Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 31/08/2023 - 14:18 Agenda

Lançamento do livro Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+

Tipo:
Lançamento de Livro
Data:
31/08/2023 - 19:00 a 31/08/2023 - 22:00
Local:
Salão Nobre
Convidados:
  • Dr. Ronaldo Alexandrino (Prefeitura Municipal de Hortolândia)
  • Profa. Dra. Heloísa Andreia de Matos Lins (FE/Unicamp)
  • Amélia Flor (Unicamp)
  • Dra. Catarina Decome Poker (Unisal)
  • Dr. Fauston Negreiros (UnB)
Objetivo do evento:
Compartilhar alguns dos argumentos centrais que constituem a obra, através do diálogo com organizador/es e alguns/mas co-autores/as.
O livro oportuniza processos formativos diversos a estudantes de Graduação e de Pós-graduação de diferentes licenciaturas, além de colaborar com pesquisas na interface Psicologia e Educação, e com integrantes da comunidade escolar que queiram se engajar na luta pela minimização de práticas LGBTQIA+fóbicas.
Público alvo:
Estudantes de Graduação e de Pós-graduação das diferentes licenciaturas, estagiários/as em Educação e integrantes de comunidades escolares interessados/as no tema
Período de inscrição:
a

Evento presencial e gratuito.

 


Programação

19:00-19:10h – Credenciamento

19:10-19:30 – Abertura e apresentação da obra lançada

19:30-21:30h – Apresentações de co-autores (as)

21:30-22:00h – Diálogo com participantes


Sumário

Prefácio
Marilda Gonçalves Dias Facci

Apresentação
Fauston Negreiros e Ronaldo Alexandrino

01. Contribuições e Possibilidades da Atuação em Psicologia Escolar Crítica Diante da População LGBTQIA+
Fauston Negreiros, Amadeu Antônio Pereira Neto e Maria Gabriela do Nascimento Araújo

02. Desafiando a Psicologia Educacional: a (re)constituição das subjetividades LGBTQIA+ numa escola como possibilidade de retomada do Estado Democrático de Direito
Ronaldo Alexandrino

03. A Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional nas Discussões de Gênero e Sexualidade na Escola: um enfoque histórico-cultural
Thiago de Brito Ribeiro, Ronaldo Alexandrino e Sônia da Cunha Urt

04. Relações Racializadas e Constituição da Subjetividade: um olhar sobre o invisível – as masculinidades negras
Ângela Soligo e Lázaro Edson de Souza

05. Devir-outro no Currículo da Educação Básica? Familismo e cristianização da esfera pública como entraves
Heloísa A. Matos Lins, Homero Dantas Ragnane e Natália Fernanda Freitas

06. “É que temos muitos alunos com a sexualidade acentuada”: contribuições de uma experiência de estágio em psicologia escolar para a formação de educadores
Rodrigo Toledo e Rodnei Pereira

07. Representações Sobre Homossexualidade Docente no Ambiente Escolar
Elvio Carlos da Costa e Andréia Osti

08. (Re)Pensando os Discursos de Professores Sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Marília Maia Lincoln Barreira

09. O Enquadramento Político dos Corpos Bissexuais/Afetivos no Espaço Escolar
T. Catarina Decome Poker

10. Transexualidade e Escolarização: sentidos, trajetórias e memórias
Caroline Fernanda da Costa Silva e Fauston Negreiros

11. Intersecções entre Gênero, Sexualidade e Evasão Escolar de Pessoas LGBTQIA+: Uma ótica em psicologia escolar crítica
Mateus Egilson da Silva Alves e Ludgleydson Fernandes de Araújo

12. A Psicologia Escolar e as Populações LGBTI+: as produções científicas em revistas especializadas (1985-1999)
Eder Ahmad Charaf Eddine e Aldenor Batista da Silva Junior

13. Como a Psicologia tem Contribuído para o Acesso à Educação de Pessoas Transgênero no Brasil: uma revisão de literatura por scoping review
Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Guilherme Felipe Martinez e Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

14. Dialogando Sobre Preconceito: um projeto de intervenção na universidade
Luciana Maria Maia, Letícia Leite Bessa, Jannayna Carvalho Queiroz e Luana Elayne Cunha de Souza

15. Os Sentidos das Trajetórias Universitárias de Camponeses LGBTQIA+ em Rondônia
Wolembergue Lopes Gomes, Angélica de Souza Lima e Juliana da Silva Nóbrega

16. Para você, Dra. Amélia: muito prazer!
Amélia Flor, Jonathas Justino e Sérgio Resende Carvalho

Posfácio Poético
Clodd Dias


 

Realização:
  • INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (FE/UNICAMP)
  • DIS - Diferenças e Subjetividades em Educação (FE/UNICAMP)
Apoio:
  • Coordenações dos Cursos de Licenciatura e Pedagogia da FE/UNICAMP
Comissão organizadora:
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
  • Gabriela G. C. Tebet
  • Ronaldo Alexandrino