IX SHIAM – Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
Evento presencial.
Valores
Não paga – Se você for oferecer uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros trabalhos. Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria “Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme quadro abaixo:
Paga – Todos os participantes do evento e os autores que pretendem submeter um trabalho de Comunicação ou Roda de Conversa (seja como autor ou coautor) e não for o primeiro autor de uma oficina, deverão obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. O pagamento da inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as palestras, as mesas redondas, as oficinas e submeter trabalho a ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos o autor deverá realizar primeiramente a inscrição no evento. Segue os valores do quadro:
Participante |
Valor a pagar até 30/04/2023 |
Valor a pagar até 30/06/2023 |
Valor a pagar até 17/07/2023 |
Estudante de graduação |
R$ 40,00 |
R$ 60,00 |
R$ 80,00 |
Professores e profissionais da Educação Básica |
R$ 60,00 |
R$ 80,00 |
R$ 100,00 |
Professores e profissionais da Educação Básica (Sócios da SBEM) |
R$ 50,00 |
R$ 70,00 |
R$ 90,00 |
Estudante de Pós-Graduação |
R$ 80,00 |
R$ 100,00 |
R$ 120,00 |
Estudante de Pós-Graduação (Sócios da SBEM) |
R$ 70,00 |
R$ 90,00 |
R$ 110,00 |
Professores Universitários |
R$ 120,00 |
R$ 140,00 |
R$ 160,00 |
Professores Universitários (Sócios da SBEM) |
R$ 90,00 |
R$ 110,00 |
R$ 130,00 |
- Ao realizar a inscrição e o pagamento do evento, o resumo expandido (de até 3 páginas) submetido passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
- Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.
Programação
17/07 (segunda-feira)
09h00-09h30 – Credenciamento e Café de recepção
Local: Centro de Convenções (CDC)
09h30-10h00 – Momento Cultural: Coletivo de Música AfroIF
Local: Auditório 3 (CDC)
10h00-10h30 – Cerimônia de abertura
Local: Auditório 3 (CDC)
- Alexandro H. Paixão
- Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
- Caroline Felipe Jango da Silva
- Dario Fiorentini
- Marco Aurélio Cremasco
10h30-12h15 – Mesa Redonda de Abertura – “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou e os rumos e desafios das políticas públicas atuais”
Local: Auditório 3 (CDC)
- Dirce D. P. Zan (FE/Unicamp)
- Regina Célia Grando (UFSC)
Mediação: Dario Fiorentini (Unicamp)
12h15-13h30 – Intervalo de almoço
13h30-15h30 – Mesas Redondas Concomitantes
“Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no contexto do Novo Ensino Médio”
Local: Auditório 3 (CDC)
- Antônio José Lopes Bigode (UNIVESP)
- Franciely Machado Dutra Cezar
- Maria Aparecida Salgado (GdS)
Mediação: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP)
“Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto atual”
Local: Auditório 2 (CDC)
- Madeline Gurgel Barreto Maia (UEVA)
- Alessandra Rodrigues de Almeida
- Juliana de Oliveira Hessel Vianna
- Joana D’Arc de Almeida (UNISO)
Mediação: Klinger Ciríaco (UFSCar)
13h30-15h30 – Mesa Redonda Ensino Médio – “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no Ensino Médio no contexto atual”
Local: Centro de Convenções (CDC)
15h30-16h00 – Café
Local: Faculdade de Educação (FE)
16h00-18h00 – Sessões de Comunicações
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)
As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.
