES POLÍTICAS E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL – REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO SICREDI – COOPERATIVA DE CRÉDITO

    • Michele Vollrath Bento – UFPEL
    • Viviane Lemos – UFPEL
    • Susana Schneid Scherer – UFPEL
    • Maria de Fátima Cóssio – UFPEL

    A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO EDUCACIONAL: UMA INVERSÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS

    • Jane Pereira Camargo e Silva – FACMAIS

    7. Sala de Diálogo 7

    23/02/2022 – TARDE (16h – 18h)

    Mediação: Maria Simone Ferraz Pereira

    Monitoria: Luciane Vieira Palma

    O Método de Melhoria por Resultados (MMR) em tempos de distanciamento social: Uma reflexão entre evidências e experiências

    • Juliana Pereira Aporta Salvadeo – UNESP/Rio Claro
    • Regiane Helena Bertagna – UNESP/Rio Claro

    OS DESAFIOS DO MMR PARA A QUALIDADE SOCIAL NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

    • Sabrina Bucci Rosa – UFU
    • Maria Simone Ferraz Pereira – UFU

    A REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO DURANTE A PANDEMIA: PRODUÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA COMO POSSIBILIDADE DE HUMANIZAÇÃO

    • Juliana Cristina Chaves Buldrin Baiocchi – SME/Campinas
    • Mariana Roveroni – SME/Campinas

    O papel da gestão central do município de Campinas na indução das políticas participativas no contexto educacional

    • Renata Mantovani de Faria – SME/Campinas
    • Luciane Vieira Palma – SME/Campinas – UNICAMP
    • Andrea Souza Marzochi – SME/Campinas

    AS VOZES DAS TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS EM TEMPOS PANDÊMICOS – acolhimento e incômodo

    • Ana Carolina dos Santos Gomes – UNICAMP

    8. Sala de Diálogo 8

    23/02/2022 – TARDE (16h – 18h)

    Mediação: Mayara Duarte Pelegrini
    Monitoria: Mateus Henrique do Amaral

    CENTENÁRIO FREIREANO: Narrativas de professores da escola pública e a relação ensino-aprendizagem a partir da linguagem audiovisual

    • Roberta Sandim – UFFRJ

    A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA PERPASSA PELO PROCESSO DE ESCUTA: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS PANDÊMICOS

    • Cristiane Barroso Dias – SME/Maricá

    O DESAFIO DE INOVAR NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    • Warlen Fernandes Soares – SME/Campinas

    ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CAMPO DO SABER: PERSPECTIVAS E (IM)POSSIBILIDADES PARA O RETORNO PRESENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

    • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos – USP

    “Além do Beleléu” – A literatura na escola pública como meio para restabelecer vínculos em tempos de pandemia

    • Nadia Camargo – SME/Valinhos
    • Fernanda Leal de Magalhães de Magalhães – SME/Valinhos
    • Mariana Yuki Kamada – SME/Valinhos

    9. Sala de Diálogo 9

    23/02/2022 – TARDE (16h – 18h)

    Mediação: Marcos Henrique Almeida dos Santos
    Monitoria: Rodrigo Capparelli Fonsêca

    O “NOVO ENSINO MÉDIO” E OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO PARA A UNIVERSIDADE

    • Marcos Henrique Almeida dos Santos – UFTM
    • Luci Aparecida Souza Borges de Faria – UFTM
    • Tânia Cristina Lima Portela – UFTM

    EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO EM TEMPOS PANDÊMICOS

    • Daniel Teixeira Maldonado – IFSP
    • Livia Roberta da Silva Velloso – IFSP – USJT
    • Elisabete dos Santos Freire – USJT

    PESQUISAR COM AS JUVENTUDES EM TEMPOS PANDÊMICOS

    • Luís Paulo Cruz Borges – UERJ
    • Aline Carla Luna de Carvalho – UERJ
    • Camila Maria Nascimento da Silva – UERJ
    • João Pedro da Silva Costa – UERJ

    JOVENS MULHERES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    • Paula Montenegro Euzébio – UNICAMP

