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Seminário

O Sol está parado? Crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula

quinta 31 out
12:00-13:30
    Salão Nobre
    O Sol está parado? Crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula

    Título da dissertação de mestrado: O Sol está parado? Crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Jorge da Paixão Filho

    Resumo:

    A educação escolar tem como um de seus objetivos institucionais a formação do indivíduo mediante o desenvolvimento de sua capacidade de aprender e da sua compreensão do ambiente. O ensino de ciências colabora com os objetivos da educação ao favorecer a compreensão dos mecanismos do mundo físico e social, potencializando um possível posicionamento consciente e crítico do indivíduo frente às demandas da contemporaneidade. Além disso, as características inerentes à infância são consideradas como elementos catalisadores do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, de forma antagônica à sua importância, o ensino de ciências ocupa lugar secundário no cotidiano escolar. Mesmo assim, várias pesquisas em ensino de ciências para crianças revelam a possibilidade de construção de conhecimentos nas etapas iniciais da educação escolar. Diante da importância do ensino de ciências e da problemática apresentada, o problema desta pesquisa corresponde à questão: que conhecimentos acerca do conceito de movimento podem ser construídos por crianças a partir do desenvolvimento de uma unidade de ensino baseada na observação e problematização de fenômenos? No intuito de responder à questão, esta pesquisa teve como objetivo planejar uma sequência de atividades para analisar, a partir de sua aplicação, a construção de uma concepção relativa de movimento. A escolha do conceito de movimento como elemento central de aprendizagem decorreu da percepção de que as ideias alternativas das crianças envolvidas na pesquisa apresentavam uma concepção de movimento diversa daquela construída por Galileu, e que esta divergência poderia ocasionar obstáculos conceituais para a compreensão de temas e conteúdos recorrentes nos currículos escolares. A pesquisa aproxima-se das características da pesquisa de intervenção na modalidade experimental e foi realizada em uma turma de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas/SP, da qual o pesquisador é professor. Ao fim do percurso notamos que uma nova concepção de movimento foi utilizada pelas crianças para interpretar a realidade. Tal fato permitiu a elas a percepção da simplicidade da descrição do Sistema Solar a partir de um observador no Sol em comparação com um outro na Terra. Além disso, constatamos que a construção do conhecimento passa por uma etapa intersubjetiva, na qual as ideias de todos os envolvidos são mobilizadas para solucionar problemas e tecer sentidos.

    Daniel Matsuzaki é professor da Prefeitura Municipal de Campinas, atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Possui graduação em Geografia e Pedagogia e especialização e é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/o-sol-esta-parado-criancas-movimento-e-construcao-de-conhecimento-em-sala-de-aula__669085

    Período de Inscrição
    02/10/2019
    até 31/10/2019

    Convidados

    • Prof. Me. Daniel Fernando Matsuzaki da Silva (Prefeitura Municipal de Campinas)

    Realização

    • FORMAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências

    Apoio

    • Faculdade de Educação/UNICAMP

    Responsáveis

    • Profª Drª Alessandra Aparecida Viveiro (FE/Unicamp), Profª Drª Juliana Rink (FE/Unicamp), Prof. Dr. Jorge Megid Neto (FE/Unicamp)
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