18/07 (terça-feira)
08h00-11h00 – Oficinas
Local: FE, Espaço Plasma e IMECC
Oficina 1 – AS MATEMÁTICAS NAS SALAS DE AULA: CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DO JOGO MANCALA
Local: LL01 – Prédio Paulo Freire (FE)
- Bianca dos Santos Fernandes
- Carolina Zenero de Souza
- Joana D’Arc de Almeida
- Juliana de Oliveira Hessel Vianna
- Paula Odani Oliveira
Oficina 2 – A FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO ASPECTO ESSENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ABORDAGENS MAKER E STEAM
Local: Espaço plasma (Av. Albert Einstein, 851)
- Ana Paula Saboia Queiroz
- Juscier Mamore
- KADIR CAVDARLI
- Miriam Gonçalves de Chaves
- Samantha Vendrell
Oficina 3 – A MATEMÁTICA LUDOSESSORIAL COMO RECURSO DE INCLUSÃO E A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Local: ED08 – Anexo I (FE)
- Aristimar Roberta de Oliveira
- Monica Maria Furlan
- Paulo Marcos Ferreira Andrade
- Sandra Maria Tavares Sousa
- Sandra Moreno de Assis Santos
Oficina 4 – CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA REFLEXÃO
Local: ED05 – Anexo I (FE)
- Caroline Almeida Souza Silva
- Miguel Ribeiro
Oficina 5 – INTEGRANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PRINCÍPIOS MATÉTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: ED07 – Anexo I (FE)
- Aina Montessanti Selingardi
- Marcus Vinicius Maltempi
Oficina 6 – JOGOS E BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA BNCC
Local: ED02 – Anexo I (FE)
- Maria Elizabete Rambo Kochhann
- Monica Maria Furlan
- Márcio Urel Rodrigues
- Paulo Marcos Ferreira Andrade
- Rosiane Souza da Silva Rodrigues
Oficina 7 – OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PLATAFORMA TINKERCAD
Local: 150 (IMECC)
- Lucinéia de Souza Gomes
- Ludmylla Suellen Wolf Oenning
- Marcela Madanês Chavier
- Minéia Cappellari Fagundes
- Sandra Maria Tavares Sousa
Oficina 8 – FRAqueTAL? UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE FRACTAIS DE DOBRADURAS
Local: ED01 – Anexo I (FE)
- Andrea Gomes Nazuto Gonçalves
Oficina 9 -ENSINO DE TABUADA COM SIGNIFICADO E SEM DECOREBA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA
Local: L002 (IMECC)
- Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada
- Fernando Geraldo Tiago Ferreira
- Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
- Márcio Urel Rodrigues
- Sandra Moreno de Assis
Oficina 10 – MODELANDO MATEMATICAMENTE A ÁREA FOLIAR DE UMA PLANTA EM SALA DE AULA, PARA EXPLORAR FUNÇÕES
Local: LL02 – Prédio Paulo Freire (FE)
- Acelmo de Jesus Brito
- Daniela Silveira Rocha
- Luciana Bertholdi Machado
- Luciano Duarte da Silva
- Ludmylla Suellen Wolf Oenning
Oficina 11 – PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO: UMA ABORDAGEM COM TÉCNICAS DE ORIGAMI E RECORTES
Local: ED06 – Anexo I (FE)
- André Monteiro Novaes
- Celso M. da Silva Jr.
- José Antonio Novaes
11h00-12h30 – Rodas de Conversa
Local: Faculdade de Educação (FE)
Roda de Conversa 1 – Colaboração no Ensino Superior: o caso do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em processo de Lesson Study
Local: ED01 – Anexo I (FE)
- Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
- Ana Maria Porto do Nascimento
- Janaína Mendes Pereira da Silva
- Maria Dalvirene Braga
- Regina da Silva Pina Neves
Roda de Conversa 2 – CONTRIBUIÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUARÃO OU ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: ED02 – Anexo I (FE)
- Maria Dalvirene Braga
- Marlene Pereira do Nascimento Mendonça
- Raquel Carneiro Dorr
- Regina da Silva Pina Neves
- Rui Seimetz
Roda de Conversa 3 – LIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E INVESTIGATIVA DO GRUPO DE SÁBADO COM LESSON STUDY HÍBRIDO E PROJEÇÕES DE NOVAS EXPERIÊNCIAS
Local: Salão Nobre – Prédio Paulo Freire (FE)
- Ana Leticia Losano
- Andrey Patrick Monteiro de Paula
- Antonio Roberto Barbutti
- Dario Fiorentini
- Maria Aparecida de Jesus Salgado
12h30-14h00 – Intervalo de almoço
14h00-16h00 – Mesas Redondas Concomitantes
Local: Centro de Convenções (CDC)
Anos Finais do EF – “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto atual”
Local: Auditôrio 2 (CDC)
- Sandra Menezes
- Caroline Almeida Souza Silva
- Ruth Leia Pereira de Farias
Mediação: Andrey Patrick Monteiro de Paula
Ensino Superior – “Experiências e desafios na formação do(a) professor(a) que ensina matemática para o contexto atual”
Local: Auditório 3 (CDC)
- Regina da Silva Pina Neves
- Miguel Ribeiro
- Adair Mendes Nacarato
Mediação: Celi Espasandin Lopes
16h00-16h30 – Café
Local: Faculdade de Educação (FE)
16h30-18h30 – Sessões de Comunicações
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)
As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.