    UM ESTUDO SOBRE A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ENSINO DE FILOSOFIA

    • Gabriela Cavalante Alves Gomes – UNESP/Bauru
    • Vitor Machado – UNESP/Bauru

    Utilizando modelos moleculares para elucidar a correlação microscópico – macroscópico em aulas de ciências na temática dos fármacos e drogas de abuso

    • Fernando Bonin Okasaki – UNICAMP
    • Cássio Pacheco de Freitas – UNICAMP

    10. Sala de Diálogo 10

    23/02/2022 – TARDE (16h – 18h)

    Mediação: Claudia Pereira de Pádua Sabia
    Monitoria: Jaqueline de Meira Bisse

    AVALIAÇÃO DOCENTE SOBRE AS AÇÕES COLETIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: EDUCAÇÃO PÚBLICA EM UMA ENCRUZILHADA?

    • Jaqueline de Meira Bisse – UNICAMP

    A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA (AIP) COMO UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA BUSCA DA QUALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS 

    • Talita Donegá dos Anjos – UNESP/Marília
    • Claudia Pereira de Pádua Sabia – UNESP/Marília

    A MEDIAÇÃO DIDÁTICA E O USO DAS PRÁTICAS ESPACIAIS COTIDIANAS PARA A FORMAÇÃO/ATUAÇÃO CIDADÃ

    • Mauricélia Cândida de Brito – UFG

    EDUCAÇÃO E MST: ANÁLISE SOBRE A SITUAÇÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DO ACAMPAMENTO MARIELLE VIVE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

    • Fabiana de Cássia Rodrigues – UNICAMP
    • Júlia Pacheco e Zan – UNICAMP

    O contexto pandêmico e as astúcias das classes populares

    • Renato Simões Moreira – UFF
    • Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna – UFF

    Organização em Ciclos Escolares do Ensino Fundamental e Progressão Continuada na Cidade de São Paulo

    • Ronaldo Tiago Marques de Jesus – UNESP/Marília
    • Claudia Pereira de Pádua Sabia – UNESP/Marília

     

    Minicursos (30 vagas cada)

    Clique no título do minicurso para assistir a um vídeo sobre o conteúdo.

    1. A qualidade no âmbito do MMR na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: limitações e desafios à qualidade social

    22/02/22 – das 14h00 às 17h40

    •     Profa. Ms. Sabrina Bucci Rosa
    •     Profa. Ms. Nathália Ribeiro de Faria Azambuja
    •     Proa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira

    Monitor(a): Silvani Aparecida Ribeiro de Paiva

    Qualidade educacional e a polissemia do conceito. Definição de qualidade social. A centralidade da avaliação externa no âmbito das políticas educacionais e a ênfase na qualidade. A avaliação externa e qualidade educacional no âmbito das políticas educacionais da rede pública estadual paulista.  O processo de implementação do Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados na Secretaria da Educação de São Paulo. O MMR como indutor da qualidade na rede pública estadual paulista: limitações, desafios e possibilidades.

    2. Justiça Social, Avaliação e Qualidade da Educação Básica

    22/02/22 – das 14h00 às 17h40

    •     Profa. Dra. Sara Brada de Oliveira

    Monitor(a): Mateus Henrique do Amaral

    Parte I:
    – Oferecer um panorama geral sobre conceitos como equidade, meritocracia, igualdade de oportunidades, igualdade de condições, reconhecimento, interseccionalidade, a partir de autoras(es) como François Dubet, Nancy Fraser, Kathleen Lynch, Sueli Carneiro.
    – Compreender como esses conceitos sustentam distintas concepções sobre Justiça Social.
    Parte II:
    – Discutir quais são os limites e potencialidades das teorias disponíveis para se pensar políticas públicas e práticas pedagógicas na Educação Básica, com especial atenção às questões de avaliação e qualidade educacional.

