Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 28/06/2023 - 16:46 Agenda

Lançamento de livros da Editora da Unicamp na Faculdade de Educação

Tipo:
Lançamento de Livro
Data:
29/06/2023 - 16:00 a 29/06/2023 - 18:00
Local:
Salão Nobre
Convidados:
  • Prof. Dr. André Luiz Paulilo (FE/Unicamp)
  • Profa. Dra. Fabiana de Cassia Rodrigues (FE/Unicamp)
  • Profa. Dra. Debora Mazza (FE/Unicamp)
  • Profa. Dra. Ana Lucia Goulart de Faria (FE/Unicamp)
  • Rosali Rauta Siller (USP)
  • Eduardo Batista (Núcleo de Educação Infantil/UFES)
Público alvo:
Leitores e leitoras interessados na área da educação
Período de inscrição:
a

Evento presencial e gratuito.

Inscreva-se para participar do evento.


 

A Editora da Unicamp convida a todos para um lançamento coletivo dos livros da área de educação, escolhidos em nosso "Edital de Publicação 2021-2022, especial 40 anos", no Salão Nobre da Faculdade de Educação, no dia 29 de junho, às 17h.

Haverá uma banca da Editora Unicamp para venda de livros. Após a sessão de lançamento, será servido um café.


Os livros que irão compor o evento de lançamento estão listados abaixo:

 

  • Escola Nova: políticas de reconstrução, de André Luiz Paulilo

Descrição:

Neste livro, o autor ocupa-se de um período da história da educação repleto de ambições e inventivas quanto à expansão e à transformação da escola pública. Propõe pensar a inovação educacional como uma invenção política custosa, com várias frentes de atuação e de difícil administração, a partir de um dos ramos do movimento de renovação educacional do país, aquele que liga o Rio de Janeiro a São Paulo entre 1927 e 1938. O período examinado é o da Escola Nova, os protagonistas enfocados no estudo são signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, e as ações que a análise quis compreender em perspectiva comparativa continuam hoje a movimentar capítulos importantes das políticas educacionais.

André Luiz Paulilo é historiador. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicou Políticas públicas de educação: a estratégia como invenção. Rio de Janeiro, 1922-1935 (Editora da Unicamp, 2015).

 

  • Paulo Freire, a cultura e a educação, de Débora Mazza

Descrição:

Paulo Freire, a cultura e a educação foi redigido durante a pandemia da Covid-19. O livro traz uma tessitura teórica composta por sete textos organizados segundo uma linha histórico-cronológica da vida, do trabalho e das obras de Paulo Freire. Ousa brincar com a metáfora da mangueira que comparece em inúmeras circunstâncias na vida e nos textos de Paulo. Essa árvore lança luz e sombra, acolhida e fuga em sua “andarilhagem” pelo campo da cultura e da educação do povo nas Américas, na Europa e na África.

Débora Mazza tem doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales e no Centre de Recherche Sociologiques et Politiques, ambos em Paris. É professora da Faculdade de Educação da Unicamp e autora, dentre outros livros, de A produção sociológica de Florestan Fernandes e a problemática educacional (2003) e coorganizadora, com Alexandro Henrique Paixão e Nima I. Spigolon, de Centelhas de transformações: Paulo Freire & Raymond Williams (2021).

 

  • A aula como produção de conhecimentos, organizado por Ana Lúcia Goulart de Faria, Eduardo Pereira Batista e Rosali Rauta Siller

Descrição:

A experiência proposta neste livro se baseia na concepção freireana de educação. Paulo Freire nos ensina que educar é “um fazer permanente que se refaz constantemente na ação”. Educar exige de nós rigorosidade metódica e pesquisa; exige respeito e criticidade para com os saberes das/os discentes; exige coerência e convicção para corporificar as palavras que enunciamos na ação de educar; exige correr risco, expor-se ao desconhecido e interrogar o novo; exige o reconhecimento da diferença como fundamento para a construção de nossas identidades culturais. As exigências para uma prática docente emancipadora são as mesmas para que uma formação emancipadora seja possível. Portanto, a aula como produção de conhecimentos é potencialmente um espaço para que a emancipação humana seja possível.

Organizadores:

Ana Lúcia Goulart de Faria é professora aposentada colaboradora voluntária da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da Linha Culturas Infantis do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc), vinculado à FE-Unicamp.

Eduardo Pereira Batista é professor de educação física na educação infantil, na rede municipal de Vinhedo (SP), e professor temporário na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

Rosali Rauta Siller é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua no curso de licenciatura em Educação do Campo. Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil (Nedi), vinculado à Ufes.

 

  • Debate educacional nas origens da "Nova República", de Fabiana de Cássia Rodrigues

Descrição:

Neste livro, Fabiana Rodrigues investiga um período luminoso das lutas sociais no país em que emergiram novos sujeitos sociais possibilitando, de modo original, uma perspectiva de democracia a partir dos de baixo – mulheres, negros, camponeses, trabalhadores fabris, moradores de periferias. Faz um primoroso estudo das revistas Ande e Educação & Sociedade, nas quais circularam as principais concepções educacionais presentes nas lutas pela democracia, em confronto com a ditadura empresarial-militar. Com brilhantismo, mostra-nos a riqueza dos densos debates educacionais que revitalizaram a educação popular e estabeleceram balizamentos da escola unitária. É uma obra imprescindível para compreender as raízes dos dilemas da educação no complexo contexto do Brasil de hoje. (Roberto Leher)

Fabiana de Cássia Rodrigues, formada em Ciências Econômicas, possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora livre-docente na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (Gepec/Histedbr). É autora do livro MST: formação política e reforma agrária nos anos de 1980.

 


 

Realização:
  • Editora da Unicamp
Apoio:
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis:
  • Luana Oliveira