19h00-22h30 – Lançamento de livros e Coquetel
Local: Faculdade de Educação (FE)
19/07 (quarta-feira)
08h00-11h00 – Oficinas
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I (FE) e IMECC
Oficina 12 – JOGOS DE TABULEIRO COMO ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Local: LL01 – Prédio Paulo Freire (FE)
- Aristimar Roberta De Oliveira
- Ligiane Oliveira dos Santos Souza
- Ludmylla Suellen Wolf Oenning
- Sandra Moreno de Assis
Oficina 13 – PROJETOS INTEGRADORES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Local: ED08 – Anexo I (FE)
- Aristimar Roberta de Oliveira
- JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
- Lucinéia de Souza Gomes
- Márcio Urel Rodrigues
- Rosiane Souza da Silva Rodrigues
Oficina 14 – INTRODUÇÃO AO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ABORDAGENS DA MATEMÁTICA
Local: 150 (IMECC)
- Carolina Zenero de Souza
- Cláudia Rodrigues de Andrade
- Paula Odani Oliveira
Oficina 15 – PERSPECTIVAS DO TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Local: ED01 – Anexo I (FE)
- Klinger Teodoro Ciríaco
- Natiele Silva Lamera
- Roger Eduardo Silva Santos
Oficina 16 – A SIMETRIA NA CIÊNCIA, NA NATUREZA E NA ARTE
Local: LL03 – Prédio Paulo Freire (FE)
- Petronio Pulino
- Sandra Meneze
Oficina 17 – CONCEITUANDO VARIÁVEL: MODELO 3UV
Local: ED07 – Anexo I (FE)
- Acelmo de Jesus Brito
- Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
- Iran Abreu Mendes
- JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
- Luciana Bertholdi Machado
Oficina 18 – POTENCIALIZANDO A INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
Local: L002 (IMECC)
- André Monteiro Novaes
- Flávia Maria Pinto Ferreira Landim
- Letícia Rangel
- Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
- Valeria Pontes da Costa Reis
Oficina 19 – UM JOGO DE ARITMÉTICA E MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA USO EM SALA DE AULA
Local: LL02 – Prédio Paulo Freire (FE)
- Aparecida Francisco da Silva
- Yuriko Yamamoto Baldin
Oficina 20 – TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Local: ED05 – Anexo I (FE)
- Alessandra Rodrigues de Almeida
- Miguel Ribeiro
- Érica Doiche Savoy
Oficina 21 – JOGOS DE CARTAS: POSSIBILIDADES E LIMITES NAS PROPOSTAS COM CRIANÇAS
Local: LAE – Prédio Paulo Freire (FE)
- Carla Mariana Rocha Brittes da Silva
- Keli Cristina Conti
Oficina 22 – DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ALUNO ATRAVÉS DO ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE, INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO
Local: ED06 – Anexo I (FE)
- Paulo César Oliveira
- Éverton Ferraz Marcelino Batista
11h00-12h00 – Sessão de Pôsteres
Local: ED02 – Anexo I (FE)
12h00-14h00 – Intervalo de almoço
14h00-15h30 – Educação e cibercultura em tempos de inteligência artificial: desafios para os currículos
Local: Centro de Convenções (CDC) – Auditório 3
- Edméa Santos
15h30-16h00 – Café
Local: Centro de Convenções (CDC)
16h00-17h00 – Mesa Redonda: Avaliação do Evento
Local: Centro de Convenções (CDC) – Auditório 3
Exposição – MALBATEMÁTICA – O MUNDO PRECISA DE TI, PROFESSOR: MALBA TAHAN, PROFESSORES E PRÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA
de 17 a 19 de julho de 2023
Local: Centro de Convenções (CDC)