    3. Qualidade social e Educação de Jovens e Adultos – As dimensões da escuta e do acolhimento em diálogos com Simone Weil, Eduardo Coutinho e alunas/os da EJA

    22/02/22 – das 14h00 às 17h40

    •     Prof. Dr. Cláudio Borges da Silva

    Monitor(a): Jaqueline de Meira Bisse

    O minicurso estará organizado em dois momentos. Numa primeira etapa trataremos dos modos como a EJA tem sido desmontada no âmbito das políticas públicas e, em contrapartida, como a qualidade social na modalidade tem sido vislumbrada e vivenciada nas práticas pedagógicas e na literatura desse campo de investigação. Neste bloco destacaremos duas dimensões da qualidade social na EJA: a escuta e o acolhimento. Para nos ajudar a pensar  sobre os sentidos destas dimensões vamos dialogar com aspectos do pensamento da filósofa e ativista francesa Simone Weil e da produção fílmica do documentarista Eduardo Coutinho. Num segundo momento nos debruçaremos sobre produções de alunos e alunas da EJA (registradas em textos escritos, áudios e vídeos) com o intuito de compreender como a escuta e o acolhimento podem indicar possibilidades concretas de qualificação da educação de jovens e adultos, numa perspectiva de construção de uma educação emancipatória dos trabalhadores e trabalhadoras.

    4. Pesquisa colaborativa e qualidade social (Atividade cancelada)

    Importante: A fim de que todos os inscritos no Minicurso 4 possam participar de outros minicursos que estarão acontecendo no dia 22/02, disponibilizamos por e-mail os links dos demais minicursos para que os inscritos optem por um deles (Minicursos 1, 2, 3 ou 5). 

    22/02/22 – das 14h00 às 17h40

    •     Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina

     

    5. Alfabetização e Qualidade social

    22/02/22 – das 14h00 às 17h40

    •     Profa. Dra. Elisiani Vitória Tiepolo

    Monitor(a): Renata de Fátima Gonçalves

    O Minicurso abordará as seguintes temáticas: ler e escrever o mundo: Paulo Freire e a alfabetização de jovens e adultos; o Círculo de Cultura como metodologia de alfabetização da “palavramundo”; notícias do esperançar: as campanhas de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Solicita-se aos participantes que providenciem 5 folhas de papel sulfite, tesoura e material de escrita, pois haverá uma pequena oficina de produção de material alfabetizador.

    6. A elaboração da política da Base: numa arena política cada vez mais interligada, como fica a disputa pela concepção de currículo e educação?

    24/02/22 – das 8h00 às 11h40

    •     Profa. Ms. Andresa Cóstola

    Monitor(a): Mateus Henrique do Amaral

    O minicurso tem como objetivo debater o processo de elaboração da política da Base, seus principais atores envolvidos e as futuras ações que sua aplicação desencadeia, discutindo, por meio desse pano de fundo, a visão político-pedagógica que estrutura a BNCC, isto é, que tipo de educação e que qualidade o documento defende e como isso afeta a autonomia docente.

    7. Educação Infantil e qualidade social

    24/02/22 – das 8h00 às 11h40

    •     Profa. Dra. Virgínia Cecília da Rocha Louzada
    •     Profa. Dra. Liliane Albuquerque
    •     Profa. Cristiane Amancio
    •     Profa. Roberta Duarte Paula

    Monitor(a): Rosangela de Souza Bittencourt Lara

    Avaliação da Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil. Políticas de Avaliação para a Educação Básica. Avaliação da aprendizagem. Qualidade Social.

    8. Responsabilidade Educacional e Qualidade Social

    24/02/22 – das 8h00 às 11h40

    •     Profa. Dra. Fabiana Alvarenga Filipe
    •     Profa. Dra. Liliane Ribeiro de Mello

    O minicurso tem como proposta a apresentação do contexto em que as avaliações em larga escala ganham centralidade, induzindo uma certa concepção hegemônica de qualidade educacional, pautada, muitas vezes, em uma formação limitada para estudantes, representada em números e metas postos como inquestionáveis. Tal qualidade seria garantida a partir da responsabilidade educacional, a qual tem recaído sobre os profissionais do magistério. Em contraposição ao modelo considerado hegemônico, debateremos alguns conceitos que se contrapõem à “lógica” estabelecida, como o de qualidade social da educação e de responsabilização participativa. Pretendemos, também, dialogar com os participantes sobre o conteúdo apresentado e as experiências daqueles que desejarem compartilhar com o grupo.

