Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

IX SHIAM – Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

segunda 17 jul
11:30
quarta 19 jul
23:00
    Centro de Convenções e Faculdade de Educação da Unicamp
    IX SHIAM – Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

    Evento presencial.

    Valores

    Não paga – Se você for oferecer uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros trabalhos.  Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria “Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme quadro abaixo:

    Paga – Todos os participantes do evento e os autores que pretendem submeter um trabalho de Comunicação ou Roda de Conversa (seja como autor ou coautor) e não for o primeiro autor de uma oficina, deverão obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. O pagamento da inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as palestras, as mesas redondas, as oficinas e submeter trabalho a ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos o autor deverá realizar primeiramente a inscrição no evento. Segue os valores do quadro:

    Participante

    Valor a pagar até 30/04/2023

    Valor a pagar até 30/06/2023

    Valor a pagar até 17/07/2023

    Estudante de graduação

    R$ 40,00

    R$ 60,00

    R$ 80,00

    Professores e profissionais da Educação Básica

    R$ 60,00

    R$ 80,00

    R$ 100,00

    Professores e profissionais da Educação Básica

    (Sócios da SBEM)

    R$ 50,00

    R$ 70,00

    R$ 90,00

    Estudante de Pós-Graduação

    R$ 80,00

    R$ 100,00

    R$ 120,00

    Estudante de Pós-Graduação

    (Sócios da SBEM)

    R$ 70,00

    R$ 90,00

    R$ 110,00

    Professores Universitários

    R$ 120,00

    R$ 140,00

    R$ 160,00

    Professores Universitários (Sócios da SBEM)

    R$ 90,00

    R$ 110,00

    R$ 130,00

    • Ao realizar a inscrição e o pagamento do evento, o resumo expandido (de até 3 páginas) submetido passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
    • Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.

    Programação

    17/07 (segunda-feira)

    09h00-09h30 – Credenciamento e Café de recepção
    Local: Centro de Convenções (CDC)

    09h30-10h00 – Momento Cultural: Coletivo de Música AfroIF
    Local: Auditório 3 (CDC)

    10h00-10h30 – Cerimônia de abertura
    Local: Auditório 3 (CDC)

    • Alexandro H. Paixão
    • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
    • Caroline Felipe Jango da Silva
    • Dario Fiorentini
    • Marco Aurélio Cremasco

    10h30-12h15 – Mesa Redonda de Abertura – “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou e os rumos e desafios das políticas públicas atuais”
    Local: Auditório 3 (CDC)

    • Dirce D. P. Zan (FE/Unicamp)
    • Regina Célia Grando (UFSC)
      Mediação: Dario Fiorentini (Unicamp)

    12h15-13h30 – Intervalo de almoço

    13h30-15h30 – Mesas Redondas Concomitantes

    “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no contexto do Novo Ensino Médio”
    Local: Auditório 3 (CDC)

    • Antônio José Lopes Bigode (UNIVESP)
    • Franciely Machado Dutra Cezar
    • Maria Aparecida Salgado (GdS)
      Mediação: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP)

    “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto atual”
    Local: Auditório 2 (CDC)

    • Madeline Gurgel Barreto Maia (UEVA)
    • Alessandra Rodrigues de Almeida
    • Juliana de Oliveira Hessel Vianna 
    • Joana D’Arc de Almeida (UNISO)
      Mediação: Klinger Ciríaco (UFSCar)

    13h30-15h30 – Mesa Redonda Ensino Médio – “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no Ensino Médio no contexto atual”
    Local: Centro de Convenções (CDC)

    15h30-16h00 – Café
    Local: Faculdade de Educação (FE)

    16h00-18h00 – Sessões de Comunicações
    Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)

    As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.