O mundo precisa de ti, professor: Malba Tahan, professores e práticas em aulas de matemática é o tema escolhido para a Exposição Malbatemática 2023, que acontece, em segunda edição, durante o IX Seminário de Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática, juntamente com a Mostra de Trabalhos de Alunos de Escolas de Educação Básica. A exposição e a mostra, organizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), acontecem em comemoração ao 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, instituído no Brasil, em 26 de junho de 2013 e escolhido em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 6 de maio de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, e que se tornou mais conhecido pelo pseudônimo, Malba Tahan. O objetivo da Malbatemática vai além da exposição de arquivos. Ela pretende proporcionar a reflexão sobre a vida, a obra, o legado educacional de Malba Tahan, a versatilidade de sua atuação profissional, a transcendência temporal de suas propostas para a educação matemática, presentes nas práticas de muitos professores. E ainda, reforçar a valorização e a importância da profissão docente, traduzida no tema escolhido, título de uma das obras de Malba Tahan, O mundo precisa de ti, professor. Certamente, muitas são as contribuições do mestre Malba Tahan para o ensinar e aprender matemática na pós-pandemia, nos diferentes níveis de ensino.
Exposição – Kênia Ateliê Mayumanah
de 17 a 19 de julho de 2023
Local: Centro de Convenções (CDC)
SHIAMzinho (VAGAS LIMITADAS)
17/07/2023 – 13:30 – 15:30
17/07/2023 – 16:00 – 18:00
Casa do Lago (Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP)
O SHIAMzinho é uma novidade no IX SHIAM. É um evento associado ao IX SHIAM que tem por objetivo proporcionar às mamães e aos papais professoras(es) e/ou pesquisadoras(es) mais tranquilidade para participarem do evento, além de promover momentos de recreação e diversão para as crianças. Por razão de ser a primeira edição em que oferecemos este espaço para as nossas crianças, o SHIAMzinho ocorrerá apenas durante as atividades do período da tarde. Poderão participar crianças entre 4 e 10 anos, e crianças entre 1 e 3 anos desde que acompanhadas por um(a) responsável. As vagas são limitadas para até 20 crianças e não teremos condições de abrir exceções. Os(as) responsáveis pelas crianças inscritas receberão no primeiro dia do evento um informativo sobre a dinâmica do SHIAMzinho e terão que assinar um termo de concordância. Esperamos que o SHIAMzinho seja um sucesso visando o aprimorado para as próximas edições.
Inscrições para o SHIAMzinho (clique aqui)
Certificação
- O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.
- Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
- O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.
Submissão de Trabalhos
Modalidades:
- Comunicação Científica,
- Comunicação de Experiência,
- Roda de Conversa;
- Oficinas
- Pôsteres.
Temas no contexto pós-pandemia:
- Avaliação;
- BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;
- Recursos didáticos;
- Práticas inclusivas;
- Etnomatemática;
- Modelagem e Resolução de Problemas;
- Tecnologias digitais e ambientes híbridos;
- Álgebra e números;
- Geometria, grandezas e Medidas;
- Projeto de Vida e Eletivas;
- Jogos e materiais manipulativos;
- Educ. Financeira e Educ. Estatística;
- Outros.
Orientações:
- Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.
- A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
- Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
- Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
- Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 12 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.
