9h00 às 12h00 Credenciamento
Local: Centro de Convenções da Unicamp
9h00 às 10h00 Mesa de abertura
Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles – Reitor da Unicamp
Luiz Roberto Marighetti – Secretário Adjunto de Educação de Campinas
Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Profa. Dra. Mara Regina Lemes de Sordi – Coordenadora do evento
10h00 Apresentação musical com estudantes da EMEF Maria Luiza Pompeu de Camargo
Responsável: Prof. Daniel Amato
10h00 às 12h00 Conferência de abertura A força das escolas na construção da qualidade social: visão panorâmica de reações propositivas
Profa. Dra. Estela Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
Mediação: Profa. Dra. Mara Regina Lemes de Sordi
13h30 às 14h30 Mostra sobre qualidade social nas escolas municipais de Campinas: uma experiência em concreto
Visibilidade dos trabalhos e experiências/vivências de qualidade social das escolas (em desenvolvimento – Rede Municipal de Educação de Campinas e/ ou outras)
Dra. Thaís Penteado
Profa. Dra. Sandra Cristina Tomaz
14h30 às 17h00 Mesa 1 – A práxis em debate: o cotidiano das escolas que lutam pela Qualidade Social
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Experiências Latino-Americanas – Prof. Gabriel Eduardo Roizman (Centro de Investigaciones Educativas de Avellaneda)
Mediação: Profa Dra. Adriana Varani (FE/Unicamp)
17h – Atividade Cultural: Carimbó das Caixeiras das Nascentes Local: Hall e espaço externo do Centro de Convenções
Mestra Cristina Bueno
23/04/24 (Terça-feira)
9h00 às 12h00 Painel Qualidade social da escola pública: múltiplas conexões envolvidas na análise.
Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (Unicamp)
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna (Unesp-Rio Claro)
Profa. Dra. Luana Costa Almeida (UFSCar)
Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira (UFU)
Mediação: Rodrigo C. Fonseca
14h00 às 16h00 Mesa 2 – Tensões e enfrentamentos na luta pela qualidade social da escola pública: políticas aos avessos
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Profa. Dra. Marilda Pasqual Schneider (Unoesc)
Prof. Dr. Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Universidade do Minho)
Mediação: Profa. Dra. Claudia Pereira de Pádua Sabia (Unesp-Marília)
16h00 às 16h30 – Coffee break
16h30 às 17h30 – Tensões e enfrentamentos na luta pela qualidade social da escola: implicações das redes públicas
Local: Centro de Convenções da Unicamp
18h00 às 19h30– Apresentação de trabalhos Locais: salas da Faculdade de Educação da Unicamp
24/04/24 (Quarta-feira)
8h30 às 10h – Apresentação de trabalhos Locais: salas da Faculdade de Educação da Unicamp
8h30 às 10h00 – Círculo de Cultura: (In) Confidências pedagógicas (Leitura das cartas pedagógicas) Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação
Profa. Dra. Adriana Varani
Ma. Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos
Ma. Carollina Martins de Paiva Ribeiro
Ma. Jaqueline de Meira Bisse
Prof. Dr. Marcos Henrique Almeida dos Santos
Profa. Ma. Rosangela De Souza Bittencourt Lara
10h00 às 10h30 – Coffee break
10h30 às 12h – Conferência de encerramento A luta pela qualidade social da escola pública: fortalecimento de atuações contra regulatórias Local: Centro de Convenções da Unicamp
Prof. Dr. Evaldo Piolli (Unicamp) Mediação: Profa. Dra. Luana Costa Almeida
12h00 às 12h30 – Lançamento dos anais do III Seminário LOED, realizado em fevereiro de 2022.
Me. Mateus Henrique do Amaral (FE/Unicamp)
Ma. Jaqueline de Meira Bisse
Ma. Renata de Fátima Gonçalves
12h00 às 12h30 – Lançamento número temático Cadernos Cedes – Qualidade social e avaliação educacional: processos de (des) humanização
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna (Unesp – Rio Claro)
Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira (UFU)
Atividade complementar do Seminário (por adesão)
24 de abril – das 14h00 às 17h00 e 25 de abril – das 9h00 às 12h00
GT – Oficina de validação da metodologia de autoavaliação da Qualidade Social da escola Pública
Grupo de discussão GD – experts/validadores – realiza a discussão sobre a matriz de autoavaliação da QS da Escola Pública – material a ser encaminhado previamente.
Grupo de observação GO – Professoras e pesquisadoras do LOED e da Rede Municipal de Educação da Campinas envolvidas com a Pesquisa sobre a Qualidade Social financiada pela FAPESP; alunas e alunos de pós graduação vinculados ao LOED sem Fronteiras.
Coordenação:
Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna (Unesp-Rio Claro)
Profa. Dra. Luana Costa Almeida (UFSCar)
Dr. José Luiz Pastre (SME Campinas)
Experts validadores:
Prof. Dr. Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Universidade Minho)
Dra. Sonia Maria Portella Kruppa (USP)
Dra. Maria Teresa Esteban do Valle (UFF)
Dra. Ângela Imaculada Loureiro De Freitas Dalben (UFMG)
Objetivo do evento Os significados da avaliação da qualidade da escola pública referenciada pela formação humana, integral e socialmente referenciada constitui-se uma luta que convoca os coletivos escolares a responderem aos desafios impostos pelas políticas educacionais. Estas têm se curvado aos interesses mercadológicos e buscam naturalizar um discurso de compromisso com a qualidade da escola que oculta as grandes assimetrias sociais que afetam os resultados dos estudantes nos processos de avaliação externa. Tal fenômeno de natureza global incide, de forma intensa e preocupante, nas realidades locais submetidas ao imperialismo cultural e econômico impondo-lhes padrões, metas e valores que nem sempre os aproxima de uma qualidade implicada com a justiça social e o Bem Comum.
A fim de uma compreensão mais refinada do que seja esta qualidade, implicada com um projeto de emancipação dos sujeitos, propomos este IV Seminário Internacional LOED como tempo/espaço de diálogo democrático entre sujeitos e instituições implicados com a qualidade social da educação. O evento parte do pressuposto de que a qualidade social da escola pública requer uma retórica argumentativa forte dos atores implicados, disputando sentidos, para a criação de reação propositiva às políticas neoliberais . O campo de disputa se revelar em atuações concretas nos cotidianos das redes de ensino na direção de alternativas voltadas à garantia do direito das novas gerações a uma formação ampliada e cidadã.
As atividades do evento, concebidas intencionalmente, se iniciam com um conjunto de atividades preparatórias e aglutinador das forças vivas das escolas, oferecidas de modo virtual que buscarão afetar os participantes para a temática central do evento. As atividades do momento presencial objetivam fomentar fóruns coletivos e dar visibilidade às vivências e experiências das escolas que exercitam, de forma propositiva, a qualidade social em suas microdecisões.
As escolhas metodológicas buscam a participação maciça das escolas no compartilhamento de seu trabalho pedagógico e pretende investir na aproximação com outras culturas e realidades escolares com destaque à realidade latinoamericana de modo a possibilitar a identificação e trabalho em rede colaborativa com coletivos escolares que lutam pela educação como direito humano coletivo e não como mercadoria.
Público Alvo Professoras/es da educação básica e ensino superior; pesquisadoras/es e alunas/os de graduação e pós graduação.