    18/07 (terça-feira)

    08h00-11h00 – Oficinas
    Local: FE, Espaço Plasma e IMECC

    Oficina 1 – AS MATEMÁTICAS NAS SALAS DE AULA: CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DO JOGO MANCALA
    Local: LL01 – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Bianca dos Santos Fernandes
    • Carolina Zenero de Souza
    • Joana D’Arc de Almeida
    • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
    • Paula Odani Oliveira

    Oficina 2 – A FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO ASPECTO ESSENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ABORDAGENS MAKER E STEAM
    Local: Espaço plasma (Av. Albert Einstein, 851)

    • Ana Paula Saboia Queiroz
    • Juscier Mamore
    • KADIR CAVDARLI
    • Miriam Gonçalves de Chaves
    • Samantha Vendrell

    Oficina 3 – A MATEMÁTICA LUDOSESSORIAL COMO RECURSO DE INCLUSÃO E A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Local: ED08 – Anexo I (FE)

    • Aristimar Roberta de Oliveira
    • Monica Maria Furlan
    • Paulo Marcos Ferreira Andrade
    • Sandra Maria Tavares Sousa
    • Sandra Moreno de Assis Santos

    Oficina 4 – CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA REFLEXÃO
    Local: ED05 – Anexo I (FE)

    • Caroline Almeida Souza Silva
    • Miguel Ribeiro

    Oficina 5 – INTEGRANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PRINCÍPIOS MATÉTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Local: ED07 – Anexo I (FE)

    • Aina Montessanti Selingardi
    • Marcus Vinicius Maltempi

    Oficina 6 – JOGOS E BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA BNCC
    Local: ED02 – Anexo I (FE)

    • Maria Elizabete Rambo Kochhann
    • Monica Maria Furlan
    • Márcio Urel Rodrigues
    • Paulo Marcos Ferreira Andrade
    • Rosiane Souza da Silva Rodrigues

    Oficina 7 – OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PLATAFORMA TINKERCAD
    Local: 150 (IMECC)

    • Lucinéia de Souza Gomes
    • Ludmylla Suellen Wolf Oenning
    • Marcela Madanês Chavier
    • Minéia Cappellari Fagundes
    • Sandra Maria Tavares Sousa

    Oficina 8 – FRAqueTAL? UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE FRACTAIS DE DOBRADURAS
    Local: ED01 – Anexo I (FE)

    • Andrea Gomes Nazuto Gonçalves

    Oficina 9 -ENSINO DE TABUADA COM SIGNIFICADO E SEM DECOREBA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA
    Local: L002 (IMECC)

    • Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada
    • Fernando Geraldo Tiago Ferreira
    • Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
    • Márcio Urel Rodrigues
    • Sandra Moreno de Assis

    Oficina 10 – MODELANDO MATEMATICAMENTE A ÁREA FOLIAR DE UMA PLANTA EM SALA DE AULA, PARA EXPLORAR FUNÇÕES
    Local: LL02 – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Acelmo de Jesus Brito
    • Daniela Silveira Rocha
    • Luciana Bertholdi Machado
    • Luciano Duarte da Silva
    • Ludmylla Suellen Wolf Oenning

    Oficina 11 – PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO: UMA ABORDAGEM COM TÉCNICAS DE ORIGAMI E RECORTES
    Local: ED06 – Anexo I (FE)

    • André Monteiro Novaes
    • Celso M. da Silva Jr.
    • José Antonio Novaes

    11h00-12h30 – Rodas de Conversa
    Local: Faculdade de Educação (FE)

    Roda de Conversa 1 – Colaboração no Ensino Superior: o caso do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em processo de Lesson Study
    Local: ED01 – Anexo I (FE)

    • Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
    • Ana Maria Porto do Nascimento
    • Janaína Mendes Pereira da Silva
    • Maria Dalvirene Braga
    • Regina da Silva Pina Neves

    Roda de Conversa 2 – CONTRIBUIÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUARÃO OU ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Local: ED02 –  Anexo I (FE)

    • Maria Dalvirene Braga
    • Marlene Pereira do Nascimento Mendonça
    • Raquel Carneiro Dorr
    • Regina da Silva Pina Neves
    • Rui Seimetz

    Roda de Conversa 3 – LIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E INVESTIGATIVA DO GRUPO DE SÁBADO COM LESSON STUDY HÍBRIDO E PROJEÇÕES DE NOVAS EXPERIÊNCIAS
    Local: Salão Nobre – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Ana Leticia Losano
    • Andrey Patrick Monteiro de Paula
    • Antonio Roberto Barbutti
    • Dario Fiorentini
    • Maria Aparecida de Jesus Salgado