    9. Educação matemática crítica, avaliação e qualidade social: possíveis aproximações

    24/02/22 – das 8h00 às 11h40

    •     Prof. Dr. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen

    Primeiro momento:
    – Discutir o que poderia significar uma educação matemática de qualidade social para os estudantes da educação básica;
    – Apresentar algumas considerações teórico-metodológicas a respeito da Educação Matemática Crítica (EMC), processos de leitura e escrita do mundo com a matemática, bem como as possíveis formas de atuação dos professores por meio da ideia de Cenários para Investigação;
    – Conhecer, por meio de experiências exitosas, como se dá o processo de ensino-aprendizagem-avaliação da matemática nestes contextos.
    Segundo momento:
    – Convidar os professores a refletirem sobre as práticas que consideram exitosas e que se aproximam desse referencial;
    – Aprofundar a discussão sobre qualidade social para a educação matemática, esboçando indicadores e projetos que possam ser executados na educação básica.

    10. Escola e Indicadores de Qualidade Social (QS): uma experiência de aproximação

    24/02/22 – 8h00 às 11h40

    •     Profa. Dra. Sandra Tomaz
    •     Profa. Daniela Hornich

    Monitor(a): Luciane Vieira Palma

    O Quadro com Indicadores de Qualidade Social – QS,  disponível no texto “Avaliação da Qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana” (BERTAGNA et al, 2020) e elaborado no âmbito da pesquisa “A Avaliação Institucional Participativa da Escola, na Escola, com a Escola: uma estratégia para o projeto de melhoria do Ensino Público socialmente referenciado  (2019-2022)” constitui-se num importante instrumento para a escola,  para reflexão, discussão e  apropriação de suas qualidades de maneira a fortalecer suas potências, superar fragilidades e desenvolver, mais e mais, educação ancorada na perspectiva da Formação Humana. Mas por onde começar de maneira instigante essa discussão? Por onde caminhar de maneira significativa com essa construção? O Mini-Curso “Escola e Indicadores de Qualidade Social (QS): uma experiência de aproximação” tem o propósito de compartilhar uma experiência em curso, de aproximação entre a Escola e dimensões de QS, quando a escola “se pesquisa”, “produz dados” e é capaz de utilizá-los coletivamente na (re)construção de seu projeto politico-pedagógico.

     

    Objetivo do evento
    O evento tem por objetivo debater a educação pública brasileira em tempos de pandemia, constituindo espaço de análise crítica e criativa comprometida com a qualidade socialmente referenciada.

    Público Alvo
    Profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, comunidade escolar e todos interessados na construção de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/iii-seminario-loed—qualidade-social-da-educacao-publica-em-tempos-pandemicos__1362861

    Período de Inscrição
    17/01/2022
    até 18/02/2022

    Local de Transmissão
    https://youtube.com/playlist?list=PLq0Y1lq_9Aj_uBgqy93TSBP6mqSrcufsq

    Convidados

    • Prof. Dr. Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Universidade do Minho)
    • Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (FE/USP)
    • Prof. Dr. Miguel González Arroyo (FaE/UFMG)
    • Prof. Dr. José Luiz Pastre (OP SME Campinas)
    • Profa. Dra. Lucilia Augusta Lino de Paula (DEIC/EDU/UERJ)
    • Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas (FE/Unicamp)

    Realização

    • LOED – Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Unicamp, UFSCar, Unesp-Rio Claro e UFU)

    Apoio

    • Faculdade de Educação/Unicamp

    Comissão Organizadora

    • Profa. Dra. Mara Regina Lemes de Sordi
    • Profa. Dra. Luana Costa Almeida
    • Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna
    • Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira
    • Profa. Dra. Adriana Varani
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