Comissão Científica
- Adair Mendes Nacarato (USF)
- Adilson Dalben (PPGE/UNICAMP)
- Adriana Richit (UFFS)
- Alessandra Almeida (PUC)
- Alessandra Senes Marins (UVA)
- Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
- Ana Leticia Losano (UNISO)
- Ana Paula dos Santos Malheiro (UNESP- São José do Rio Petro)
- Carina Brunehilde Pinto da Silva (UVA)
- Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul)
- Celia Roncato (FASESP)
- Dario Fiorentini (UNICAMP)
- Edvonete Souza de Alencar (UGD)
- Elaine Sampaio de Sousa Carlos (UVA)
- Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)
- Fabiana Cotrim (CCN – UFSCar)
- Fernando Luís Pereira Fernandes (UFTM)
- Gabriela Félix Brião (UFRJ)
- Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)
- Keli Cristina Conti (UFMG)
- Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP-Câmpus Hortolândia)
- Klinger Teodoro Ciriaco (UFSCar)
- Lucas Carato Mazzi (UNESP – Rio Claro)
- Madeline Gurgel Barreto Maia (UVA)
- Marcos Antonio Gonçalves Júnior (CEPAE/UFG)
- Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP- Presidente Prudente)
- Mariana dos Santos Cezar (IFES)
- Marília Franceschinelli de Souza (IFSP – Câmpus Hortolândia)
- Miguel Ribeiro (UNICAMP)
- Priscila Marques Dias Correa (University of Windsor)
- Regina Pina (UnB)
- Regis Forner (DIEEM /SEDUC)
- Rosana Catarina Rodrigues de Lima (IFSP – Câmpus Hortolândia)
- Roseli de Alvarenga Corrêa (UFOP)
- Sandra Menezes (PPGE/UNICAMP)
- Sueli Liberatti Javaroni (UNESP – Rio Claro)
- Thaís de Oliveira Ferrasso (IFSP – Câmpus São João da Boa Vista)
- Tiago Giorgetti Chinellato (FAAL)
- Vanessa Moreira Crecci (COGNA)
- Vanessa Oechsler (IFSC)
Objetivo do evento
Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.
Público Alvo
Professores que ensinam matemática; Estudantes de graduação e pós-graduação; Profissionais da Educação; Formadores de professores; Pesquisadores.
Link de Inscrição
https://www.even3.com.br/ixshiam/
Período de Inscrição
22/01/2023
até 17/07/2023
Anexo(s)
Realização
- PRAPEM – Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (FE/Unicamp)
- GdS – Grupo de Sábado
- GPEMATEC – Grupo de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (IFSP)
- GPPM – Grupo de Pesquisa de Prática Pedagógica em Matemática (UNISO)
- GPEEMAT – Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (UVA)
- CIEspMat – Grupo de Pesquisa & Formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática (FE/Unicamp)
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
- IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus Hortolândia)
- IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus São Paulo)
- UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú
- UNISO – Universidade de Sorocaba
Comissão Organizadora
- Dario Fiorentini (Coordenador Geral)
- Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo)
- Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora de Programa e Científica)
- Maria Aparecida de Jesus Salgado
- Madeline Gurgel Barreto Maia
- Sandra Menezes
- Joana D'Arc de Almeida
- Juliana de Oliveira Hessel Vianna
- Camila Caldini Coutinho
- Cibele Madai Valderramas Ignacio
- Mayara Barros Alcantara Batista
- Ana Leticia Losano
- Antonio Marcos da luz
- Ivani Lucimar de Carvalho
- Vinícius da Costa Garcia
- Paula Odani Oliveira
- Uriel Gatti Vicente
- Carolina Zenero de Souza
- Uilson Lima de almeida
- Valéria de Souza
- Leonardo Lira de Brito
- Juliana Florentino Silva
- Paulo Carrara
- Anderson Luiz Lunardelli
- Fernando Augusto dos Santos
- Caroline Almeida Souza Silva
- Núbia Simone Ribeiro
- Marcelo Falcão de Oliveira
- Flávia de Oliveira
- Ana Luiza Santinato
- Janaína Aparecida Cazita de Oliveira
- Milena Cristini da Silva
- Isabella Teresa Campos
- Bianca dos Santos Fernandes
- Emília Gil