    12h30-14h00 – Intervalo de almoço

    14h00-16h00 – Mesas Redondas Concomitantes
    Local: Centro de Convenções (CDC)

    Anos Finais do EF – “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto atual”
    Local: Auditôrio 2 (CDC)

    • Sandra Menezes
    • Caroline Almeida Souza Silva
    • Ruth Leia Pereira de Farias
      Mediação: Andrey Patrick Monteiro de Paula

    Ensino Superior – “Experiências e desafios na formação do(a) professor(a) que ensina matemática para o contexto atual”
    Local: Auditório 3 (CDC)

    • Regina da Silva Pina Neves
    • Miguel Ribeiro
    • Adair Mendes Nacarato
      Mediação:  Celi Espasandin Lopes

    16h00-16h30 – Café
    Local: Faculdade de Educação (FE)

    16h30-18h30 – Sessões de Comunicações
    Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)

    As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.

    19h00-22h30 – Lançamento de livros e Coquetel
    Local: Faculdade de Educação (FE)

    19/07 (quarta-feira)

    08h00-11h00 – Oficinas
    Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I (FE) e IMECC

    Oficina 12 – JOGOS DE TABULEIRO COMO ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
    Local: LL01 – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Aristimar Roberta De Oliveira
    • Ligiane Oliveira dos Santos Souza
    • Ludmylla Suellen Wolf Oenning
    • Sandra Moreno de Assis

    Oficina 13 – PROJETOS INTEGRADORES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A FASE DE ALFABETIZAÇÃO
    Local: ED08 –  Anexo I (FE)

    • Aristimar Roberta de Oliveira
    • JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
    • Lucinéia de Souza Gomes
    • Márcio Urel Rodrigues
    • Rosiane Souza da Silva Rodrigues

    Oficina 14 – INTRODUÇÃO AO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ABORDAGENS DA MATEMÁTICA
    Local: 150 (IMECC)

    • Carolina Zenero de Souza
    • Cláudia Rodrigues de Andrade
    • Paula Odani Oliveira

    Oficina 15 – PERSPECTIVAS DO TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
    Local: ED01 – Anexo I (FE)

    • Klinger Teodoro Ciríaco
    • Natiele Silva Lamera
    • Roger Eduardo Silva Santos

    Oficina 16 – A SIMETRIA NA CIÊNCIA, NA NATUREZA E NA ARTE
    Local: LL03 – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Petronio Pulino
    • Sandra Meneze

    Oficina 17 – CONCEITUANDO VARIÁVEL: MODELO 3UV
    Local: ED07 – Anexo I (FE)

    • Acelmo de Jesus Brito
    • Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
    • Iran Abreu Mendes
    • JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
    • Luciana Bertholdi Machado

    Oficina 18 – POTENCIALIZANDO A INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
    Local: L002 (IMECC)

    • André Monteiro Novaes
    • Flávia Maria Pinto Ferreira Landim
    • Letícia Rangel
    • Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
    • Valeria Pontes da Costa Reis

    Oficina 19 – UM JOGO DE ARITMÉTICA E MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA USO EM SALA DE AULA
    Local: LL02 – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Aparecida Francisco da Silva
    • Yuriko Yamamoto Baldin

    Oficina 20 – TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Local: ED05 – Anexo I (FE)

    • Alessandra Rodrigues de Almeida
    • Miguel Ribeiro
    • Érica Doiche Savoy

    Oficina 21 – JOGOS DE CARTAS: POSSIBILIDADES E LIMITES NAS PROPOSTAS COM CRIANÇAS
    Local: LAE – Prédio Paulo Freire (FE)

    • Carla Mariana Rocha Brittes da Silva
    • Keli Cristina Conti

    Oficina 22 – DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ALUNO ATRAVÉS DO ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE, INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO
    Local: ED06 – Anexo I (FE)

    • Paulo César Oliveira
    • Éverton Ferraz Marcelino Batista

    11h00-12h00 – Sessão de Pôsteres
    Local: ED02 – Anexo I (FE)

    12h00-14h00 – Intervalo de almoço

    14h00-15h30 – Educação e cibercultura em tempos de inteligência artificial: desafios para os currículos
    Local: Centro de Convenções (CDC) – Auditório 3

