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Mesa-redonda

Políticas de Ações Afirmativas na Educação Pública: equidade e garantia de direitos

terça 24 out
21:00
quarta 25 out
00:00
    Salão Nobre
    Políticas de Ações Afirmativas na Educação Pública: equidade e garantia de direitos

    Apresentação: 

    A discussão acerca das políticas voltadas para o efetivo exercício da cidadania no Brasil, um Estado democrático de direitos, é bastante recente, tendo em vista que há apenas 29 anos a Constituição Federal de 1988 foi promulgada. Torna-se importante salientar que os constructos sociais, históricos, políticos,econômicos, educacionais, dentre outros no país, carregam as marcas e as consequências de um passado forjado sob a égide da barbárie, o sistema e a mentalidade escravocrata, acarretando numa realidade pautada em desigualdades, exclusões e discriminações de diferentes formas. No que concerne à educação, as leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008 representam o olhar e a intenção para a reparação de uma dívida histórica da sociedade brasileira com as populações indígenas e negras. Soma-se às ações descritas em tais legislações, a adoção de cotas raciais na maioria das universidades públicas brasileiras. Todavia, pouquíssimas ações foram desencadeadas por parte dos governos federais, estaduais e municipais, via programas e projetos, para o cumprimento das leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008. Em relação aos currículos tanto das instituições de educação básica, quanto das universidades, em especial dos cursos de licenciaturas, a inserção de disciplinas obrigatórias sobre a temática étnico- racial e a abordagem da mesma de maneira transversal, não recebe a devida atenção, tampouco se concretiza de fato. Neste sentido, esta mesa se propõe pensar alternativas que além de considerar a atual situação política na qual o país está submetido, externa a preocupação em se criar e lutar por estratégias que assegurem o direito daqueles que ainda não conseguiram vivenciá-lo em sua plenitude. Assim, pensar a necessidade das políticas de ações afirmativas na esfera da educação pública significa pensar também a garantia de direitos, bem como o papel dos educadores, estudantes, das escolas e universidades na construção de uma sociedade verdadeiramente plural e equânime.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/politicas-de-acoes-afirmativas-na-educacao-publica-equidade-e-garantia-de-direitos__190088

    Período de Inscrição
    14/09/2017
    até 24/10/2017

    Convidados

    • Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
    • Beatriz Regina Barbosa – (mestranda em educação) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    • Profa. Mª. Cristiane Santana da Silva – Universidade de São Paulo (USP)
    • Jaqueline Camargo (graduanda em pedagogia) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    • Prof. Me. Wilson Queiroz – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    • Mediação da mesa: Profa. Daniela Dos Santos Caetano (mestranda em educação)- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Realização

    • Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE)

    Responsáveis

    • Profa. Dra. Débora Cristina Jeffrey
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