Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 14/03/2024 - 14:59 Agenda

O Uso de Estratégias de Aprendizagens no Ensino Superior: Medida e Efetividade

Tipo:
Apresentação Pública de Pós-Doutorado
Data:
26/03/2024 - 19:00 a 26/03/2024 - 22:30
Local:
Salão Nobre
Convidados:
  • Profa. Dra. Bruna Casiraghi (Centro Universitário de Volta Redonda)
Mediadores:
  • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Apresentar os resultados do Pós-doutorado realizado na FE. A perspectiva da aprendizagem autorregulada está fundamentada na interrelação de diversos fatores que permitem os indivíduos se apropriarem e fortalecerem os processos psicológicos pelos quais aprendem. Um dos aspectos centrais no processo de autorregulação da aprendizagem é o uso de estratégias de aprendizagem, que envolvem técnicas, processos ou atividades realizadas pelos estudantes para execução de uma tarefa ou para atingir objetivos de aprendizagem. O uso de estratégias é reconhecido na literatura como favorecedor do sucesso acadêmico, no entanto, estudo realizado com estudantes universitários identificou que o fato de serem mais estratégicos não estava relacionado, necessariamente, a melhores rendimentos. Desta forma, este trabalho buscou aprofundar os dados relativos à relação entre o uso de estratégias de aprendizagem e rendimento acadêmico. Os dados mostraram que os estudantes utilizam diversas estratégias com frequência, mas o uso das estratégias, em
conjunto ou individualmente, não se correlaciona de forma significativa e forte com o rendimento acadêmico. A análise aprofundada dos dados sobre o uso das estratégias de aprendizagem e sua relação com o rendimento acadêmico reafirmam a complexidade dos temas envolvidos e o caráter multifatorial tanto do rendimento como dos processos autorregulatórios.
Público alvo:
Estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores da rede pública, profissionais de educação, psicologia e Psicopedagogia
Período de inscrição:
a

Presencial e gratuito

É necessário se inscrever para participar. Certificados serão emitidos mediante credenciamento presencial.


 

Realização:
  • GEPESP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (FE/Unicamp)
Responsáveis:
  • Evely Boruchovitch