    • Edméa Santos

    15h30-16h00 – Café
    Local: Centro de Convenções (CDC)

    16h00-17h00 – Mesa Redonda: Avaliação do Evento
    Local: Centro de Convenções (CDC) – Auditório 3


    Exposição – MALBATEMÁTICA – O MUNDO PRECISA DE TI, PROFESSOR: MALBA TAHAN, PROFESSORES E PRÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA

    de 17 a 19 de julho de 2023

    Local: Centro de Convenções (CDC)

    O mundo precisa de ti, professor: Malba Tahan, professores e práticas em aulas de matemática é o tema escolhido para a Exposição Malbatemática 2023, que acontece, em segunda edição, durante o IX Seminário de Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática, juntamente com a Mostra de Trabalhos de Alunos de Escolas de Educação Básica. A exposição e a mostra, organizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), acontecem em comemoração ao 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, instituído no Brasil, em 26 de junho de 2013 e escolhido em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 6 de maio de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, e que se tornou mais conhecido pelo pseudônimo, Malba Tahan. O objetivo da Malbatemática vai além da exposição de arquivos. Ela pretende proporcionar a reflexão sobre a vida, a obra, o legado educacional de Malba Tahan, a versatilidade de sua atuação profissional, a transcendência temporal de suas propostas para a educação matemática, presentes nas práticas de muitos professores. E ainda, reforçar a valorização e a importância da profissão docente, traduzida no tema escolhido, título de uma das obras de Malba Tahan, O mundo precisa de ti, professor. Certamente, muitas são as contribuições do mestre Malba Tahan para o ensinar e aprender matemática na pós-pandemia, nos diferentes níveis de ensino.

    Exposição – Kênia Ateliê Mayumanah

    de 17 a 19 de julho de 2023

    Local: Centro de Convenções (CDC)


    SHIAMzinho (VAGAS LIMITADAS)

    17/07/2023 – 13:30 – 15:30

    17/07/2023 – 16:00 – 18:00

    Casa do Lago (Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP)

    O SHIAMzinho é uma novidade no IX SHIAM. É um evento associado ao IX SHIAM que tem por objetivo proporcionar às mamães e aos papais professoras(es) e/ou pesquisadoras(es) mais tranquilidade para participarem do evento, além de promover momentos de recreação e diversão para as crianças. Por razão de ser a primeira edição em que oferecemos este espaço para as nossas crianças, o SHIAMzinho ocorrerá apenas durante as atividades do período da tarde. Poderão participar crianças entre 4 e 10 anos, e crianças entre 1 e 3 anos desde que acompanhadas por um(a) responsável. As vagas são limitadas para até 20 crianças e não teremos condições de abrir exceções. Os(as) responsáveis pelas crianças inscritas receberão no primeiro dia do evento um informativo sobre a dinâmica do SHIAMzinho e terão que assinar um termo de concordância. Esperamos que o SHIAMzinho seja um sucesso visando o aprimorado para as próximas edições.

    Inscrições para o SHIAMzinho (clique aqui)


    Certificação

    • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.
    • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
    • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.

    Submissão de Trabalhos

    Modalidades:

    1. Comunicação Científica,
    2. Comunicação de Experiência,
    3. Roda de Conversa;
    4. Oficinas
    5. Pôsteres. 

    Temas no contexto pós-pandemia:

    • Avaliação;
    • BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;
    • Recursos didáticos;
    • Práticas inclusivas;
    • Etnomatemática;
    • Modelagem e Resolução de Problemas;
    • Tecnologias digitais e ambientes híbridos;
    • Álgebra e números;
    • Geometria, grandezas e Medidas;
    • Projeto de Vida e Eletivas;
    • Jogos e materiais manipulativos;
    • Educ. Financeira e Educ. Estatística;
    • Outros.

    Orientações:

    • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.
    • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
    • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
    • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
    • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 12 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

    Comissão Científica

    • Adair Mendes Nacarato (USF)
    • Adilson Dalben (PPGE/UNICAMP)
    • Adriana Richit (UFFS)
    • Alessandra Almeida (PUC)
    • Alessandra Senes Marins (UVA)
    • Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
    • Ana Leticia Losano (UNISO)
    • Ana Paula dos Santos Malheiro (UNESP- São José do Rio Petro)
    • Carina Brunehilde Pinto da Silva (UVA)
    • Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • Celia Roncato (FASESP)
    • Dario Fiorentini (UNICAMP)
    • Edvonete Souza de Alencar (UGD)
    • Elaine Sampaio de Sousa Carlos (UVA)
    • Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)
    • Fabiana Cotrim (CCN – UFSCar)
    • Fernando Luís Pereira Fernandes (UFTM)
    • Gabriela Félix Brião (UFRJ)
    • Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)
    • Keli Cristina Conti (UFMG)
    • Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP-Câmpus Hortolândia)
    • Klinger Teodoro Ciriaco (UFSCar)
    • Lucas Carato Mazzi (UNESP – Rio Claro)
    • Madeline Gurgel Barreto Maia (UVA)
    • Marcos Antonio Gonçalves Júnior (CEPAE/UFG)
    • Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP- Presidente Prudente)
    • Mariana dos Santos Cezar (IFES)
    • Marília Franceschinelli de Souza (IFSP – Câmpus Hortolândia)
    • Miguel Ribeiro (UNICAMP)
    • Priscila Marques Dias Correa (University of Windsor)
    • Regina Pina (UnB)
    • Regis Forner (DIEEM /SEDUC)
    • Rosana Catarina Rodrigues de Lima (IFSP – Câmpus Hortolândia)
    • Roseli de Alvarenga Corrêa (UFOP)
    • Sandra Menezes (PPGE/UNICAMP)
    • Sueli Liberatti Javaroni (UNESP – Rio Claro)
    • Thaís de Oliveira Ferrasso (IFSP – Câmpus São João da Boa Vista)
    • Tiago Giorgetti Chinellato (FAAL)
    • Vanessa Moreira Crecci (COGNA)
    • Vanessa Oechsler (IFSC)

    Objetivo do evento
    Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
    Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
    Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
    Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
    Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
    Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.

    Público Alvo
    Professores que ensinam matemática; Estudantes de graduação e pós-graduação; Profissionais da Educação; Formadores de professores; Pesquisadores.

    Link de Inscrição
    https://www.even3.com.br/ixshiam/

    Período de Inscrição
    22/01/2023
    até 17/07/2023

    Anexo(s)

    Realização

    • PRAPEM – Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (FE/Unicamp)
    • GdS – Grupo de Sábado
    • GPEMATEC – Grupo de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (IFSP)
    • GPPM – Grupo de Pesquisa de Prática Pedagógica em Matemática (UNISO)
    • GPEEMAT – Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (UVA)
    • CIEspMat – Grupo de Pesquisa & Formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática (FE/Unicamp)

    Apoio

    • Faculdade de Educação/Unicamp
    • IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus Hortolândia)
    • IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus São Paulo)
    • UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú
    • UNISO – Universidade de Sorocaba

    Comissão Organizadora

    • Dario Fiorentini (Coordenador Geral)
    • Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo)
    • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora de Programa e Científica)
    • Maria Aparecida de Jesus Salgado
    • Madeline Gurgel Barreto Maia
    • Sandra Menezes
    • Joana D'Arc de Almeida
    • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
    • Camila Caldini Coutinho
    • Cibele Madai Valderramas Ignacio
    • Mayara Barros Alcantara Batista
    • Ana Leticia Losano
    • Antonio Marcos da luz
    • Ivani Lucimar de Carvalho
    • Vinícius da Costa Garcia
    • Paula Odani Oliveira
    • Uriel Gatti Vicente
    • Carolina Zenero de Souza
    • Uilson Lima de almeida
    • Valéria de Souza
    • Leonardo Lira de Brito
    • Juliana Florentino Silva
    • Paulo Carrara
    • Anderson Luiz Lunardelli
    • Fernando Augusto dos Santos
    • Caroline Almeida Souza Silva
    • Núbia Simone Ribeiro
    • Marcelo Falcão de Oliveira
    • Flávia de Oliveira
    • Ana Luiza Santinato
    • Janaína Aparecida Cazita de Oliveira
    • Milena Cristini da Silva
    • Isabella Teresa Campos
    • Bianca dos Santos Fernandes
    • Emília Gil
    Ir para o topo